Legado de Ramírez e gosto pela bola: veja como joga o Del Valle, próximo rival do Grêmio na Liberta

Campeão da Sul-Americana em 2019, time equatoriano passa por período de oscilação com técnico português, mas mantém a filosofia de jogo deixada pelo atual treinador do Inter


Fonte: Globoesporte.com

Legado de Ramírez e gosto pela bola: veja como joga o Del Valle, próximo rival do Grêmio na Liberta
Miguel Ángel Ramírez já deixou o Equador e assumiu o Inter. Mas seus conceitos ainda estão muito presentes no Independiente Del Valle, o próximo rival do Grêmio na Libertadores. O clube equatoriano aposta nos garotos forjados na base e em um time que busca o ataque incessantemente, com apreço à posse de bola.



LEIA TAMBÉM: Grêmio acerta compra definitiva de lateral-esquerdo do Paraná; clubes dividem os direitos econômicos


O treinador espanhol deixou o clube de Quito há três meses, seduzido pela oferta colorada e pela oportunidade no mercado brasileiro. Porém, o trabalho que iniciou ainda nas categorias de base de Del Valle ainda se reflete na filosofia de jogo do time, agora sob o comando de outro treinador europeu, o português Renato Paiva, ex-técnico do Benfica B.

O esquema não mais é o 4-3-3 e sim o 3-5-2. Mas fora isso, pouca coisa mudou de 2020 para cá. Segundo jornalistas que acompanham o dia a dia do Del Valle de perto, o time equatoriano busca manter a posse de bola e atuar no campo do adversário. O passe é valorizado, e o balão, abolido.

"É um time que gosta de ter a posse de bola e não rifa. Mantém a posição. Sai jogando desde trás e sempre está com a bola. Gosta de avançar pelos lados", diz Jorge Plaza, repórter da Rádio Sucre.

Da última escalação utilizada na temporada passada, na derrota por 1 a 0 para o Macará, em 20 de dezembro, seis jogadores foram titulares na goleada por 6 a 2 sobre o Unión Española na noite da última terça-feira, que confirmou o Del Valle na próxima fase e o colocou no caminho do Grêmio.

São eles: Luís Segovia, Richard Schunke, Beder Caicedo, Christian Pellerano, Lorenzo Faravelli e Christian Ortiz. Três peças acabaram negociadas: Moisés Caicedo, Angelo Preciado e Gabriel Torres.

O técnico Renato Paivafez sua carreira na formação de atletas e deu continuidade ao trabalho de antecessor. Entre os 11 titulares, Moisés Ramírez, William Pacho, John Sánchez e Pedro Vite foram forjados na base do clube.

Vite, de apenas 19 anos, ainda não tinha atuado como profissional enquanto Ramírez estava no clube. Soma seis partidas no grupo principal e já tem três gols, um deles na goleada sobre os chilenos.

Vite foi formado no Del Valle e lapidado por Ramírez. O Del Valle é o clube que melhor trabalha a base, e Ramírez foi quem os formou. Absorveram conceitos do treinador. A base joga basicamente como o time principal. Ramírez treinava o principal, mas supervisionava a base – ressalta Plaza.

Pellerano é o maestro do time. O argentino, único jogador com idade acima dos 30 anos (tem 39), organiza o time desde a intermediária defensiva, cadencia o jogo e municia os companheiros.

O artilheiro é Brian Montenegro. Contratado neste ano junto ao Olimpia, o paraguaio de 27 aos, que passou pela base do Leeds, tem cinco gols em seis partidas. Três deles sobre os chilenos, que o permitem dividir a artilharia da Libertadores com Diego Souza.

Apesar da manutenção da base, o time passa por uma fase irregular na temporada. Em seis partidas em 2021, venceu três e perdeu três. Fez 13 gols e sofreu 11. No Campeonato Equatoriano, está em quinto com seis pontos, seis atrás do líder Barcelona.

A Conmebol ainda vai divulgar as datas e horários dos jogos da terceira fase da Libertadores. O Grêmio faz o jogo de ida contra o Independiente del Valle no Equador e a volta será em Porto Alegre.

Time-base:
Moisés Ramírez; Richard Schunke, William Pacho e Luis Segovia; John Sánchez, Christian Pellerano, Pedro Vite, Lorenzo Faravelli e Beder Caicedo; Christian Ortiz e Brian Montenegro.

Del Valle na Libertadores:

• Sétima participação no torneio.
• Vice-campeão em 2016. Empatou em 1 a 1 com o Atlético Nacional (COL) e perdeu por 1 a 0.
• Em 2020, ficou em segundo no grupo do Flamengo, com 12 pontos.
• Goleou o time carioca por 5 a 0 no Equador e foi goleado por 4 a 0 no Rio.
• Foi eliminado nas oitavas de final do ano passado para o Nacional nos pênaltis (4 a 2). Os dois jogos acabaram 0 a 0.

Curiosidades

• O clube foi fundado em 1º de março de 1958 (63 anos).
• Estádio: Rumiñahui, com capacidade para 7.233 espectadores.
• Cidade: Sangolquí, a 23 km de Quito.
• Campeão da Sul-Americana em 2019 com Ramírez.
• Nunca foi campeão equatoriano.






Grêmio, Libertadores, Del Valle, Adversário, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
- Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
- Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/12/2025