1Win

60 anos de Libertadores: relembre os times da primeira edição da competição

Em 2020, Libertadores chegou a seu 60º aniversário; relembre quem participou do primeiro torneio


Fonte: torcedores.com

60 anos de Libertadores: relembre os times da primeira edição da competição
A Libertadores chega a 60 anos de sua primeira edição, realizada em 1960. O torneio, o principal de clubes da América do Sul, construiu uma história de times lendários, jogadores históricos e momentos que ficaram na memória do torcedor.



LEIA TAMBÉM: [ESPECIAL] Robinho, Dodô, Victor Ramos e mais: veja jogadores que estão desempregados ou quase livres no mercado


Em 1960, quando o torneio começou, sete das dez nações que fazem parte da Conmebol participaram da primeira edição do torneio. O Brasil esteve entre eles e colocou uma equipe como parte da primeira edição do certame.

Nordeste representou o Brasil

No começo da Libertadores, apenas os campeões nacionais ganhavam vaga para disputá-la. O Brasil teve um representante na primeira edição logo de cara, o Bahia, campeão da Taça Brasil de 1959.

O Tricolor entrou para a história ao vencer o Santos de Pelé, que começava a se firmar como o grande clube brasileiro da época, e conseguiu a classificação para o torneio, mas caindo logo na fase inicial, diante do San Lorenzo, o representante argentino. Mas o futebol do Nordeste, que até aquela época vivia certa margem midiática em relação a do ‘eixo’ RJ-SP, foi o primeiro a marcar seu nome na história da competição representando o Brasil.

Nomes de peso

O San Lorenzo foi o primeiro time argentino a jogar a Libertadores. Na lista dos clubes que estiveram no torneio, apenas clubes que, hoje, são considerados parte dos grandes times dos cenários de suas respectivas nações.

O Uruguai levou o Peñarol, que viria ser o campeão do torneio. O Paraguai representou-se pelo já tradicional Olímpia e o Chile levou a Universidad de Chile para jogar a primeira edição do campeonato.

A Colômbia trouxe o Millonarios como representante e o Jorge Wilstermann jogou como o representante boliviano. Todos eles campeões dos campeonatos nacionais de seus respectivos países do ano anterior

Ausências

Três nações não levaram representantes para a Libertadores de 1960. Dois deles (Peru e Venezuela) não demonstraram interesse na competição e ficaram de fora. Universitario e Deportivo Español seriam, respectivamente, os clubes que representariam os países citados.



Já o Equador não teve representante por motivo diferente. O Campeonato Equatoriano não pode ser realizado em 1959 e inviabilizou a chance do país de colocar uma equipe no torneio, já que a Conmebol preconizava que as nações teriam que classificar seus times através de torneios designados para isto.


Grêmio, Libertadores, 60 anos, Equipes, Edição, Nordeste, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/4/2024


















































23/4/2024