Renato Gaúcho faz história no Grêmio — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
Time do técnico com o trabalho mais duradouro no Brasil desde o início dos pontos corridos, o Grêmio é agora também o clube que menos trocou de comando no período na elite do futebol brasileiro*. Antigo dono do posto, ao lado do Tricolor, o Cruzeiro, que vive uma crise dentro e fora dos gramados, terá seu o quarto treinador diferente (Enderson Moreira) desde a saída de Mano Menezes, em agosto do ano passado. Agora, o clube mineiro, ao lado do Corinthians, tem 32 comandos diferentes desde 2003, contra 31 do Imortal.
*Clubes considerados na pesquisa: América-MG, Atlético-MG, Athletico-PR, Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.
Os bons números do Tricolor se devem bastante ao seu atual comandante, Renato Portaluppi. Foram cinco títulos conquistados desde a sua chegada em 2016 (Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e dois Gaúchos). O segundo técnico com mais tempo no Grêmio desde 2003 é Mano Menezes, que ficou no comando de 2005 até o fim de 2007, levantando três troféus (Série B e dois Gaúchos).
Vale lembrar que até agosto do ano passado, o Cruzeiro era isolado o time com menos trocas. Porém, desde a saída de Mano Menezes, a Raposa já foi comandada por Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista e, agora, Enderson Moreira, além do interino Ricardo Resende, que treinou o time em duas partidas após Mano deixar o clube. Se contarmos desde o dia 11/08/2019 (anúncio de Ceni) até 18/03/2020 (anúncio de Enderson), foram quatro técnicos anunciados em 221 dias, o que dá a média de um treinador anunciado no Cruzeiro a cada 55 dias.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Clube da Série A interessado em Camilo do Grêmio, aguarda reunião para definir futuro
promessa de Tiaguinho no Grêmio pode se destacar no futebol em 2026
Grêmio negocia retorno de Tetê por empréstimo: mais detalhes sobre a possível contratação.
Destaques e decepções: análise do desempenho do Grêmio em 2025
Grêmio contrata analista português para cargo de head scout no clube.