1Win

Como o Grêmio deverá lidar com Gauchão e Libertadores

Tricolor precisa ganhar o segundo turno para chegar à decisão do Estadual


Fonte: GaúchaZH

Como o Grêmio deverá lidar com Gauchão e Libertadores
Grêmio terá uma sequência dura de jogos por Gauchão e Libertadores Lauro Alves / Agencia RBS
Além de dois eletrizantes Gre-Nais pela Libertadores, Grêmio e Inter terão pela frente um calendário desgastante, especialmente no mês de março, em que terão de dividir as atenções com a disputa pelo segundo turno do Campeonato Gaúcho, onde ambos buscam o título para disputar a final do estadual com o Caxias. Com uma média de três dias de descanso entre cada partida, Renato Portaluppi e Eduardo Coudet terão de lidar com a necessidade de dosar forças no Gauchão sem deixar de obter resultados positivos.



Para o começo do segundo turno neste final de semana, ambos os treinadores deverão mandar a campo equipes alternativas. O Grêmio irá receber o Juventude na Arena enquanto o Inter irá à Serra enfrentar o Caxias, confrontos que irão ocorrer apenas três dias antes do início da fase de grupos da Libertadores.

A medida deverá ser seguida nas semanas seguintes, que terão jogos do Gauchão intercalando com a Libertadores. No entanto, a história recente indica que a pressão da rivalidade local pode provocar eventuais mudanças nestes planejamentos.

Para o ex-presidente do Grêmio, Duda Kroeff, a Libertadores deve ser a grande prioridade. O ex-dirigente, porém, defende que a supremacia nos clássicos, independentemente da competição, deve ser levada em consideração na hora da definição da escalação.

— A Libertadores é a prioridade, mas tem de levar em consideração que o Gre-Nal mexe muito com a torcida. Como dizia Ibsen Pinheiro, o clássico ou arruma ou desarruma a casa. Neste ano, podemos ter cinco Gre-Nais só no primeiro semestre. Logo, não pode acontecer de jeito nenhum algo trágico, como tomar uma goleada ou perder três Gre-Nais seguidos. Isso não pode acontecer. E vitórias em Gre-Nais mexem com a moral e isso tem que ser levado em consideração — acredita.

Em 2009, durante a gestão de Duda Kroeff, o Grêmio priorizava a disputa da Libertadores no primeiro semestre. Em sintonia com este pensamento, o então técnico Celso Roth tinha a convicção de escalar um time reserva no Gre-Nal decisivo pelas quartas de final do segundo turno do Gauchão, de olho no jogo contra o Aurora-BOL, que ocorreria dois dias depois.

No entanto, a direção da época determinou a escalação dos titulares no clássico. O Tricolor acabou perdendo para o Inter por 2 a 1, e o treinador, que já tinha um mau retrospecto contra o tradicional rival, foi demitido.

— Foi um momento difícil, tivemos um desgaste grande com o Celso. Mas era um Gre-Nal importante. O clássico é algo que toca muito no torcedor. Deve-se poupar nos jogos contra os times do interior — defende Duda.

Os dois Gre-Nais da fase de grupos da Libertadores estão marcados para os dias 12 de março e 8 de abril. O clássico do segundo turno do Gauchão, por sua vez, está previsto para o dia 21 de março. As duas equipes ainda têm boa possibilidade de se enfrentarem na fase final do returno do Estadual.

Além do dilema tentar obter a supremacia local ou priorizar a Libertadores, Renato e Coudet terão que administrar um calendário altamente desgastante, com muitos jogos e pouco tempo para descanso e treinos.

Sábado, 29/2 (Gauchão)
Grêmio x Juventude

O Grêmio iniciará o caminho no segundo turno na Arena. Mesmo que o jogo tenha sido antecipado para as 11h, Renato deverá mandar a campo uma equipe quase toda reserva. A exceção deverá ser Geromel, que retorna de lesão e jogará diante do Juventude para ganhar ritmo antes da estreia na Libertadores.

Terça-feira, 3/3 (Libertadores)
América de Cali x Grêmio

Renato terá quase força máxima à disposição para enfrentar os colombianos. A única ausência certa entre os titulares será Kannemann. Em fase final de recuperação, Jean Pyerre é dúvida para viajar à Colômbia.

Sábado, 8/3 (Gauchão)
Pelotas x Grêmio

Quatro dias antes do Gre-Nal da Libertadores, Renato deverá escalar novamente uma equipe alternativa na Boca do Lobo diante de um dos clubes ameaçados pelo rebaixamento.

Quinta-feira, 12/3 (Libertadores)
Grêmio x Inter

O esperado primeiro Gre-Nal na Libertadores será também a estreia do Grêmio na Arena na competição. Há possibilidade do clássico marcar a volta de Kannemann após cirurgia no pé.

Domingo, 15/3 (Gauchão)
Grêmio x São Luiz

Entre o Gre-Nal e a viagem para Santiago para enfrentar a Universidad Católica, o Grêmio dificilmente terá força máxima. O time de Ijuí fez má campanha ruim no primeiro turno e briga para se afastar da zona de rebaixamento.

Quarta-feira, 18/3 (Libertadores)
Universidad Católica x Grêmio

A sequência de jogos entre Gauchão e Libertadores nas primeiras três semanas de março será encerrada em Santiago. O Tricolor fará diante dos chilenos o seu último jogo longe de Porto Alegre na fase de grupos.

Sábado, 21/3 (Gauchão)
Inter x Grêmio

Com três semanas seguidas dividido entre Gauchão e Libertadores, o Grêmio passa a se preocupar apenas com o Estadual. O clássico no Beira-Rio poderá ser decisivo para a definição de mandos de campo em caso de futuro confronto com o Inter no mata-mata do segundo turno.

Quarta-feira, 25/3 (Gauchão)
Grêmio x Ypiranga

Quatro dias depois do Gre-Nal, o time recebe a equipe de Erechim. Sem viagens na semana, Renato terá boa chance de escalar time principal contra um adversário que fez boa campanha no primeiro turno.

Quarta-feira, 1º/4 (Gauchão)
Novo Hamburgo x Grêmio

Pela primeira vez em um mês, o Grêmio terá uma semana de descanso entre um jogo e outro. O período de preparação e curto deslocamento até Novo Hamburgo dão condições para Renato usar a equipe principal.

Domingo, 5/4 (Gauchão)
Semifinal do 2º turno*

Quarta-feira, 8/4 (Libertadores)
Inter x Grêmio

A principal competição do continente volta a fazer parte do calendário tricolor. O clássico será disputado entre a semifinal e a decisão do primeiro turno do Gauchão.

Domingo, 12/4 (Gauchão)
Final do 2º turno*

Domingo, 19/4 (Gauchão)

Final, jogo do ida*

Terça-feira, 21/4 (Libertadores)
Grêmio x Universidad Católica

Cabeça-de-chave, o Grêmio será mandante nas duas últimas rodadas da fase de grupos. Se chegar à final do Gauchão, o confronto com o time chileno vai ocorrer entre as duas partidas da decisão estadual.



Domingo, 26/4 (Gauchão)
Final, jogo de volta*

2 ou 3/5 (Brasileirão)
Grêmio x Fluminense


Quinta-feira, 7/5 (Libertadores)
Grêmio x América de Cali

O Grêmio encerra sua participação na fase de grupos na semana em que começa o Campeonato Brasileiro.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Na minha opinião tem que ir com força máxima em tudo, as vezes mescla jogadores ir com misto pra dar ritmo a todos jogadores

Luiz Contiero     

Cambada de safados, mercenários. Já sacanearam a nossa prata da casa o Ferreira. Pra quê? Pra dar prioridade pro vovô Maicon e Tiago Neves? 5 a 0 denovo, Renato pode sair

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024


24/4/2024