1Win

[ANÁLISE] Grêmio trava com e sem o uso de três volantes e tem desempenho desprezível em derrota na final

Meio-campo tricolor não funciona em derrota para o Caxias, e Thiago Neves ainda não dá resposta


Fonte: Globoesporte.com

[ANÁLISE] Grêmio trava com e sem o uso de três volantes e tem desempenho desprezível em derrota na final
Foto: Lucas Bubols/GloboEsporte.com
O início de 2020 do Grêmio gera alguns calafrios aos torcedores. E não só pela perda do título do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, neste sábado, para o Caxias, no estádio Centenário. A derrota por 1 a 0 poderia acontecer, é do futebol. O desempenho do Tricolor, no entanto, vem estagnado com ou sem três volantes no meio-campo. Muito longe daquele time incisivo e criativo de outros tempos com Renato Gaúcho.



LEIA TAMBÉM: Vice de futebol do Grêmio rejeita fazer cobrança pesada sobre Renato por resultados


Se venceu o maior rival no Gre-Nal da semifinal, o Grêmio tem três derrotas no Gauchão em sete partidas. Duas delas para o Caxias, na estreia e na final do turno. O Tricolor, inclusive, está entre as equipes com mais derrotas no Estadual, com Brasil de Pelotas, Aimoré, Pelotas e São Luiz. As substituições de Renato e o desempenho tricolor viraram assunto.

"Mudamos um pouquinho a maneira de jogar desde o Gre-Nal. Tivemos a posse, mas não agredimos o adversário. Fomos pouco objetivos, criamos pouco contra um time que estava só se defendendo" (Renato)

Renato escalou novamente o meio-campo com Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique juntos. O Grêmio só criou uma chance de gol com a bola rolando, em passe açucarado de Alisson para Diego Souza. O time não teve fluidez no setor e tinha uma posse de bola improdutiva. Cadenciava o jogo, mas não tinha capacidade de acelerá-lo.

A tentativa de Renato foi desfazer o tripé e colocar um meia. Ora, a opção fazia todo sentido. O problema foi a atuação do escolhido. Thiago Neves, contratado para ser o camisa 10, não entregou nada nos minutos em campo. Manter a sua convicção é direito do treinador. Mas o meia não deu sequer uma fagulha de que dará a resposta imediatamente — nada impede que faça no futuro. No momento, porém, Neves não pode ser a primeira opção de Renato.

Estávamos jogando com três volantes, o Grêmio é time grande, com todo respeito ao Caxias. No momento que tirei o Lucas, tirei porque estava com amarelo e coloquei um jogador decisivo. Fui para buscar a vitória, alguém tinha que sair. Se ganha, mexeu bem. Treinador não acerta todas nem erra todas — explicou Renato.

Lucas Silva saiu aos 24 minutos do segundo tempo para dar lugar a Thiago Neves. Depois, Renato põe Caio Henrique na vaga de Cortez, 13 minutos depois. E Maicon sai para entrada de Luciano logo depois da troca de laterais. A partir da entrada de Luciano, o Grêmio conseguiu pressionar especialmente em um jogo mais físico.

O Caxias congestionou a intermediária e a entrada da área, local chamado de “funil” no futebol. Protegeu o espaço e viu o Grêmio, burocraticamente, fazer pouca força para entrar. Alisson e Everton, desde o ano passado, deixam as pontas para circular pelo meio. Mas a marcação tornou a movimentação inócua. A alternativa de Renato para as etapas finais contra Aimoré, Gre-Nal e Caxias foi semelhante e não deu resultado prático.

O gol sofrido até saiu em uma jogada fortuita, uma cobrança de escanteio do Caxias que não foi afastada da área. Coube a Diogo Oliveira finalizar um Grêmio sem soluções ofensivas e longe do padrão visto nos últimos anos. Padrão colocado lá em cima, diga-se, por Renato. A preocupação levantada é com o rendimento a 10 dias da estreia na Libertadores.



A reapresentação ocorre na terça-feira no CT Luiz Carvalho. Geromel já deve ser titular contra o Juventude, no sábado, na abertura do returno, até porque David Braz está suspenso.


Grêmio, Análise, Final, Gauchão, Atuação, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024




























25/4/2024