1Win

Caio Henrique abre disputa com Cortez na lateral e dá novas opções para Renato; compare os números

Reforço substituiu o titular no Gre-Nal e vira alternativa especialmente para o segundo turno


Fonte: Globoesporte.com

Caio Henrique abre disputa com Cortez na lateral e dá novas opções para Renato; compare os números
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Prezar pelo caráter ofensivo ou pelo defensivo? A juventude ou a experiência? O técnico Renato Gaúcho tem o que chama de "bom problema" no Grêmio desde o Gre-Nal. Afinal, Caio Henrique agora acirra a disputa pela titularidade da lateral-esquerda com Bruno Cortez, especialmente no segundo turno do Gauchão. Os números dos dois até se assemelham.



LEIA TAMBÉM: Jean Pyerre volta aos trabalhos com bola e comemora: "Não há sentimento melhor"


Titular desde 2017, Cortez segue titular – neste ano já foram seis jogos. Porém, foi sacado dos últimos dois. Primeiro diante do Aimoré, quando o time perdia por 2 a 0, e depois no clássico Gre-Nal, quando a equipe buscava o gol. Foi justamente no clássico que Caio Henrique fez sua estreia no Grêmio e abriu oficialmente a disputa. O lateral participa inclusive da construção do gol de Diego Souza.

Não é dúvida. Problema é que o jogador que entrar, tem que se entregar, fazer taticamente o que o treinador pede. Depende do jogo. Cortez marca mais, o Caio não tanto. Caio é mais qualidade no ataque. Dependendo do que a gente precisa, podemos trocar. Não teremos sempre os mesmos 11. Não adianta dois laterais que só marcam. Cortez marca bem e Caio vai melhor no ataque – disse Renato após o Gre-Nal.

Revendo os números contabilizados de ambos laterais no último Brasileirão, as características de cada um são confirmadas. Ao menos em alguns fatores. Pelo Fluminense em 2019, Caio finalizou mais e levantou mais bolas na área, mas ainda assim foi melhor em alguns quesitos defensivos do que Cortez, no Grêmio.

Caio Henrique e Cortez no Brasileirão 2019

Caio Henrique Bruno Cortez
Jogos 35 21
Gols 1 1
Finalizações 15 (0,43) 3 (0,1)
Passes certos 1.374 (39,2) 572 (27,24)
Passes errados 74 (2,1) 45 (2,1)
Roubadas de bola 56 (1,6) 32 (1,5)
Desarmes 110 (3,1) 73 (3,4)
Faltas cometidas 40 (1,1) 23 (1,1)
Faltas recebidas 24 (0,69) 23 (1,1)
Bolas levantadas 88 (2,5) 24 (1,1)
Linhas de fundo 41 (1,1) 37 (1,7)

É bom lembrar também que Caio Henrique tem mais de 10 jogos de diferença em relação a Cortez, o que dá mais possibilidades de acerto para o lateral. Mas nas defesas as médias são semelhantes em roubadas de bola e desarmes (veja na tabela acima). Cortez, por sua vez, leva vantagem nas idas à linha de fundo.

"O Cortez é uma referência no grupo, vitorioso dentro do Grêmio, referência pra mim na posição. São características diferentes "(Caio Henrique)
Mas engana-se quem pensa haver uma rixa entre os laterais. Nada disso. O experiente Cortez já tratou de esclarecer que a briga é sadia, aumentando o nível de competitividade e que o Grêmio é quem sai beneficiado de ter dois atletas de alto nível. Caio, por outro lado, o chamou de "referência na posição".

A briga é boa, faz eu me esforçar cada vez mais, aumenta meu nível. Só fortalece nosso grupo. Nossa briga não é Cortez e Caio, mas sim para o Grêmio jogar o melhor futebol junto – disse Cortez em entrevista coletiva na última quarta.



A partir da final do primeiro turno, a alternância entre os dois pode ganhar novos capítulos. O planejamento do Grêmio prevê, em caso de título, um revezamento dentro do elenco para as próximas partidas do Estadual. A Libertadores começa para o Tricolor dia 3 de março, contra o América de Cali, na Colômbia. O elenco treina na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.


Grêmio, Caio Henrique, Cortez, Comparação, Renato, Imortal, 2020

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Mario carlinsk o cara é campeão de tudo na posição o que tu quer mais para de cornetear

Abrir disputa???? Estão de brincadeira o cara e melhor

Mario Karlinski     

Só o que falta aguentar o Cortês, não prescisa nem treinar para ser titular.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024



















24/4/2024