Com estádios apagados na Copa, Grêmio brilha com tietagem de astros

Tricolor foi lembrado ter revelado Ronaldinho Gaúcho e promoveu ações de marketing em Porto Alegre


Fonte: Globo Esporte

Lukas Podolski posa com a taça da Libertadores na Arena do Grêmio (Foto: Reprodução/Twitter)

Mesmo sem ter recebido nenhum jogo da Copa do Mundo, o Grêmio teve seu nome reforçado pelo Mundial no Brasil. Com o Beira-Rio como sede oficial de Porto Alegre, o Tricolor viu seus dois estádios serem relegados a segundo plano, como Centro de Treinamentos das seleções estrangeiras que vieram à capital gaúcha – a Arena foi palco de três trabalhos, de Holanda, Nigéria e Argélia, e o Olímpico, que passou por reformas estimadas em R$ 250 mil, sequer foi lembrado pelos visitantes. Um ostracismo que não impediu que jogadores de renome no cenário internacional reconhecessem a história do clube e o homenageassem em postagens nas redes sociais.

Foram duas menções dos atletas do futebol europeu que lembraram do Grêmio por ter revelado o “craque Ronaldinho Gaúcho” e até mesmo uma “contratação” de peso. Sem falar nas ações de marketing em Porto Alegre e nos turistas que vestiram a camisa tricolor e para conhecer o Estádio Olímpico.

Fora da partida contra a Argélia, na última segunda-feira, o atacante Lucas Podolski passou o dia na Arena, onde fez tratamento de uma lesão muscular. Em meio à sessão de terapia, o alemão aproveitou a estadia para conhecer o estádio e um pouco da história do Grêmio. Durante a visita, o jogador postou uma foto em sua conta pessoal no Twitter, em que aparece nas arquibancadas, ao lado da taça da Libertadores da América.

- Contente por ter conhecido o clube que projetou 1 dos maiores craques da bola: @Ronaldinho #Gremio #Brasil, #ÉNóis – escreveu na descrição da foto, demonstrando alegria pelo contato com o Tricolor.

Zé Roberto "contrata" Schweinsteiger para o Grêmio (Foto: Reprodução/Instagram)

Nas vésperas do confronto com a Argélia, em Porto Alegre, pelas oitavas de final, o meia da Alemanha Bastian Schweinsteiger, um dos principais jogadores da equipe comandada por Joachim Löw, foi anunciado como “reforço” do Grêmio. E bastou pisar em solo gaúcho para vestir a camisa tricolor.

A iniciativa partiu de uma brincadeira do gremista Zé Roberto, que foi companheiro do alemão no Bayern de Munique, e visitou o atleta na concentração. Durante o encontro, o camisa 10 postou uma foto com o amigo uniformizado de azul preto e branco.

- Nova contratação do Grêmio, Bastian Schweinsteiger – escreveu Zé na leganda da foto.
Mais cedo, Schweinsteiger havia saído do hotel ao lado do ex-companheiro brasileiro para passear por Porto Alegre. No retorno, foi presenteado com mais uma camiseta do Grêmio.

Schweinsteiger ganha camisa do Grêmio no hotel (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

SUÍÇO APAIXONADO

Reto Ziegler posa com a camisa do Grêmio em passeio com os suíços (Foto: Reprodução/Instagram)

Nenhum atleta, porém, demonstrou tanta emoção pelo Grêmio quanto o lateral suíço Reto Ziegler. Enquanto aproveitava uma folga com seus colegas de equipe em Porto Seguro, no litoral da Bahia, o jogador apareceu com a camisa do Tricolor Gaúcho e declarou seu amor pelo clube.

- Sou muito apaixonado por este clube, é de fato o meu clube favorito no Brasil. Isso devido ao fato de que o Grêmio é o primeiro clube de Ronaldinho. Gosto muito dele. Além disso, gosto da combinação das cores e da fusão que elas criam, bem como o design geral da camisa - disse Ziegler.

OLÍMPICO, PONTO TURÍSTICO

Holandeses visitaram o Estádio Olímpico (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)

Mesmo sem ter recebido nenhum treinamento das seleções, o Estádio Olímpico foi lembrado por turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. Em Porto Alegre para torcer a equipe de Arjen Robben, um trio de amigos holandeses foi ao estádio para acompanhar o treino da seleção. Enganado após uma mudança de planejamento, que transferiu o trabalho para a Arena, os amigos demonstraram saber um pouco da história do Grêmio, ao lembrar da derrota para o Ajax, em 1995, no Mundial de Clubes.

Uruguaios foram ao Olímpico acompanhar treino (Foto: Paula Menezes/GloboEsporte.com)

- Sou fã do Frank de Boer. Hoje ele é o técnico do Ajax. Do Grêmio, lembro de um loiro, mas não sei o nome dele. – contou Arnold Prakken, se referindo ao ex-jogador Paulo Nunes. Um outro holandês, Eric Feitsman, aproveitou a visita para trocar a camisa com um gremista.

Uma semana mais tarde, o treino do Grêmio recebeu a visita de um grupo de mais de 30 uruguaios, que foram ao Olímpico com bandeiras e camisas do país para assistir ao trabalho no gramado suplementar. Quando o elenco apareceu, eles imediatamente passaram a gritar o nome de Maxi Rodríguez. O meia acenou, mas continuou a se exercitar com o grupo.

A fama do Tricolor chegou até mesmo à Oceania. O repórter australiano Jeff Bullock visitou o estádio Olímpico antes mesmo de ir ao Beira-Rio, para contar a história da dupla Gre-Nal. No Mercado Público, comprou uma camiseta comemorativa da inauguração da Arena e um livro sobre a conquista da Libertadores. Os itens são presentes para um sobrinho, que é apaixonado pelo Grêmio.

Questionado por uma repórter sobre comprar uma lembrança do Inter ao familiar, Bullock respondeu com bom humor.

- Ele ficaria louco! - diverte-se.

CIDADE TRICOLOR

decoracao gremio salgado filho portao de acesso (Foto: Odorico Roman/ Grêmio, DVG)

O Grêmio fez o possível para atenuar a presença da Copa no estádio do rival e pintar Porto Alegre de azul preto e branco. Em duas ações de marketing, o clube afixou mensagens de boas vindas aos turistas no Aeroporto Salgado Filho e em um shopping da Zona Sul da cidade, próximo ao Estádio Beira-Rio.

As reproduções foram instaladas em portas, mesas, elevadores e escadas rolantes, para mostrar o distintivo do clube e apresentar algumas atrações turísticas do Rio Grande do Sul.

- Um dos objetivos é evidenciar a reconhecida hospitalidade gaúcha aos que nos visitem e, neste sentido, a inserção do clube dentro deste contexto como referência esportiva na cidade e no estado - ressaltou o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho.

Escada rolante de shopping é decorada com as cores do Grêmio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Renato tem renovação para 2020 próxima de ser concretizada

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>



Comentários




Leia também

13/12/2019










12/12/2019