Grêmio decide 1º título do ano com jovens


Fonte: UOL

Isaque é uma das atrações do time B do Grêmio que decide a Recopa Gaúcha contra o Pelotas Imagem: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio está em estado de graça com as categorias de base. Campeão da Copa RS sub-20 em dezembro, o clube chegou à semifinal da Copa São Paulo pela quarta vez na história —ao eliminar o Vasco nos pênaltis—, e atinge o ápice de sua política de promover e valorizar jovens hoje (19), diante do Pelotas. O chamado time de transição vai decidir o primeiro título de 2020.



Pelotas e Grêmio se enfrentam às 16h (horário de Brasília), no estádio Boca do Lobo, pela Recopa Gaúcha. O jogo reúne os campeões do Gauchão e da Copa FGF de 2019.

A estratégia de valorizar a base foi adotada com mais ênfase a partir de 2015, quando a política de austeridade obrigou o Grêmio a se desfazer de medalhões e reconstruir o elenco. O trabalho de captação feito desde 2013 ganhou espaço e visibilidade nos times mais velhos.

Foi a partir de 2015 que surgiram nomes como Luan, Walace, Pedro Rocha, Everton. Uma nova leva de jovens chegou com Arthur, Jean Pyerre, Patrick e, mais recentemente, Matheus Henrique. Neste ano, uma terceira fornada de talentos ganhará espaço com os nomes de Ferreira, Isaque e Frizzo. Mas nos times 'de baixo' a fila tem andado bem também.

Na Copa São Paulo, o Grêmio tem elenco formado majoritariamente por jogadores sub-19. Ou seja, com idade abaixo do habitual no torneio. O grupo situado no interior paulista tem reforços pontuais de categorias abaixo e acima, como Diego Rosa e Pedro Lucas —campeões mundiais com a seleção brasileira sub-17.

Em temporadas recentes, o clube gremista chegou a abrir mão da disputa do estadual em várias categorias para realizar excursões fora do Brasil. O argumento era o nível de competitividade.

Nomes do Grêmio estão à disposição da seleção brasileira que disputa o pré-olímpico, na Colômbia, e isso atesta o trabalho de formação recente e o valor agregado obtido no mercado.

Em Pelotas, o Grêmio usará o time de transição em uma partida que vale título profissional. Algo inédito na história recente do clube, que reconquistou a hegemonia estadual após as conquistas da Copa do Brasil e Libertadores.

A proximidade dos jogos, da Copa São Paulo com a Recopa Gaúcha, pode até dar a impressão de que ter jovens em campo em uma decisão profissional é coincidência. Qualquer olhar mais atento vai ver que não.



FICHA TÉCNICA
PELOTAS X GRÊMIO


Data: 19/01/2020 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS) e SporTV
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Maurício Penna e André Bittencourt

PELOTAS: Douglas; Osvaldir, Negretti, Vitão e Tatto; Thiago Costa, Mateus Santana, Hugo Sanches, Wallacer e Juliano; Tadeu (Hugo Almeida)
Técnico: Picoli

GRÊMIO: Brenno; Felipe, Ruan, Rodrigues e Guilherme Guedes; Frizzo (Varela), Darlan, Jonatha Robert, Patrick e Ferreira; Isaque
Técnico: Thiago Gomes

Grêmio, Título, Ano, Jovens

Grêmio se afunda ainda mais em noite terrível no Chile e sente clamor por mudanças

Grêmio é recebido com protesto na Arena após derrota na Libertadores





Comentários



Glecio Rodrigues     

Desprezaram um titulo. Esse é o resultado.

Os Reservas já tem bem mais cancha mesmo no meio da Pré-Temporada !

No 1* jogo deles, ainda mais sendo fora de casa e já vale Título mesmo que de menor expressão que é à Recopa Gaúcha comparada com o CG, CB, CDB e LDA, mesmo assim é muita pressão pra cima desses guris !

Porque pelo menos não foram disputar esse jogo com os Reservas pelo menos e não com o Sub-23 ?

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2020











18/9/2020