Após cirurgia, Renato deve estar frente ao Grêmio em uma semana

Especialista em arritmias explicou procedimento realizado no técnico do Grêmio


Fonte: Correio do Povo

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
O técnico Renato Portaluppi passa bem após o procedimento ao qual foi submetido no Rio de Janeiro na manhã deste sábado. A ablação, procedimento para quem apresenta quadro de arritmia cardíaca, foi bem sucedida. Assim, o técnico do Tricolor deverá retomar às atividades normais em uma semana.



LEIA TAMBÉM: Grêmio supera proposta do Atlético-MG e detalhes separam anúncio de Vanderlei


O chefe do Setor de Arritmias Cardíacas do Hospital Moinhos de Vento, Leandro Ioschpe Zimerman, que acompanhou o procedimento, explica que a ablação é uma cauterização, que varia conforme o tipo de arritmia apresentado.

No caso de Renato, a chamada fibrilação atrial. O procedimento consiste na colocação de cateter do lado esquerdo, na parte superior do coração, o átrio, com cauterização em torno da veia. O procedimento costuma ser feito em cerca de 1h30min. No entanto, no caso da fibrilação atrial, pode levar de 3h a 4h.

Zimerman explica que, no caso de Renato, não houve manifestação dos sintomas comuns, como cansaço, palpitação ou fraqueza. Em exames de rotina realizados em setembro, o treinador apresentou um quadro novo de arritmia, algo que já havia apresentado em janeiro, quando passou pelo procedimento da primeira vez.

Como é a segunda vez que Renato passa pelo procedimento, não há como saber se o treinador precisará voltar a ser submetido a outra ablação. Ele explica que, em cerca de 20% dos casos, conforme a literatura médica, os pacientes precisam retornar. "O resultado foi ótimo, vamos seguir acompanhando", frisou.



Após o procedimento, os cuidados a serem tomados não são extensos, com exceção à primeira semana. Devem ser evitados esforços físicos, com repouso no início, além do uso de medicamentos temporários. "Esse tipo de arritmia não demanda muitos cuidados. Durante a semana já deve estar fazendo as coisas do dia a dia sem problemas, mas damos a previsão de uma semana para estar liberado completo", explicou o especialista.


Grêmio, Renato, Cirurgia, Atividades, Imortal


PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Grêmio nega propostas de saída por Jean Pyerre e Everton

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>



Comentários




Leia também

16/2/2020






15/2/2020

















Campeonato Gaúcho - 10:48 (2)

Gre-Nal decide uma vaga na final