1Win

Jogo de damas: curiosidades e regras


Fonte: Gremioavalanche

Jogo de damas: curiosidades e regras
Com certeza todo o mundo conhece este incrível jogo de damas, certo? Mas você sabe como surgiu? Porque leva esse nome? Quem foram os primeiros em jogar? Aqui vamos contar isso e muitas outras curiosidades sobre este jogo.

O jogo de damas é um dos jogos de tabuleiro onde a maioria das pessoas jogam por lazer, para aliviar até o estrés. Apesar de ninguém saber exatamente a data em que surgiu este jogo, muito acreditam ser de 3.000 a.C. segundo registros históricos em túmulos do antigo Egito.

Outro fato interessante sobre este jogo é o nome que ele leva. Antigamente, o jogo de xadrez era considerado um jogo de tabuleiro somente para homens, devido a sua complexidade. Então, foi aí que surgiu o “Jogo de Damas”, um jogo mais simples para o sexo feminino.

Este jogo de tabuleiro surgiu no antigo Egito, sendo levado à Grécia como um instrumento de adivinhação mística. De lá foi para a Arábia, ajudando assim a difundir o jogo de damas. No Brasil, este jogo foi oficializado no ano de 1930 como esporte para ambos os sexos.

Outra curiosidade sobre o jogo é que no Brasil, a versão do tabuleiro é diferente do resto do mundo. No Brasil e Portugal, o tabuleiro utilizado é de 8x8 (64 casas), já nos outros países chega a ter 100 casas (10x10).

Acredita-se que este esporte ajuda a estimular algumas capacidades do desenvolvimento cognitivo, como organizar uma variedade de elementos, imaginar situações futuras, prever prováveis consequências de certos atos, e toma de decisões vinculados a problemas. Pedagogos acreditam que desenvolve a paciência, perseverança, respeito e honestidade.

Ao redor do século VI d.C, o nome do jogo mudou para Jogo com peças. Havia também um segundo jogo com o mesmo nome, o que conhecemos hoje como trilha.

Agora que já vimos algumas curiosidades sobre o jogo de damas, vamos aprender como jogá-lo.

Regras do jogo de damas

Este jogo de tabuleiro é jogado com dois jogadores, um tabuleiro quadrado com 64 casas e 12 peças brancas e 12 pretas.

As peças são colocadas nas três primeiras filas nas casas escuras de um lado do tabuleiro, e as outras 12 peças do outro lado do tabuleiro. O jogador que tiver as peças brancas, é quem começa o jogo.

Os movimentos realizados podem ser em diagonal somente sobre as casas escuras, para frente, e uma casa por vez. A peça que chegar do outro lado do tabuleiro primeiro, é promovida a “dama”, podendo mover-se mais amplamente.

A dama pode mover-se para frente, para trás, em diagonal, e lateral, podendo tomar peças em qualquer lado que estiver. Aquele jogador que tomar todas as peças do seu adversário, ganha.



VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

1/5/2024




































30/4/2024