Jogo de damas: curiosidades e regras


Fonte: Gremioavalanche

Com certeza todo o mundo conhece este incrível jogo de damas, certo? Mas você sabe como surgiu? Porque leva esse nome? Quem foram os primeiros em jogar? Aqui vamos contar isso e muitas outras curiosidades sobre este jogo.

O jogo de damas é um dos jogos de tabuleiro onde a maioria das pessoas jogam por lazer, para aliviar até o estrés. Apesar de ninguém saber exatamente a data em que surgiu este jogo, muito acreditam ser de 3.000 a.C. segundo registros históricos em túmulos do antigo Egito.

Outro fato interessante sobre este jogo é o nome que ele leva. Antigamente, o jogo de xadrez era considerado um jogo de tabuleiro somente para homens, devido a sua complexidade. Então, foi aí que surgiu o “Jogo de Damas”, um jogo mais simples para o sexo feminino.

Este jogo de tabuleiro surgiu no antigo Egito, sendo levado à Grécia como um instrumento de adivinhação mística. De lá foi para a Arábia, ajudando assim a difundir o jogo de damas. No Brasil, este jogo foi oficializado no ano de 1930 como esporte para ambos os sexos.

Outra curiosidade sobre o jogo é que no Brasil, a versão do tabuleiro é diferente do resto do mundo. No Brasil e Portugal, o tabuleiro utilizado é de 8x8 (64 casas), já nos outros países chega a ter 100 casas (10x10).

Acredita-se que este esporte ajuda a estimular algumas capacidades do desenvolvimento cognitivo, como organizar uma variedade de elementos, imaginar situações futuras, prever prováveis consequências de certos atos, e toma de decisões vinculados a problemas. Pedagogos acreditam que desenvolve a paciência, perseverança, respeito e honestidade.

Ao redor do século VI d.C, o nome do jogo mudou para Jogo com peças. Havia também um segundo jogo com o mesmo nome, o que conhecemos hoje como trilha.

Agora que já vimos algumas curiosidades sobre o jogo de damas, vamos aprender como jogá-lo.

Regras do jogo de damas

Este jogo de tabuleiro é jogado com dois jogadores, um tabuleiro quadrado com 64 casas e 12 peças brancas e 12 pretas.

As peças são colocadas nas três primeiras filas nas casas escuras de um lado do tabuleiro, e as outras 12 peças do outro lado do tabuleiro. O jogador que tiver as peças brancas, é quem começa o jogo.

Os movimentos realizados podem ser em diagonal somente sobre as casas escuras, para frente, e uma casa por vez. A peça que chegar do outro lado do tabuleiro primeiro, é promovida a “dama”, podendo mover-se mais amplamente.

A dama pode mover-se para frente, para trás, em diagonal, e lateral, podendo tomar peças em qualquer lado que estiver. Aquele jogador que tomar todas as peças do seu adversário, ganha.




PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Grêmio nega propostas de saída por Jean Pyerre e Everton

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>



Comentários




Leia também

23/2/2020







CAMPEONATO GAÚCHO - 11:51 (3)

Grêmio foca na continuidade do Campeonato



22/2/2020








CAMPEONATO GAÚCHO - 18:55 (0)

Confira os lances de Caxias 1x0 Grêmio