Everton Ribeiro foi eleito o melhor jogador dos dois últimos Campeonatos Brasileiros (Foto: Tayrane Corrêa)
A temporada de 2015 do futebol brasileiro ainda está no início, mas a movimentação no mercado da bola anda bastante agitada. Em levantamento feito pelo Correio Braziliense, nos primeiros 27 dias do ano, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro negociaram para o exterior 17 atletas, que trouxeram aos cofres R$ 201,5 milhões. Valor muito próximo ao de todo o ano de 2014, quando os times da elite do futebol nacional venderam 20 atletas para fora do país e levantaram R$ 201,9 milhões. Vale destacar que a janela de transferências só fechará em março e abrirá novamente em julho.
De acordo com a reportagem, os únicos jogadores que estavam em evidência e deixaram os seus clubes em 2014 foram Montillo, do Santos para Shandong Luneng, e Hernane, do Flamengo para o Al Nassr. A maior parte das vendas foram de promessas como Otávio (ex-Internacional), Alex Telles (ex-Grêmio), Lucas Evangelista (ex-São Paulo), Victor Andrade (ex-Santos) e Vinícius Araújo (ex-Cruzeiro).
Neste ano, o Cruzeiro, atual campeão brasileiro, é o clube que mais negociou atletas com destaques no futebol nacional. Até o momento, Éverton Ribeiro (Al Ahli), Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande), Lucas Silva (Real Madrid) e Egídio (Dnipro Dnipropetrovsk) deixaram a Raposa para atuar fora no exterior. Outros atletas com destaque que deixaram o país foram Rafael Sobis (Tigres) e Conca (Shanghai Dongya), que saíram do Fluminense, e Diego Tardelli, que saiu do Atlético-MG (Shandong Luneng).
A publicação aponta que os clubes brasileiros estão cortando gastos para manter as suas finanças em dia. Já o apresentador do "Redação SporTV", André Rizek, lembra que a partir de maio, por determinação da Fifa, os investidores não poderão mais ter participação nos direitos econômicos dos jogadores, fato que pode estar apressando algumas negociações.
Comentarista do SporTV, Lédio Carmona vê na crise econômica dos clubes brasileiros e no surgimento de novos mercados no futebol, como o chinês, os principais motivos para a saída de jogadores do Brasil.
- A crise explica um pouco isso. O mercado chinês está muito forte. Eles descobriram que contratar jogador no Brasil com o dinheiro que eles têm não sai tão caro. Os clubes chineses vão se renovando, vão surgindo novos, como esse do Conca que eu não conhecia. Tem muito dinheiro, é um dinheiro novo. Isso acaba sendo sedutor, pois o jogador vai para lá, ganha muito, fica rico e não tem pressão. É um paraíso para o jogador de futebol. É um dinheiro que ele talvez não ganhe no futebol europeu e a pressão é praticamente zero. Acho que vamos ter uma temporada, por causa desses problemas econômicos, paupérrima. Podemos ganhar uma Libertadores, mas não somos tão favoritos (...) Preparem-se para espetáculos pouco atraentes.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
A temporada de 2015 do futebol brasileiro ainda está no início, mas a movimentação no mercado da bola anda bastante agitada. Em levantamento feito pelo Correio Braziliense, nos primeiros 27 dias do ano, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro negociaram para o exterior 17 atletas, que trouxeram aos cofres R$ 201,5 milhões. Valor muito próximo ao de todo o ano de 2014, quando os times da elite do futebol nacional venderam 20 atletas para fora do país e levantaram R$ 201,9 milhões. Vale destacar que a janela de transferências só fechará em março e abrirá novamente em julho.
De acordo com a reportagem, os únicos jogadores que estavam em evidência e deixaram os seus clubes em 2014 foram Montillo, do Santos para Shandong Luneng, e Hernane, do Flamengo para o Al Nassr. A maior parte das vendas foram de promessas como Otávio (ex-Internacional), Alex Telles (ex-Grêmio), Lucas Evangelista (ex-São Paulo), Victor Andrade (ex-Santos) e Vinícius Araújo (ex-Cruzeiro).
Neste ano, o Cruzeiro, atual campeão brasileiro, é o clube que mais negociou atletas com destaques no futebol nacional. Até o momento, Éverton Ribeiro (Al Ahli), Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande), Lucas Silva (Real Madrid) e Egídio (Dnipro Dnipropetrovsk) deixaram a Raposa para atuar fora no exterior. Outros atletas com destaque que deixaram o país foram Rafael Sobis (Tigres) e Conca (Shanghai Dongya), que saíram do Fluminense, e Diego Tardelli, que saiu do Atlético-MG (Shandong Luneng).
A publicação aponta que os clubes brasileiros estão cortando gastos para manter as suas finanças em dia. Já o apresentador do "Redação SporTV", André Rizek, lembra que a partir de maio, por determinação da Fifa, os investidores não poderão mais ter participação nos direitos econômicos dos jogadores, fato que pode estar apressando algumas negociações.
Comentarista do SporTV, Lédio Carmona vê na crise econômica dos clubes brasileiros e no surgimento de novos mercados no futebol, como o chinês, os principais motivos para a saída de jogadores do Brasil.
- A crise explica um pouco isso. O mercado chinês está muito forte. Eles descobriram que contratar jogador no Brasil com o dinheiro que eles têm não sai tão caro. Os clubes chineses vão se renovando, vão surgindo novos, como esse do Conca que eu não conhecia. Tem muito dinheiro, é um dinheiro novo. Isso acaba sendo sedutor, pois o jogador vai para lá, ganha muito, fica rico e não tem pressão. É um paraíso para o jogador de futebol. É um dinheiro que ele talvez não ganhe no futebol europeu e a pressão é praticamente zero. Acho que vamos ter uma temporada, por causa desses problemas econômicos, paupérrima. Podemos ganhar uma Libertadores, mas não somos tão favoritos (...) Preparem-se para espetáculos pouco atraentes.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Carlos Vinicius brilha na vitória do Grêmio e revela potencial em amistoso contra o Cascavel
Carlos Vinícius brilha com dois gols e leva Grêmio à virada no amistoso contra o Cascavel
Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
Cascavel x Grêmio: onde assistir, horário e prováveis escalações do amistoso
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica