Foto: André Baibich / Agência RBS
O ar era pesado na sala anexa ao estádio Passo D'Areia. Jogadores sub-14 de Grêmio e Inter se misturavam nas mesas de quatro lugares, e ouviam atentos. Régis, o palestrante da tarde desta terça, ex-jogador do Caxias que teve a carreira encerrada aos 21 anos e a vida ameaçada por um soco de Darzone, que defendia o Passo Fundo, já havia mostrado aos meninos o vídeo da agressão.
Decidiu, então, fazer com que os rivais se encarassem, mas em circunstâncias bem diferentes da briga generalizada que tomou conta da final do Gauchão da categoria, no mês passado.
- Vamos lá, gurizada. Fica um jogador do Inter de frente para um do Grêmio!
Os protagonistas do episódio que resultou no pedido em conjunto dos dois clubes para que fossem eliminados do campeonato, dando o título ao Juventude, atenderam à ordem. Ao comando de Régis, contaram para o rival a sua frente qual era o sonho de sua vida.
- Tenho certeza de que todos vocês querem ser jogadores, querem jogar na Arena lotada, no Beira-Rio lotado. Pois era esse o meu sonho. E ele foi tirado de mim - disse o ex-jogador, hoje com 36 anos, de voz já embargada.
De pé, os adolescentes permaneciam em silêncio, os olhos arregalados em sinal de choque com a consequência da violência no futebol. Estava entregue a mensagem que Grêmio e Inter, organizadores da ação educativa, queriam passar.
Os dois clubes se assustaram com a agressividade dos meninos na confusão. A partir daí, decidiram pela "autopunição" e pelo evento que misturou os rivais. Nas semanas entre o incidente e a palestra desta terça, muita conversa para acalmar os ânimos e conscientizar os meninos da gravidade das agressões.
- A gente se conhece, tem amigos do outro lado. Se enfrenta várias vezes por ano. A rivalidade é sem violência, e tem que ficar dentro de campo - diz o menino Caio, meia do Grêmio.
- Gre-Nal é Gre-Nal, é um jogo sempre nervoso, mas não tem explicação fazer o que a gente fez. Essa palestra foi necessária - completou o atacante Pedro, do Inter.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
O ar era pesado na sala anexa ao estádio Passo D'Areia. Jogadores sub-14 de Grêmio e Inter se misturavam nas mesas de quatro lugares, e ouviam atentos. Régis, o palestrante da tarde desta terça, ex-jogador do Caxias que teve a carreira encerrada aos 21 anos e a vida ameaçada por um soco de Darzone, que defendia o Passo Fundo, já havia mostrado aos meninos o vídeo da agressão.
Decidiu, então, fazer com que os rivais se encarassem, mas em circunstâncias bem diferentes da briga generalizada que tomou conta da final do Gauchão da categoria, no mês passado.
- Vamos lá, gurizada. Fica um jogador do Inter de frente para um do Grêmio!
Os protagonistas do episódio que resultou no pedido em conjunto dos dois clubes para que fossem eliminados do campeonato, dando o título ao Juventude, atenderam à ordem. Ao comando de Régis, contaram para o rival a sua frente qual era o sonho de sua vida.
- Tenho certeza de que todos vocês querem ser jogadores, querem jogar na Arena lotada, no Beira-Rio lotado. Pois era esse o meu sonho. E ele foi tirado de mim - disse o ex-jogador, hoje com 36 anos, de voz já embargada.
De pé, os adolescentes permaneciam em silêncio, os olhos arregalados em sinal de choque com a consequência da violência no futebol. Estava entregue a mensagem que Grêmio e Inter, organizadores da ação educativa, queriam passar.
Os dois clubes se assustaram com a agressividade dos meninos na confusão. A partir daí, decidiram pela "autopunição" e pelo evento que misturou os rivais. Nas semanas entre o incidente e a palestra desta terça, muita conversa para acalmar os ânimos e conscientizar os meninos da gravidade das agressões.
- A gente se conhece, tem amigos do outro lado. Se enfrenta várias vezes por ano. A rivalidade é sem violência, e tem que ficar dentro de campo - diz o menino Caio, meia do Grêmio.
- Gre-Nal é Gre-Nal, é um jogo sempre nervoso, mas não tem explicação fazer o que a gente fez. Essa palestra foi necessária - completou o atacante Pedro, do Inter.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Carlos Vinicius brilha na vitória do Grêmio e revela potencial em amistoso contra o Cascavel
Carlos Vinícius brilha com dois gols e leva Grêmio à virada no amistoso contra o Cascavel
Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
Cascavel x Grêmio: onde assistir, horário e prováveis escalações do amistoso
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica