Desde julho, o Grêmio responde a processo na Justiça do Trabalho por conta de supostas irregularidades nas categorias de base. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).
Em caso de condenação, o clube pode ter de pagar até R$ 10 milhões em indenização por dano moral coletivo, valor que seria repassado ao Fundo Estadual para Criança e Adolescente (FECA). O órgão segue investigando a situação do Inter, e não descarta entrar com ação semelhante.
Duas questões principais motivam o processo do MPT-RS contra o Grêmio e o inquérito sobre o Inter. A primeira é a presença de menores de 14 anos nas categorias de base, o que, de acordo com o órgão, é proibida. Os procuradores também apontam irregularidades na situação dos meninos na faixa entre 14 e 16 anos, que teriam de ter a carteira de trabalho assinada como aprendizes.
O departamento jurídico do Grêmio afirma que já encaminhou a defesa do clube e aguarda a tramitação do processo para se manifestar. Em contato telefônico com ZH, a coordenadora do departamento jurídico do Inter, Mari Oliveira, comentou o caso.
— Uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho, em uma ação envolvendo o Cruzeiro, decidiu que a Justiça do Trabalho não tem competência para julgar sobre a questão dos menores de 14 anos, e que essas ações são de competência da Vara da Infância e da Juventude — disse, antes de completar:
— A respeito dos meninos entre 14 e 16 anos, o entendimento do MPT-RS está equivocado. Os jovens não são empregados do clube, e sim atletas em formação, como prevê a Lei Pelé.
O MPT-RS iniciou, em 2008, vistorias na dupla Gre-Nal e no São José a partir de denúncias de problemas de adequação dos meninos à legislação trabalhista, entre outras questões.
Os inquéritos fazem parte de um movimento nacional de fiscalização sobre as condições dos atletas mirins. Na semana passada, o clube do Passo D'Areia foi condenado a regularizar a situação das categorias de base e a pagar uma multa de R$ 50 mil.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
Em caso de condenação, o clube pode ter de pagar até R$ 10 milhões em indenização por dano moral coletivo, valor que seria repassado ao Fundo Estadual para Criança e Adolescente (FECA). O órgão segue investigando a situação do Inter, e não descarta entrar com ação semelhante.
Duas questões principais motivam o processo do MPT-RS contra o Grêmio e o inquérito sobre o Inter. A primeira é a presença de menores de 14 anos nas categorias de base, o que, de acordo com o órgão, é proibida. Os procuradores também apontam irregularidades na situação dos meninos na faixa entre 14 e 16 anos, que teriam de ter a carteira de trabalho assinada como aprendizes.
O departamento jurídico do Grêmio afirma que já encaminhou a defesa do clube e aguarda a tramitação do processo para se manifestar. Em contato telefônico com ZH, a coordenadora do departamento jurídico do Inter, Mari Oliveira, comentou o caso.
— Uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho, em uma ação envolvendo o Cruzeiro, decidiu que a Justiça do Trabalho não tem competência para julgar sobre a questão dos menores de 14 anos, e que essas ações são de competência da Vara da Infância e da Juventude — disse, antes de completar:
— A respeito dos meninos entre 14 e 16 anos, o entendimento do MPT-RS está equivocado. Os jovens não são empregados do clube, e sim atletas em formação, como prevê a Lei Pelé.
O MPT-RS iniciou, em 2008, vistorias na dupla Gre-Nal e no São José a partir de denúncias de problemas de adequação dos meninos à legislação trabalhista, entre outras questões.
Os inquéritos fazem parte de um movimento nacional de fiscalização sobre as condições dos atletas mirins. Na semana passada, o clube do Passo D'Areia foi condenado a regularizar a situação das categorias de base e a pagar uma multa de R$ 50 mil.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Carlos Vinicius brilha na vitória do Grêmio e revela potencial em amistoso contra o Cascavel
Carlos Vinícius brilha com dois gols e leva Grêmio à virada no amistoso contra o Cascavel
Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
Cascavel x Grêmio: onde assistir, horário e prováveis escalações do amistoso
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica