É dito que a matemática é pautada na frieza dos números, sem espaço para sentimentos como paixão ou ódio. No entanto, os mesmos números que não esboçam sensações podem assumir uma face cruel. Bahia e Grêmio sabem muito bem disso. Neste domingo, às 19h30 (horário de Brasília), os dois times se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o temor em forma de calculadora. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Tricolor Gaúcho tem apenas 1% de chance de conquistar uma vaga na próxima Libertadores da América. No time baiano, a situação é inversa: a conta é que o time treinado por Charles Fabian tem 99% de chances de acabar rebaixado.
A situação é delicada, mas a esperança ainda está lá, persistente nos corações tricolores. E foi renovada depois que o Internacional derrotou o Palmeiras no Beira-Rio, no último sábado. Agora, para permanecer na Série A, o Bahia precisa, além de vencer Grêmio e Coritiba, torcer por mais uma derrota dos paulistas e também para que o Vitória, seu maior rival, não triunfe na partida contra o Santos, no próximo fim de semana.
Assim como o Bahia, o Grêmio também precisa vencer as duas partidas que restam e secar adversários diretos para chegar ao G-4. O Tricolor Gaúcho pode ultrapassar apenas o Corinthians, que joga às 17h, antes da partida em Salvador. Desta forma, o time de Felipão já pode entrar em campo sabendo das possibilidades para o futuro. Enquanto isso, alguns dos gremistas resguardam esperanças de encerrar o ano com uma conquista. É o caso de Barcos. O Pirata segue firme na briga para se sagrar o artilheiro da competição. O argentino é o atual vice-líder no quesito, com 14 gols marcados, um a menos que o goleador, Henrique, do Verdão.
A partida entre Bahia e Grêmio será exibida para todo o Brasil nos canais Premiere e PFC HD. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de 19h (horário de Brasília).

Bahia: embora tenha ensaiado mandar a campo uma equipe renovada, com os jovens Jeam e Rômulo entre os titulares, o técnico Charles Fabian não garantiu que será esse o time que inicia a partida contra o Grêmio. É possível que o Bahia entre em campo com Marcelo Lomba; Galhardo, Titi, Lucas Fonseca e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Bruno Paulista e Rômulo; Jeam e Henrique.
Grêmio: Como de costume, Felipão fechou o último trabalho em Porto Alegre e faz mistério sobre a escalação do Grêmio. Ainda assim, é provável que a equipe mantenha a mesma formatação, com três volantes. O Tricolor deve ir a campo com: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto (Matheus Biteco); Fellipe Bastos, Ramiro, Riveros (Walace), Luan e Dudu; Barcos.

Bahia: Kieza, Railan, Emanuel e Maxi, machucados. O lateral Guilherme Santos, suspenso, também desfalca o Tricolor nesta partida.
Grêmio: Com dores no joelho esquerdo, Fernandinho é o único desfalque.

Bahia: Branquinho, Douglas Pires, Fahel, Guilherme Santos, Kieza, Lincoln, Lucas Fonseca, Marcelo Lomba, Railan e Titi
Grêmio: Alan Ruiz, Barcos, Marcelo Grohe, Rhodolfo


VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.