1Win

Cidade histórica, Tucumán abraça decisão com Grêmio e mira nova "independência"

Atlético Tucumán joga partida mais importante dos 116 anos na próxima terça, pela Libertadores


Fonte: Globoesporte.com

Cidade histórica, Tucumán abraça decisão com Grêmio e mira nova independência
Foto: Eduardo Moura
A cidade de San Miguel de Tucumán carrega o simbolismo histórico de sediar o grito de independência da Argentina, há mais de 200 anos. Na próxima terça-feira, às 21h45, o Atlético Tucumán também tenta bradar mais alto no continente no jogo mais importante da história do clube diante do atual campeão da América, o Grêmio.

Desde domingo em Tucumán, cidade de localizada no noroeste da Argentina, o GloboEsporte.com já ouviu inúmeras vezes perguntas sobre o Grêmio e a partida da noite de terça. O assunto é recorrente, porque coloca o interior no centro do furacão, e também comprova a mobilização local para o passo mais importante da história do clube.

- É a partida mais importante da história do clube, é algo maravilhoso, não imaginávamos nunca viver isto. Há dois anos estavamos jogando a terceira categoria do futebol argentino. Agora estamos em uma quartas de final de Libertadores, é bastante linda uma noite de Libertadores. Estamos com a melhor expectativa, todos os torcedores alvoroçados pelo que vai acontecer na terça - explicou Lucas Rojas, 18 anos, estudante de Direito, ao GloboEsporte.com.

Cidade carregada de história

Na rua, as cores do clube se confudem com as da cidade e do país. O celeste e branco orna a rua que leva a Casa da Independência argentina, um museu com registros históricos das reuniões e da proclamação feita pelo político Francisco Narciso de Laprida. Toda a memória argentina está preservada nas paredes, veja só, brancas e azuis. Também aparece em bandeirinhas nos arredores do estádio, onde torcedores circulavam no último domingo.

Produtor de cana de açúcar e limão, o município também divide atenção turística com Salta e Jujuy, mais ao norte. Os clubes fora da capital Buenos Aires conquistaram pouco sucesso em competições continentais. O Rosário Central tem um título de Conmebol, por exemplo, mas são os grandes a concentrar os títulos mais importantes da América do Sul.

O centro histórico de San Miguel de Tucumán é marcado por referências histórias, museus e sede de poderes ao redor da praça da Independência. O prédio onde foi a reunião dos deputados representantes das províncias é conservado e utilizado para recontar a história. Recebe certa de 2 mil pessoas por dia na alta temporada e, em meses menos turísticos, de 200 a 300 visitantes diários. Até os guias do local estavam curiosos para saber as avaliações sobre o jogo de terça.

- E aí? O que acham da partida? O Tucumán tem chance? - questionavam, sorriso hospitaleiro no rosto.

Feitos marcantes na Libertadores
Na segunda disputa de Libertadores, o Atlético Tucumán já viveu momentos marcantes pela competição. Protagonizou a empreitada épica em 2017 para se classificar frente ao El Nacional, em Quito, vestido com fardamentos da seleção argentina. A delegação levou quase uma hora de atraso para chegar ao Estádio Atahualpa. Por muito pouco, não levou W.O. – o adversário chegou a pleitear a eliminação no tapetão.

Sem uniforme, o time argentino precisou improvisar: utilizou fardamentos da seleção sub-20 da Argentina. Deu sorte: vitória por 1 a 0 e classificação heroica.

E agora novamente mobiliza – metade da cidade, é bom citar, porque há muitos torcedores do San Martín – seus “hinchas” para uma nova história. Independentemente do resultado do duelo com o Grêmio – o postulante a estraga-prazeres para os argentinos –, os torcedores locais já “tocaram o céu” nas quartas de final da Libertadores.

- O resultado importa pouco, pode se ganhar e pode perder, mas nós já tocamos o céu com as mãos - disse Luciano Sosa, torcedor local.

O adversário do Grêmio é chamado de Decano e, assim como o Tricolor, soma 115 anos. A diferença é que no fim deste mês completa 116 em comparação com os recém completos gremistas.

O Grêmio desembarcou neste clima de Libertadores na noite deste domingo, após voo fretado. Léo Moura é o desfalque, preservado por Renato. O Tricolor fará um treinamento em Tucumán, na tarde desta segunda-feira, e também vai conhecer o palco da partida, o Estádio José Fierro.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024


























24/4/2024