1Win

Mescla de jovens com campeões e susto com lista: como chega o Estudiantes para pegar o Grêmio

Time de Leandro Benítez tem garotos estreantes da base e figuras já experientes para a partida desta terça-feira, em Quilmes, pelas oitavas de final da Libertadores


Fonte: Globoesporte.com

Mescla de jovens com campeões e susto com lista: como chega o Estudiantes para pegar o Grêmio
Foto: Divulgação
O adversário do Grêmio nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Libertadores, mescla um time de jovens com as referências do Estudiantes campeão da América em 2009. O técnico Leandro Benítez, que fazia parte daquele grupo, dá seus primeiros passos no cargo aos 37 anos. Por conta de diversas saídas, os Pinchas contam com 25 e não 30 jogadores na lista de inscritos na competição – e ainda quase perderam seus cinco reforços por conta de um erro da Associação do Futebol Argentino (AFA).

As cinco mudanças na lista da Libertadores envolveram Gastón Fernández, Fernando Evangelista, Matías Pellegrini, Francisco Apaolaza e Lucas Albertengo. O quinteto substituído foi Juan Otero, Lucas Diarte, Sebastián Dubarbier, Nicolás Talpone e Gastón Giménez. No entanto, por um erro administrativo da AFA, que não encaminhou a documentação para a Conmebol, por pouco os cinco jogadores não ficam impedidos de atuar. Segundo o Diário El Dia, de La Plata, a falha só foi corrigida após um contato direto com o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez.

A lista tem 30 nomes, mas cinco já não estão mais no clube. Entre eles o ex-capitão do time Leandro Desábato, aposentado após o fim da temporada argentina, mas sem ser substituído. Além dele, também Lucas Melano, Andrés Escobar, Marco Borgnino e Christian Aleman constam nos inscritos, mas não atuam mais pelo Estudiantes.

A provável escalação tem Andújar (35); Sánchez (28), Schunke (31), Campi (27) e Erquiaga (20); Gómez (21); Zuqui (26) e Rodríguez (21); Luguercio (36), Apaolaza (21) e Pellegrini (18). Média de idade de 25 anos.

Outro ponto importante do rival gremista: o Estudiantes está em início de temporada. Bateu por 4 a 0 o Central Córdoba, de Rosário, pela Copa Argentina, no dia 24 de julho. Também disputou jogos-treino e amistosos no período. Mas tem apenas a goleada como compromisso oficial após o período de preparação.

– Normalmente iria se notar bastante essa diferença. Agora, pela parada da Copa do Mundo, o Brasileiro também parou. Ficamos praticamente uns 12 dias parados e então isso deu uma equiparada. Talvez se note uma diferença, mas não muita – opinou Geromel.

Sem o então líder máximo do elenco, as vozes de Andújar e Gata Fernández, com passagem pelo Grêmio no ano passado, precisarão falar mais alto para conduzir uma equipe jovem dentro de campo. Alguns jogadores, como Erquiaga, Pellegrini e Apaolaza fazem suas estreias em Libertadores. Os campeões de 2009 servem como uma bússola para o inexperiente elenco, além da voz do técnico, também no grupo tetracampeão naquele ano.

– Temos um diálogo permantente com os garotos. É a primeira experiência deles, mas se estão aqui, é porque estão preparados. Não vão ser a salvação, mas temos que acompanhar o processo e ir levando aos poucos. Hoje eles vão estar e temos que ajudá-los, falar as coisas, explicar a importância de partidas deste nível – afirmou Benítez.

O outro líder do grupo é Braña, mas o volante de 39 anos está suspenso por ter sido expulso na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional, jogo da classificação às oitavas. Foram duas contratações apenas do presidente Juan Sebastián Verón: o lateral Evangelista, do Newell's Old Boys, e Albertengo, ex-Monterrey, do México. As únicas incorporações de um clube preocupado em ter recursos para finalizar seu estádio.

Foco na reforma do estádio

Verón anunciou, nesta segunda-feira, a assinatura do empréstimo junto ao banco Itaú. Assim, garantiu recursos para terminar, enfim, as obras do Jorge Luis Hirschi e garantir a casa própria novinha para o Estudiantes. O clube irá disputar a partida desta terça no Estadio Centenario, em Quilmes, já que o outro estádio da cidade, o Ciudad de La Plata, passa por reforma no gramado. Não há nenhum pudor em citar o rival como o favorito.

– O Grêmio é o favorito, mas no futebol pode acontecer qualquer coisa. Somos 11 contra 11 no campo. Eles vêm com um grupo trabalhado, uma base, mas o mais importante é que a gente queira. Vai ser difícil. Nada nunca foi fácil para o Estudiantes. Esta não vai ser a exceção – opinou o técnico Leandro Benítez, em entrevista coletiva.

O sentimento entre os torcedores é o mesmo. No domingo, em La Plata, muitos consideravam as chances do Estudiantes menores em relação ao Grêmio no confronto. É notório um pé atrás com a equipe, considerada ainda jovem e sem recursos para investir. Mas dentro de campo, as forças se igualam para duas camisas pesadas, como atesta o confronto entre as duas equipes em 1983, que ficou conhecido como a Batalha de La Plata.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/5/2024

2/5/2024