Tricolor terá nove jogos em um mês, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Técnico Renato Portaluppi depende do departamento médico para escalar time para quarta
Grupo do Grêmio terá maratona em agosto (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Finalmente chegou o momento do ano em que os torcedores gremistas preferem: é a hora dos mata-matas. Após a parada para a Copa do Mundo, somado com quatro rodadas do Brasileirão, o Tricolor gaúcho volta as atenções para as quartas de final da Copa do Brasil, ainda com oitavas da Libertadores no horizonte e uma verdadeira maratona de jogos no mês de agosto.
O problema é que o técnico Renato Gaúcho vê o grupo com muitos problemas físicos. Ou seja, a escalação da equipe para as próximas rodadas passará pelo departamento médico. No total, seis jogadores preocupam, sendo três titulares: Léo Moura, Bruno Cortez e Everton.
Os problemas de Renato começam pelas laterais. Léo Moura e Bruno Cortez ficaram contra o São Paulo, por desgaste muscular, e não treinaram com o grupo na última semana. Se não puderem atuar, Leonardo e Marcelo Oliveira devem ingressar na equipe.Recém contratado, Juninho Capixaba ficou de fora do treino de sábado e acabou vetado para a viagem para pegar a Chapecoense.
Autor de dois gols na vitória contra o São Paulo, o atacante Everton apresentou quadro de conjuntivite no treino de sexta e foi liberado pelo departamento médico para se recuperar em casa. O tratamento da doença pode variar de uma semana a 15 dias.
O problema mais recente de Renato passou a ser Bressan, que acusou lesão muscular no empate contra a Chapecoense, quando o Tricolor atuou com reservas. O defensor acabou substituído pelo garoto Derlan e ficará um período afastado dos gramados. A ausência gerou preocupação imediata de Renato e um pedido por reforço.
– Temos três competições difíceis, perdemos o Bressan com problema muscular, de duas a três semanas. Estamos com três zagueiros em três competições. Peço para trazer um zagueiro bom e que se encaixe no grupo. Não adianta trazer por trazer – pontuou o técnico, após o empate com a Chape.
Mata-matas como prioridade
O Grêmio se vê em meio a uma exaustiva maratona de jogos. Serão nove partidas somente em agosto, sem descanso. Por tudo isso, a prioridade ficará para as partidas em mata-mata (veja tabela abaixo). Nesse cenário, Renato seguirá com o rodízio em alguns jogos do Brasileirão para evitar desgaste.
– Há dois anos falo a mesma coisa, o jogador não é robô. Precisa descansar de vez em quando para ter uma equipe inteira. Colocamos uma equipe diferente (contra a Chape), perdemos um jogador importante (Bressan). Imagina se colocamos os titulares e perdemos dois ou três? Cada clube toma a sua decisão, a minha é essa. Querem que eu faça o que, milagre? Vai continuar jogando com uma equipe na Copa do Brasil e outra no brasileiro, até porque temos outra equipe dificílima pela frente – afirma Renato.
"Há dois anos falo a mesma coisa, o jogador não é robô. Precisa descansar de vez em quando para ter uma equipe inteira" (Renato Gaúcho)
O grupo do Grêmio se reapresenta na tarde desta segunda no CT Luiz Carvalho. Será quando o treinador iniciará a preparação para o confronto diante do Flamengo. Como de praxe, é de se esperar mistério até momentos antes do duelo marcado para às 21h45 de quarta na Arena.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.