ova opção para a lateral esquerda do Grêmio, Juninho Capixaba chegou a Porto Alegre, foi apresentado e fez os primeiros trabalhos com a camisa tricolor. Aos 21 anos, o novo jogador gremista precisa se recuperar de um período de ostracismo no Corinthians e relembrar os seus melhores tempos de Bahia em sua rápida ascensão. Ofensivo, terá uma briga direta com Marcelo Oliveira, atualmente questionado pela torcida, para ser alternativa ao titular Cortez.
Para apresentar Capixaba, o GloboEsporte.com escutou ex-treinadores que trabalharam o atleta. A qualidade técnica é unanimidade, embora com a necessidade de melhora no setor defensivo, algo corroborado pelo próprio jogador.
- Fui um meio-campo de origem. Tive que aprimorar a minha marcação. De ofensivo, já tinha tudo o que precisava naquele momento. Preciso um pouco mais da defesa, porque sou novo e tenho consciência. Mas um lateral equilibrado, sim, com espaço para melhora - se define Capixaba, na apresentação.
Começo promissor
O início de sua sequência no Bahia ocorreu com o técnico Preto Casagrande, então interino e depois treinador da equipe, em 2017. Aproveitou uma brecha de Armero e Matheus Reis para se consolidar no time. Conforme o comandante, demonstrou boas características defensivas, mesmo este o ponto escolhido por Capixaba como deficiência. Mas também citou outra situação: precisa melhorar a "tomada de decisão" no ataque.
- Não podia contar com o Armero e o Matheus Reis, então coloquei o Juninho na emergência. E me ele surpreendeu positivamente. Mostrou muita personalidade. Manteve a regularidade, talvez por estar começando, mas preocupado na defesa, em manter a linha de quatro. Ele foi muito bem. É jovem, tem muito a aprender. O Renato tem muita importância agora. Trabalhar para ele chegar no fundo e ter a tomada de decisão correta. O Cortez é o equilíbrio de físico e técnica, o Capixaba é mais parte técnica - afirmou Preto ao GloboEsporte.com.
"Surpreendeu positivamente. Mostrou muita personalidade. Manteve a regularidade, talvez por estar começando, mas preocupado na defesa, em manter a linha de quatro. Ele foi muito bem" (Preto Casagrande)
Outro a trabalhar com o jogador no Bahia foi o auxiliar de Guto Ferreira, André Luís. O ex-zagueiro também citou a necessidade de melhorar as decisões no campo ofensivo, embora ressalte a qualidade técnica do novo reforço gremista. E também apontou a necessidade de um melhor trabalho na marcação. Capixaba afirmou ter feito este "estudo" no Corinthians, sob o comando de Fabio Carille, responsável pela contratação à época.
- É um jogador mais de apoio do que marcação, necessita bastante melhora, em termos de definição, a diagonal por dentro, bater no gol de fora ou cruzar preciso. Chega bastante, mas precisa melhorar um pouco final no terço do campo. Tem boa velocidade, mobilidade, tecnicamente é muito bom jogador. Ele sabe, tem uma autocrítica grande, sabe que precisa melhorar o sentido de marcação. Peca um pouco na hora de esperar e de definir, parece ficar ansioso para tirar a bola do atacante e se precipita. Dá oportunidade para o atacante dar o drible. Conversava muito com ele sobre isso. É altamente profissional, um garoto muito bom, e tem personalidade. Isso vai ajudar ele. Erra, mas não dá bola para erro - relata André Luís ao GloboEsporte.com.
"Precisa melhorar um pouco final no terço do campo. Tem boa velocidade, mobilidade, tecnicamente é muito bom jogador. Ele sabe, tem uma autocrítica grande, sabe que precisa melhorar o sentido de marcação" (André Luis)
No Corinthians
Contratado por R$ 6 milhões pelo Timão, jogou nove partidas em Paulistão e Brasileirão e não conseguiu dar a resposta imediata. Viveu um cenário bem diferente em relação ao Bahia, após surgir bem e engatar uma sequência logo de cara, com Preto e depois Carpegiani. Deixou o clube paulista rumo ao Grêmio como uma "decepção" na temporada, na opinião do setorista do GloboEsporte.com, Bruno Cassucci.
- Foi uma grande decepção no Corinthians. Contratado por R$ 6 milhões, com a expectativa de ser o substituto de Guilherme Arana, vendido ao Sevilla, o lateral-esquerdo acumulou atuações ruins e rapidamente perdeu espaço no elenco alvinegro. Tanto é que o Timão contratou outros dois jogadores para a posição, Sidcley e Danilo Avelar, e ainda tentou fechar com Zeca. Até mesmo o jovem Carlos Augusto passou na frente de Capixaba. Em 12 jogos pelo Corinthians, o lateral-esquerdo demonstrou dificuldades defensivas e parecia estar sem confiança, cometendo erros bobos. O Grêmio terá de reabilitá-lo - diz o repórter.
Nova opção
Juninho Capixaba é apresentado no Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
A contratação tem alguns pontos importantes. Primeiro, a necessidade de ter três laterais no elenco. No entendimento do Grêmio, o grupo precisa de três opções por posição, como já ocorre no lado direito com Léo Moura, Madson e Leonardo Gomes, ou no ataque, com Jael, André e Hernane, por exemplo.
E ainda há a má fase de Marcelo Oliveira. Titular na campanha do título da Copa do Brasil e capitão em alguns momentos, o camisa 26 é constantemente alvo da torcida e foi substituído ainda no primeiro tempo da derrota para o Vasco.
Para estrear, ainda depende de sua regularização na CBF. Mas o momento não podia ser mais propício. Bruno Cortez trata desconforto muscular na coxa e está praticamente fora da partida de quinta, contra o São Paulo. Marcelo Oliveira deve ser o titular, com Capixaba já com possibilidade de ficar no banco.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!