1Win

Arthur reedita com Maicon dupla invicta e perto da perfeição em passes

Recuperado de lesão muscular, camisa 29 volta ao time nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena, contra o Palmeiras, pela 10ª rodada do Brasileirão


Fonte: Globoesporte.com

Arthur reedita com Maicon dupla invicta e perto da perfeição em passes
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A temporada escorria em seus primeiros compromissos, ainda pelo Gauchão, e um debate já tomava as discussões entre os gremistas, sobre a funcionalidade de um meio-campo com Maicon e Arthur. Sem hesitar, Renato Portaluppi bancou a parceria de pura técnica em frente a sua zaga para ditar o ritmo do time, já na reta final do estadual. E o resultado tem sido positivo deste então. A dupla de volantes segue invicta pelo Grêmio e será reeditada com o retorno do jovem ao lado do capitão para encarar o Palmeiras, às 21h45, na Arena, pela 9ª rodada do Brasileirão.



Recuperado de lesão muscular sofrida no empate em 0 a 0 no Gre-Nal, em 12 de maio, Arthur voltou a ficar à disposição do treinador para a partida e deve retornara ao time após seis jogos de ausência – sem nenhuma derrota, diga-se. Seu retorno na parceria afinada com Maicon na equipe titular faz o Tricolor não só reviver um histórico de 15 jogos de invencibilidade desde o ano passado, mas aflorar ainda mais seu estilo de toques de pé em pé para abrir espaços na defesa rival.

Com a dupla no meio-campo, o Tricolor tem um terreno fértil de movimentação constante de Ramiro, Luan, Everton, André e dos laterais para formar linhas de passe (o popular "aparecer" para receber) e ampliar o indíce de acerto. Assim, o Tricolor consegue ganhar campo e descontruir os sistemas adversários com triangulações e amplitude, além da opção de passe vertical para criar situações de gols.

O refino ao lidar com a bola, em tese, diminui o poderio de marcação da equipe, sem ao menos um volante "marcador". Mas a valorização da posse também faz o Tricolor se "defender" com a bola no pé, dando pouca margem ao adversário para atacar. De quebra, o time invariavelmente empurra o rival para seu campo de defesa e o encurrá-la ao pressionar a saída de bola. Prova disso é que a equipe tomou apenas dois gols em 10 jogos com a dupla de titular em 2018.

– São dois grandes jogadores, que têm caracaterísticas parecidas do jogo. Eles se movimentam, trocam passes. Nossa equipe se entende muito bem com ele. Como com o Maicon, o Jailson, o Cícero. Estamos bem servidos. Quem jogar tem nossa confiança e qualidade. É logico que é importante. Sempre que tiver todos os jogadores à disposição, quem tem a ganhar é o Grêmio. A gente fica feliz, mas confia em todo o jogador que entrar – afirma o zagueiro Bressan.

Precisão nos passes
Os números evidenciam a capacidade da dupla de municiar os jogadores mais avançados da equipe com precisão quase impecável. O camisa 8 é o atleta que mais acerta passes entre todos do Brasileirão. São 558 passes certos e 29 errados – aproveitamento de 95,09%. Arthur, por sua vez, é o jogador com melhor aproveitamento no fundamento no elenco gremista, após quatro jogos: são 265 acertos em 268 tentativas, com 98,8% de efetividade.

Coletivamente, as estatísticas corroboram a influência da dupla. O Grêmio é o segundo clube que mais troca passes no Brasileirão, atrás do Atlético-PR, e o que mais acerta (em percentual), com um total 3.373 passes certos em 3.566 tentativas e apenas 193 erros. São, em média, 374,7 passes por jogo, com 94% de aproveitamento.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/5/2024