1Win

Grêmio constrói vantagem nunca perdida com Renato, mas segura euforia no Gre-Nal

Tricolor aplica 3 a 0 com atuação de gala no Inter e pode perder até por 2 a 0 no Beira-Rio que se garante na semifinal do Gauchão


Fonte: Globo Esporte

Grêmio constrói vantagem nunca perdida com Renato, mas segura euforia no Gre-Nal
Grêmio se blinda de euforia para Gre-Nal da volta (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
O Gre-Nal 414 escorre em seus minutos finais, e as arquibancadas fazem ecoar um sonoro "olé" na Arena, enquanto o Grêmio troca passes de um lado a outro do campo. A reação é instintiva e até natural, diante da vitória por 3 a 0 sobre o Inter, com uma atuação de luxo neste domingo, no jogo de ida das quartas de final do Gauchão. Mas a euforia permanece ali, sem transcender as paredes do vestiário da equipe de Renato Portaluppi. E mesmo com todos os reflexos e o peso de um triunfo deste porte aplicado no maior rival.



"É difícil até conter a euforia do torcedor. Mas o importante é que aqui dentro nada vai entrar no vestiário". (Renato Portaluppi)

A postura do treinador instantes após o apito final e sua fala na entrevista coletiva deixam bem nítida a postura do Tricolor antes do embate da volta. Ao deixar o campo, o técnico se aproximou dos jogadores para dizer ao pé do ouvido que "nada estava encaminhado" para o duelo da quarta-feira, às 21h45, no Beira-Rio. O mesmo foi dito pelo comandante gremista diante dos jornalistas, minutos mais tarde, em sua análise do confronto.

– Conseguimos uma vantagem boa. Então não tem por que fazer nada diferente. Vamos com os pezinhos no chão e temos mais 90 minutos para buscar nossa classificação. Não há dúvida que o Grêmio foi melhor nesses Gre-Nais, mas não está garantido na próxima fase. O Grêmio respeita todo mundo. Todo mundo quer ganhar do Grêmio. Mas ganhar do Grêmio é outra história – afirma o técnico.

O semblante e a fala dos jogadores ao passarem pela zona mista e adentrar o vestiário também corroboram o ambiente de confiança, mas, principalmente, de cautela redobrada para o duelo da volta. Extenuados pelo forte calor, os atletas esboçaram poucos sorrisos e contiveram os ânimos nas comemorações e nas falas com a imprensa, sempre primando por manter o duelo aberto para a volta.

– A gente sabe que estamos vivendo melhor momento. Quando se trata de clássico, não tem favoritos. Soubemos jogar o jogo e sair com a vitória – se limitou a dizer Arthur.

Mas há uma série de estatísticas e marcas emblemáticas que reforça a sensação de que o Grêmio deixa a Arena com as duas mãos na vaga na semifinal do Gauchão. A começar pelo histórico. Neste domingo, o Tricolor venceu o rival pela primeira vez em clássicos em seu estádio, inaugurado em 2012.

Grêmio evita dar como "garantida" vaga na semifinal do Gauchão (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

De quebra, a equipe nunca perdeu por quatro gols de diferença sob o comando de Renato Portaluppi desde que o técnico assumiu o time, em 2016. Aqui, vale uma ressalva. Em sua primeira temporada, o Tricolor perdeu por 5 a 1 para o Santa Cruz, pelo Brasileirão, em um duelo entre os jogos de ida e volta da final da Copa do Brasil. Mas o time foi comandado por James Freitas.

Estatísticas que "embalam" o Grêmio por uma vaga no Gre-Nal 414

Nunca perdeu por quatro gols de diferença com Renato;
Nos 14 mata-matas disputados até aqui, só foi eliminado uma vez após largar com vantagem: na semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, em 2017;
Sofreu quatro gols com Renato uma única vez, na derrota por 4 a 3 para o Sport, com time reserva, no Brasileirão de 2017;
A última derrota por quatro gols ocorreu em 2016, no 4 a 0 para o Coritiba, pelo Brasileirão, ainda com Roger Machado;
O Inter não vence um Gre-Nal por quatro gols de diferença desde o 6 a 2 sofrido na inauguração do Olímpico, em 1954.
– Cada jogo tem sua história. Tem números, estatísticas. Mas a gente tem que saber que é clássico e tudo pode acontecer. A gente fez três aqui, e o Inter pode fazer três lá. O mais importante é estarmos conscientes do trabalho aqui, do que tem sido feito – analisa Grohe.

O Grêmio retoma os trabalhos nesta segunda-feira à tarde e faz um último treino na terça-feira antes do Gre-nal da volta pelas quartas de final do Gauchão. Os dois rivais voltam a se enfrentar na quarta-feira, às 21h45, no Beira-Rio. Após a vitória neste domingo, a equipe de Renato Portaluppi pode até perder por 2 a 0 que assegura vaga na semifinal do estadual.

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024
































22/4/2024