1Win

Renato, fator Arena, foco... Cinco motivos para acreditar no Grêmio na Recopa

GloboEsporte.com elenca fatores que dão confiança a time de Renato nesta quarta-feira, em decisão contra o Independiente


Fonte: Globo Esporte

Renato, fator Arena, foco... Cinco motivos para acreditar no Grêmio na Recopa
Grêmio esquece campanha ruim no Gauchão e foca na Recopa (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Sob as orientações e conselhos de Renato Gaúcho, o elenco do Grêmio se acostumou a conviver com o ambiente de grandes jogos e superar decisões nos últimos 17 meses. Com o penta da Copa do Brasil em 2016 e o tri da Libertadores para imortalizá-lo na história do clube, os jogadores entram em campo nesta quarta-feira, às 21h45, para encarar o Independiente, na Arena, na decisão da Recopa Sul-Americana e tentar enfileirar o terceiro título em três anos.



O cartel de taças das últimas duas temporadas respalda com folgas o plantel para o duelo dos dois "Reis de Copas" da América Latina. Mas o momento delicado vivenciado na lanterna do Campeonato Gaúcho, com a ameça do rebaixamento no estadual, faz despontar um certo sentimento de desconfiança entre os gremistas às vésperas de mais uma decisão.

Mas que não chega ao vestiário de Renato, que, como de costume, blinda seu grupo e o enche de confiança para a partida – como a entrevista coletiva concedida nesta terça-feira deixa bem nítido. Abaixo, o GloboEsporte.com elenca motivos que respaldam o Grêmio para erguer o título na Arena:

Foco só na Recopa

Em férias atrasadas por causa da disputa do Mundial, o Grêmio abriu o período de preparação em pré-temporada apenas em 18 de janeiro, já com o Campeonato Gaúcho em disputa por seu elenco de transição. E desde então, Renato tratou de conduzir um planejamento com foco em preparar a sua equipe para os dois compromissos decisivos contra o Independiente – prioridades máximas nestes primeiros dois meses do ano.

E assim o fez, com dois testes ao seus titulares antes dos confrontos com o Independiente, para reduzir a falta de ritmo de jogo. Mesmo com a situação delicada na tabela, o técnico evita tocar no assunto Gauchão dentro do vestiário.

– A ordem para eles desde o jogo do Veranópolis é que não ia falar de estadual. O Grêmio está nessa situação porque conquistou a Libertadores ano passado, fez Mundial em Abu Dhabi. Antes mesmo de os jogadores voltarem das férias, o campeonato começou. Jogadores não são robôs. Na cabeça deles, é só a Recopa. Tive que botar o time a jogar sem metade das condições. Para tentar preparar da melhor maneira possível para os dois jogos com o Independiente – afirma Renato.

Fator local

O treinador deixa claro que a falta de ritmo será um fator de dificuldade contra um adversário que se encontra em estágio mais avançado de atuação na temporada. O próprio duelo de ida é exemplo disso. Mesmo com um atleta a mais durante boa parte da partida, o Grêmio teve dificuldades para fazer seu estilo de jogo fluir e se sobrepor ao adversário – algo que só ocorreu nos minutos finais.

Expectativa de público é de 40 a 45 mil pessoas na Arena nesta quarta (Foto: Eduardo Deconto

Nesta quarta-feira, os titulares farão seu quarto jogo na temporada – um número que dá maior margem de ritmo de jogo, ainda que aquém do ideal. O fator Arena, com expcetativa de 45 mil gremistas nas arquibacandas é visto como ponto capaz de fazer o time se sentir mais à vontade e atenuar o condicionamento físico neste início de ano.

– Eles não vão desistir nunca. Estamos preparados para isso. Já passei para os meus jogadores. Eles não vão se entregar em momento algum. A minha equipe não vai se entregar em momento algum. São dois times que pegam bastante. Que procuram jogar. Com a bola, a gente vai jogar como sempre fez. Esperamos que o Grêmio esteja numa noite mais feliz. Convoco o torcedor para que lote a Arena. Tem que incentivar da mesma forma – pediu o treinador.

Retrospecto com Renato
À beira do campo, Renato adota perfil enérgico, é verdade, com orientações a todo instante a seus comandados. É como se participasse das ações da partida, mesmo sem entrar em campo,como o histórico pode atestar. Desde que retornou ao Grêmio, o técnico comandou o clube em 26 partidas de mata-mata, com 70% de aproveitamento. Em 13 duelos, são 11 classificações e duas quedas, suplantadas pelos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.

Ausência do Gigliotti

Gigliotti desfalca o time argentino em Porto Alegre (Foto: Martin Acosta/Reuters)

O centroavante é peça-chave nesta equipe do Independiente. Depois de Tagliafico e Barco, que já deixaram o clube, o camisa 9 foi referência na campanha do título da Copa Sul-Americana. A ponto, inclusive, de ser lembrado pelo Grêmio na incessante busca por um centroavante no mercado. O gringo, além de dar trabalho na disputa física com os zagueiros, também tem faro de gol. Mas será desfalque por causa da expulsão no jogo de ida, na Argentina.

Silvio Romero, seu mais provável substituto, tem outra característica. É mais movediço, mais técnico e menos potente. Outro ponto: Romero foi contratado neste ano do América-MEX. Portanto, ainda está em adaptação e não tem pleno conhecimento dos companheiros. Jogou apenas 55 minutos, no empate com o Temperley, na última rodada do Argentino, com a equipe reserva enviada a campo pelo técnico Ariel Holan.

Alisson entre os titulares
Ainda há mistério em quem de fato vai entrar na vaga pelo lado direito. Renato optou por Lima na Argentina, mas a equipe só atingiu uma naturalidade com a posse de bola após a presença de Alisson. A expectativa é justamente que o jogador contratado junto ao Cruzeiro comece o jogo, embora não haja confirmação alguma. Com a novidade, o Grêmio ganha experiência, qualidade técnica e velocidade. Até o momento, quando foi chamado do banco, contra Independiente e Brasil de Pelotas, melhorou a equipe – neste último, inclusive, anotou um gol na virada.

GRÊMIO X INDEPENDIENTE - RECOPA - VOLTA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Data e horário: quarta-feira (21/02), às 21h45 (horário de Brasília).

Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Alisson (Lima), Cícero (Jael) e Everton; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.

Desfalques: Arthur, Ramiro e Madson.

Provável Independiente: Campaña; Buscos, Franco, Amorebieta e Gastón Silva; Gaibor, Domingo e Meza; Benítez, Menéndez e Romero. Técnico: Ariel Holan.

Desfalques: Gigliotti.

Arbitragem: Enrique Cáceres, auxiliado por Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla, todos do Paraguai. Árbitro de vídeo: Andres Cunha e Nicolas Taran, do Uruguai.

Transmissão: Sportv 2 (com Jader Rocha e Batista). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024

4/5/2024