1Win

Renato descarta rebaixamento no gauchão

Tricolor precisa de duas vitórias nos quatro jogos restantes para não ser rebaixado no estadual e de três para se classificar às quartas


Fonte: Globoesporte

Renato descarta rebaixamento no gauchão
Foto: Lucas Uebel/ Grêmio

Renato Gaúcho, apesar da derrota contra o Veranólpolis, continua com discurso confiante e descartou qualquer temor de rebaixamento no Gauchão.

A realidade da tabela, no entanto, causa calafrios nos torcedores e pode fazer o Grêmio repensar seu planejamento para os próximos jogos da temporada. A quatro jogos do fim da primeira fase, o Tricolor terá três confrontos diretos contra Novo Hamburgo, Juventude e São Paulo-RG e um clássico Gre-Nal para evitar o que seria um vexatório descenso.
Com a vitória do Novo Hamburgo sobre o São Luiz no último domingo, o Grêmio caiu para a lanterna da competição. Soma quatro pontos em sete jogos disputados, com aproveitamento de míseros 19%. O Anilado, que tem um jogo a menos, chegou a cinco pontos e saiu da última posição para o 10º lugar, colocando também o São Paulo no Z-2.

Os quatro jogos restantes do Grêmio

24/02 - Grêmio x Novo Hamburgo - Arena
04/03 - Juventude x Grêmio - Alfredo Jaconi
07/03 - Grêmio x São Paulo-RS - Arena
11/03 - Internacional x Grêmio - Beira-Rio

Levando em conta o rendimento do atual oitavo colocado, o Cruzeiro-RS, o Grêmio precisará de três vitórias nos quatro jogos que restam para se classificar às quartas de final. Com isso, terminaria a fase de grupos com 13 pontos, mesma pontuação do oitavo colocado no ano passado, o São José-RS. Já para fugir do rebaixamento seriam necessários mais duas vitórias, ou 30% de aproveitamento total, conforme as mesmas projeções.

A primeira das "quatro finais" do Grêmio será justamente contra o Novo Hamburgo, no próximo sábado, na Arena. Depois, no dia 4 de março, vai ao Alfredo Jaconi enfrentar o Juventude, que também tem cinco pontos e um jogo a menos – enfrenta o Caxias, nesta segunda-feira. Ou seja, caso ambos vençam seus jogos, podem abrir quatro pontos do Tricolor e deixar o Cruzeiro, com sete, como o rival a ser superado. Junto com o São Paulo-RG, que o time de Renato enfrenta no dia 7 de março, quatro dias antes do Gre-Nal, no Beira-Rio.

Fazer 50% dos pontos não seria nenhum absurdo para o Grêmio, mas há um complicador nessa equação. Em meio aos jogos decisivos do Gauchão, o time de Renato terá pela frente a decisão da Recopa Sul-Americana contra o Independiente, nesta quarta-feira, e a estreia na Libertadores, contra o Defensor, no Uruguai, na terça seguinte, dia 27. Assim, pode ser obrigado a poupar novamente o time titular.

O que o Grêmio precisa no Gauchão

Para se classificar: três vitórias em quatro jogos (75% de aproveitamento), 13 pontos no total
Para evitar o rebaixamento: duas vitórias em quatro jogos (50% de aproveitamento), 10 pontos no total
Após a derrota em Veranópolis, Renato afirmou que não mudará sua estratégia e antecipou a escalação de reservas contra o Novo Hamburgo. Mas isso ainda não é questão fechada no clube, a julgar pelas declarações do diretor executivo André Zanotta em Veranópolis. Dependendo do resultado na Recopa – e também do jogo do Novo Hamburgo contra o Cruzeiro – o planejamento pode ser alterado.

– A gente vai jogo a jogo. O próximo é a Recopa, um título que o Grêmio pode conquistar. No sábado, contra Novo Hamburgo, vamos pensar depois de quarta-feira. Vamos ver o que vai acontecer – disse o dirigente.

O elenco gremista volta aos treinos na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho. Para o confronto contra o Independiente, Renato ainda não deverá contar com Arthur, ainda em recuperação da lesão no tornozelo sofrida na final da Libertadores. Como empatou o jogo de ida em 1 a 1 na Argentina, o Grêmio fica com o título em caso de vitória. Novo empate leva a decisão para a prorrogação e, persistindo a igualdade, pênaltis.




VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024



25/4/2024