Gramado maior e torcida perto: a Fortaleza que o Grêmio vai enfrentar na final
GloboEsporte.com vai ao estádio do Lanús com o responsável pela sua remodelação e mostra alguns detalhes do campo da decisão da Libertadores, nesta quarta-feira
No nosso estádio, na nossa casa, vai ser diferente.
As palavras do técnico Jorge Almirón, após a derrota em Porto Alegre, resumem a confiança da torcida do Lanús no título da Libertadores. Sem menosprezo ao Grêmio, sempre citado como um adversário duro e com vantagem. Mas os torcedores argentinos acreditam muito na virada, apesar do placar aberto, por uma razão: o Estádio Ciudad de Lanús Néstor Díaz Pérez, ou "La Fortaleza".
O palco da grande final da Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília) talvez não esteja à altura do evento, embora em boas condições. Mas é um dos trunfos do time argentino por conta do histórico recente na competição. O GloboEsporte.com visitou o local, falou com o dirigente responsável pela remodelação e que dá nome ao estádio e identificou alguns detalhes a prestar atenção.
Em primeiro lugar: o apelido não é à toa. Surgiu na década de 90, quando o Lanús subiu para a primeira divisão em 92 e fez muitos dos grandes clubes argentinos vítimas de suas forças na grande Buenos Aires. Um narrador, Jorge Mineo, cunhou a expressão "La Fortaleza", que pegou. O estádio é onde o Lanús se sente bem para viradas como as conseguidas até agora na Libertadores. Pergunte para qualquer torcedor em volta do estádio e a resposta é sempre a mesma: “o Lanús é muito forte em casa”.
Especialmente pelo que foi visto contra San Lorenzo, nas quartas, quando virou um placar de 2 a 0 contra e venceu a decisão nos pênaltis; e River Plate, na semi, ao perder o primeiro jogo por 1 a 0 e ainda sair com 2 a 0 contra dentro de casa, mas reverter para 4 a 2 e conseguir a classificação. Antes, o Lanús havia superado o The Strongest nas oitavas. Na fase de grupos, perdeu para Nacional-URU e Chapecoense, embora esse último resultado tenha sido revertido nos tribunais para uma vitória do Lanús.
– Estou mais tranquilo do que em anos. Vai virar, eu sei que vai virar – diz o ambulante Juan Lara, que há 55 anos trabalha no entorno do estádio.
Recentemente, Lanús perdeu para Olimpo e Unión em casa, em jogos pelo Campeonato Argentino e Copa Argentina, respectivamente, mas não com a equipe completa. Almirón acabou por mesclar a equipe entre as competições nacionais e os jogos da Libertadores, estratégia utilizada também pelo Grêmio, o que trouxe tropeços.
Gramado está bom, mas apresenta irregularidades (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
O treinador sabe que, além de contar com a mística por jogar em casa, tem algumas vantagens em La Fortaleza. Conhece por exemplo os pormenores do gramado. A grama aparentemente é boa, sem maiores preocupações. No entanto, o terreno do campo apresenta algumas irregularidades, com elevações em alguns pontos. Além disso, claro, há pouco espaço entre o campo e a torcida. Para bater o escanteio, o jogador fica praticamente no alambrado.
Há outra especificidade. O gramado é dois metros mais largo que o da Arena. O Grêmio joga em um campo de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Na Argentina, vai buscar o tri da América em um com 105 metros por 70.
A expectativa, claro, é de estádio lotado. A capacidade do La Fortaleza é de 46.596 lugares, sendo 5 mil destes reservados para os gremistas na decisão. O local ainda recebia os últimos retoques, como pintura no lado externo, para estar bem nas telas do mundo todo.
O espaço destinado para a torcida do Grêmio na quarta-feira (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
O homenageado
A Fortaleza do Lanús foi inaugurada em 1929, mas deixou de ser um estádio “de madeira” em 2003, quando Néstor Díaz Pérez terminou um projeto capitaneado por ele e autofinanciado para reformar o estádio, iniciado no fim de 1990. Com rifas e ajuda da torcida, inclusive. Todo o esforço foi reconhecido com o batismo do estádio em seu nome. Foi o próprio dirigente histórico do Lanús quem abriu as portas do estádio para a reportagem do GloboEsporte.com.
– É um grande orgulho, nunca pensamos em chegar tão longe. Que saia tudo bem. É uma alegria tudo isso, já tenho 70 anos. Lamento que meu pai não possa ver isso, que me fez sócio com um ano. Na minha cabeça é uma alegria, é algo que se sonha. Não é todos os dias que alguém tem a possibilidade de o estádio levar o seu nome – destaca Díaz Pérez.
Néstor Díaz Pérez e ao fundo seu nome no estádio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Foram mais 10 anos de melhorias para deixar o estádio igual ao que receberá a final, com a construção da parte mais moderna, com camarotes. A Fifa e a Conmebol pediram 1,5 mil ingressos para a decisão, enquanto os familiares dos atletas solicitaram outros mil. Até o domingo, ainda havia entradas à venda nas bilheterias.
A remodelação, por exemplo, apresenta histórias curiosas. O Lanús precisava da licença da AFA para receber jogos, mas tinha uma estrutura precária, com pavilhões ainda de madeira. Néstor Días Pérez ligou para o amigo, dono de uma madeireira. Um carregamento chegou ao local antes da vistoria da entidade. Os fiscais viram as condições ruins, mas também a madeira do lado de fora e supuseram que haveria a troca. Após a liberação, a madeira voltou para o estoque.
O La Fortaleza fica dentro do complexo esportivo do Lanús, local que recebe os sócios do clube para prática de outros esportes. O clube também oferece em suas dependências escolas primária, secundária e até curso de nível superior na área de educação física.
Uma das razões para o Lanús ser chamado por seus torcedores de "maior clube de bairro do mundo" é a proximidade com as pessoas de Lanús Leste, onde fica localizado o complexo. O bairro é residencial, com casas muito próximas ao estádio. Aparentemente, um local tranquilo. Mas que certamente pulsará na quarta-feira.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.