1Win

Fernandinho cresce com "sombra" e repete marca do São Paulo no Grêmio; veja top-3

Atacante diz que disputa por titularidade é fundamental para fazer jogadores não se acomodar, fala sobre duelo com Everton e se vê mais completo em 2017


Fonte: Globo Esporte

Fernandinho cresce com sombra e repete marca do São Paulo no Grêmio; veja top-3
Fernandinho vive seu melhor momento no Grêmio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
O ano de 2017 tem sido diferente para Fernandinho. Três anos após chegar no Grêmio, o atacante deslanchou na temporada. É o artilheiro gremista no Brasileirão, com nove gols, protagoniza uma das disputas do time, embora a tendência seja realmente que comece o jogo com o São Paulo, nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena. Justamente o outro clube pelo qual o camisa 21 gremista completou 100 jogos. Além de se dizer mais completo e falar sobre a “sombra” Everton, o goleador escolheu seus principais jogos no clube gaúcho.



Contratado em 2014, Fernandinho conviveu com dificuldades para se formar em Porto Alegre. Só a partir da chegada de Renato Gaúcho, que pediu seu retorno, que Fernandinho passou a ser constantemente utilizado e ter um crescimento. O próprio admite um foco diferenciado em 2017, mas também valoriza a presença de uma “sombra” no elenco. No caso, Everton, que disputa com ele uma vaga no time titular.

- Claro, tem que ter (uma sombra). Principalmente em time grande. Tem que ter um, dois, três da mesma posição que possa te incomodar. O ser humano é muito complicado, por mais que a gente nos cobre no dia a dia, esteja motivado, acaba relaxando. Quando tem uma sombra, um cara que é teu parceiro e a qualquer momento pode perder a vaga para ele… Para conquistar já é difícil, mas o mais complicado ainda é manter o nível alto. Time grande como o Grêmio sempre tem essa competição, essa briga. Fico feliz por ser uma disputa sadia - comentou Fernandinho ao GloboEsporte.com.

100 jogos e Top 3

Só em um clube da carreira, justamente o rival desta quarta-feira, Fernandinho chegou na marca atingida no empate com o Vitória. São 100 jogos com a camisa do Grêmio, sendo mais de 50 destes em 2017. No Alfredo Jaconi, também foi o responsável por anotar o gol do 1 a 1 em Caxias do Sul.

- É uma marca muito importante, em um clube como o Grêmio, que tem uma história tão bonita e bacana, que representa muito no futebol brasileiro e mundial. Um clube com quase 10 milhões de torcedores espalhados pelo mundo. Representa muito, estou muito feliz e satisfeito. Tinha atingido no São Paulo, são dois grandes clubes do futebol mundial - avalia.

Fernandinho escolheu, a pedido do GloboEsporte.com, cinco jogos marcantes em sua carreira no Grêmio. Contratado em 2014, tem contrato até o fim deste ano, embora o Grêmio tenha adiado todos os movimentos de renovação para depois das finais da Libertadores, dias 22 e 29. Dois dos jogos são Gre-Nais.
- Gre-Nal é realmente um jogo à parte, diferente. Eu pude participar fazendo gols e ajudando a equipe. Foi muito gratificante estes momentos. Marcaram minha carreira aqui - disse o atacante.

Grêmio 5 x 0 Inter - 9/08/2016 - Brasileirão

Fernandinho foi um dos persoonagens no Gre-Nal dos 5 a 0 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Maior goleada recente do clássico, o 5 a 0 ficou marcado na carreira de Fernandinho. O atacante, até então ainda sob uma nuvem de desconfiança, anotou o quarto gol e participou do quinto ao cruzar para o carrinho de Réver, contra. E ficou eternizado na história de uma das maiores rivalidades do Brasil.

Grêmio 2 x 2 Inter - 4/03/2017 - Gauchão

Fernandinho deixou o banco de reservas para evitar a derrota do Grêmio de virada na Arena. Por ter marcado o gol, o atacante também apontou este clássico como um dos jogos mais importantes entre os 100 realizados no Grêmio.

Grêmio 5 x 0 Sport - 02/09/2017 - Brasileirão

Maior goleada do Grêmio nesta temporada, a vitória sobre o Rubro-Negro pernambucano teve Fernandinho balançando a rede duas vezes, no terceiro e no quarto gol. O atacante ainda destacou essa partida pelo desempenho geral do time na Arena.

Mais completo

Ainda não se sabe se Fernandinho continuará para o próximo ano. Mas uma coisa é certa: se deixar o Grêmio, o camisa 21 sairá mais completo para 2018. Depois de anos instáveis, recuperou a regularidade. Apesar da dita disputa por Renato, Fernandinho foi o escolhido para ocupar a posição deixada por Pedro Rocha após a venda para o Spartak Moscou.

- Cara, tem sido um ano muito bom né?! Individualmente e coletivamente também. Nós temos mantido um nível de atuação assim durante um bom tempo. As vezes um jogo ou outro a gente não consegue fazer aquilo que nós temos feito durante toda a temporada, mas é algo normal - opinou Fernandinho.

Fernandinho é o goleador do Grêmio no Brasileiro, com 9 gols (Foto: Rodrigo Rodrigues/Divulgação Grêmio)

Depois de se notabilizar com arrancadas pelo lado esquerdo durante a carreira, especialmente no próprio São Paulo e no Barueri, Fernandinho passou a jogar pelo flanco oposto no Grêmio. Uma descoberta de Renato que faz o camisa 21 ganhar mais uma função, algo sempre valorizado pelos técnicos Brasil afora.

- Me sinto mais completo, sim. Hoje eu ganhei uma posição a mais, tenho mais facilidade quando sou usado também, quando necessita de alguém pela direita. Hoje, em alguns momentos me senti até melhor pelo lado direito.

Fernandinho deve iniciar o jogo desta quarta como titular. A provável escalação tem Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Jailson), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/5/2024


6/5/2024