É quase impossível perder de vista a final da Libertadores, com possibilidade de encerrar 2017 com um título continental. Mas Renato Portaluppi tem algumas missões nos 20 dias até a decisão do Grêmio com o Lanús, dia 22. São cinco rodadas do Campeonato Brasileiro para cravar o pé no G-4 para garantir a vaga direta, manter o ritmo de jogo dos titulares, recuperar totalmente Michel e ver Lucas Barrios deixar o departamento médico, entre outras.
São cinco partidas para o Grêmio chegar à decisão na ponta dos cascos fisicamente, e ainda com gordura na competição nacional: Flamengo, neste domingo, além de Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, Vitória, em Caxias do Sul, São Paulo, na Arena, e Santos, na Vila Belmiro. A logística para viajar a Buenos Aires está praticamente fechada, com voo fretado deixando Porto Alegre na noite de segunda-feira, dia 20.
> Confira abaixo as cinco missões do Grêmio antes da final:
1) Michel voltar ao melhor ritmo
Uma cena chamou atenção no decorrer do treino desta sexta-feira. Durante uma pausa, Renato deixou o espaço onde observava o trabalho e, passos tranquilos, foi conversar com Michel. Talvez a grande tarefa do técnico nos 20 dias até a final da Libertadores seja resgatar seu camisa 5, dupla afinada com o jovem Arthur.
Depois da cirurgia no joelho esquerdo, ele ficou fora do time titular e jogou apenas com os reservas. São quatro jogos, dois desde o início, contra Palmeiras e Avaí, e os dois contra o Barcelona, entrando no segundo tempo. Neste período, poderá ganhar a oportunidade de jogar novamente com os companheiros com os quais estava mais habituado. É um “reforço” para as decisões da América.
2) Sem lesões
Tão importante quanto manter o nível de atuações próximo do 3 a 0 sobre o Barcelona-EQU é ter todos os jogadores estar à disposição no próximo dia 22. Renato terá de administrar o elenco (e torcer um pouco contra o acaso) para não perder nenhum titular por lesão. Até porque o Grêmio sofreu com isso recentemente, com 10 jogadores no departamento médico.
- Tem o Campeonato Brasileiro também pela frente. Vamos torcer para ninguém mais se machucar. A gente chega forte, sim. Fora o Barrios, praticamente não temos outro jogador no departamento médico. Vamos procurar recuperar. É importante todo mundo estar bem - apontou Renato.
3) Recuperar Lucas Barrios
O centroavante argentino/paraguaio teve uma lesão muscular na coxa direita. Nada muito grave, mas que vai tirá-lo de ação nas próximas duas semanas. Se em campo a intenção é deixar tudo azeitado para a decisão, fora a intenção é deixar o gringo com as melhores condições físicas possíveis para a final. Até porque o camisa 18 é o artilheiro no ano, com 18 gols, e tem aparecido em momentos decisivos, como as quartas de final contra o Botafogo, na Arena.
A rotina será de intenso tratamento de fisioterapia para Barrios. Nesta sexta, ele apareceu no gramado, mas apenas para observar o treino. Bateu bola. Antes do jogo da quarta, afirmou que voltaria logo aos gramados.
- É uma pequena lesão. Agora vamos recuperar. Daqui um pouco volto - disse o centroavante.
4) Ganhar gordura
Embora na final da Libertadores, o Brasileirão tem peso para o Grêmio para virar um "backup" em caso de insucesso na busca pelo Tri. Ano passado, por exemplo, se a Copa do Brasil não fosse o caminho para a Libertadores, o Tricolor não teria a classificação para a competição continental.
Hoje o Grêmio é o quarto, com 51 pontos, no limite da classificação direta para a fase de grupos em 2018. Corinthians, líder com 59, e Palmeiras, com 54, se enfrentam no domingo. E o Santos joga no sábado, contra o Atlético-MG, com 53 pontos. A intenção gremista é engatar uma sequência de vitórias para se recolocar de maneira mais direta e forte no Brasileirão.
- A gente vem com a mentalidade de ficar ali na briga pela vaga direta na Libertadores. Não sabemos o que vai acontecer na final da Libertadores, é 50% para cada lado, então temos que estar na briga da Libertadores, entre os quatro primeiros. Esse jogo de domingo é muito importante, é importante ter um bom resultado para ficar ali. E segurar um adversário que briga por vaga direta - comentou o centroavante Jael.
5) Manter o ritmo dos titulares
Como foi dito depois da derrota para o Barcelona-EQU, Renato vai dosar o time titular nestas cinco rodadas. Há a probabilidade de alguns não jogar contra o Flamengo. O treinador não deixou claro qual será o planejamento e disse que irá alternar o uso dos jogadores para mantê-los em ritmo de jogo. Vai manter os planos feitos até o momento, quando os reservas assumiram várias rodadas do Brasileirão para deixar os titulares focados nas competições de mata-mata, como Libertadores e Copa do Brasil.
- Se mantem o ritmo de jogo jogando. Eles precisam jogar. Essas dúvidas fazem parte do futebol. Eles não podem parar de jogar. Importante é manter essa forma. Todos não vão jogar, mas a maioria - revelou Renato.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!