Após decepções, Grêmio dá volta por cima em 2016 com Penta e êxtase
Temporada inicia com quedas no Gauchão e na Libertadores, mas termina com o título da Copa do Brasil depois de 15 anos sem conquistas relevantes a nível nacional
O ano de 2016 ficará marcado na história do Grêmio. Depois de um longo período, o clube gaúcho conseguiu, enfim, romper o jejum de conquistas consideradas relevantes e levantou a Copa do Brasil em dezembro. No entanto, a temporada não foi apenas isso. Teve um ídolo pedindo estátua e se consolidando cada vez mais, a filha dele arrumando punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e uma série de trocas no comando do departamento de futebol.
Feliz no último mês, o Grêmio sofreu algumas decepções no primeiro semestre, como as eliminações doídas na semifinal do Gauchão e nas oitavas de final da Libertadores. Miller Bolaños, a maior contratação da temporada, começou fulminante, mas no segundo jogo sofreu a polêmica cotovelada de William no Gre-Nal e teve o ano prejudicado. Confira abaixo a retrospectiva do Grêmio em 2016:
MANDÍBULA FRATURADA
Menos de 90 minutos depois de estrear com gol e empolgar os gremistas, Miller Bolaños vivia um drama. Maior contratação do Grêmio na temporada, encarava um Gre-Nal logo em sua segunda partida no clube. Em uma dividida logo no início do clássico, levou uma cotovelada de William, do Inter, e acabou com uma fratura na mandíbula. Retornou aos gramados apenas 40 dias depois. O tempo parado, a perda de massa muscular e a sequência interrompida foram listadas como razões para o rendimento abaixo do esperado em 2016 – ainda assim, fez gol na final da Copa do Brasil.
QUEDA NO GAUCHÃO
No início da temporada, a promessa era por títulos. Após encerrar 2015 em alta, o Grêmio tinha favoritismo no Estadual. Liderou a competição e tinha tudo para romper a sequência do rival. Mas pediu para adiar a semifinal com o Juventude, escalou reservas no jogo do Alfredo Jaconi, perdeu e acabou eliminado no Campeonato Gaúcho na Arena, apesar de vencer a partida. A logística montada pelo Tricolor foi um dos pontos criticados.
DECEPÇÃO NA LIBERTADORES
Ainda assim, restava a prioridade da temporada. Classificado na Libertadores, o Grêmio enfrentou o Rosario Central nas oitavas de final – longe de ser um bicho de sete cabeças, apesar de qualificado. O time argentino, porém, ganhou na Arena e no Gigante de Arroyito com superioridade, aplicando 4 a 0 no placar agregado – 1 a 0 em Porto Alegre e 3 a 0 na Argentina.
VENDA DE GIULIANO
Uma das peças-chave do time, Giuliano era jogador da confiança de Roger e cumpria uma função tática importante como extrema pela direita. Maior salário tricolor, foi vendido ao Zenit no meio do ano, com investimento recuperado. A saída do meia, porém, desestruturou a equipe de Roger, que passou por uma queda de rendimento.
GRE-NAL DA VALSA E DO TRATOR
Um dos pontos altos do ano na rivalidade Gre-Nal foi o clássico do Beira-Rio, o primeiro do Brasileirão. O duelo ganhou um tom especial por conta do áudio vazado de Argel a um amigo, falando em "passar o trator", e a provocação feita por Sasha na final do Gauchão, dançando uma valsa dos 15 anos sem títulos com a bandeira de escanteio ao comemorar seu gol. Por isso, após o 1 a 0, Edílson, especialmente, respondeu na casa dos colorados.
SAÍDA DE ROGER
Após levar o Grêmio a um surpreendente terceiro lugar em 2015, Roger começou o ano prestigiado. Mas, aos poucos, a desconfiança sobre ele foi crescendo, principalmente por conta das eliminações no primeiro semestre, além de outras situações e o contexto político. Durante o Brasileirão, o Tricolor teve uma queda de rendimento e acumulou seis partidas sem vencer, entre elas derrotas por 4 a 0 para o Coritiba e 3 a 0 para a Ponte Preta, decisivas para o pedido de demissão do treinador.
CRISE POLÍTICA E TROCAS
O ano gremista teve uma onda de altos e baixos no âmbito político. Houve algumas mudanças no comando do departamento de futebol, inclusive de modelos. O ano iniciou com Rui Costa como diretor executivo e Cesar Pacheco como vice de futebol, retirados ao término da Libertadores, após um áudio do filho do ex-presidente Fábio Koff vazar com críticas ao profissional. Naquele momento, Alberto Guerra assumiu como vice de futebol e Júnior Chávare assumiu interinamente como executivo.
No momento da queda de Roger, em setembro, Guerra foi sacado, após uma desavença com o vice-presidente e então diretor de futebol Antônio Dutra Jr., com críticas via WhatsApp vazadas. Chávare retornou para a base. E Adalberto Preis, vice eleito, se tornou o vice de futebol, com o atual dirigente principal da pasta, Odorico Roman, como diretor. O cargo de executivo ficou vago. Valdir Espinosa entrou como coordenador técnico ao lado de Renato.
RENATO, ÍDOLO MAIS ÍDOLO E ESTÁTUA
Renato é autor dos gols do título mundial do Grêmio sobre o Hamburgo, em 83. Talvez fosse inimaginável pensar em uma idolatria ainda maior para o ex-camisa 7. Mas o título da Copa do Brasil e sua terceira passagem pelo clube fizeram isso. O Homem-Gol comandou o pentacampeonato e, inclusive, pediu uma estátua para os dirigentes do clube após a conquista e fim de jejum de 15 anos.
CAROL E STJD
Durante a campanha da Copa do Brasil, um evento chamou atenção em especial: a presença de Carol Portaluppi, filha de Renato, no campo da Arena nos instantes finais da semifinal da competição, contra o Cruzeiro, na Arena. O Grêmio foi denunciado no STJD e perdeu momentaneamente o mando de campo da decisão com o Atlético-MG – a decisão foi reformada após recurso tricolor, com multa apenas. Mas a filha do comandante deu o que falar. E o ato foi repetido, claro, após o título da Copa do Brasil.
É PENTA!
Apesar das trocas durante a temporada e uma oscilação em rendimento, o ano terminou da melhor maneira para os gremistas. Após 15 anos desde a última conquista de maior relevância nacional, a torcida pode soltar o grito de "é campeão" pela primeira vez dentro da Arena, quatro anos após sua inauguração. O título tornou o Grêmio o maior vencedor da Copa do Brasil e retomou a autoestima gremista, ainda mais com o rebaixamento do Inter para a Série B, outro fato comemorado ao término de 2016.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.