1Win

Além dos números: Grêmio analisa comportamento de possíveis reforços

Coordenador técnico Valdir Espinosa usa rede de contatos para ampliar informações


Fonte: Globo Esporte

Além dos números: Grêmio analisa comportamento de possíveis reforços
Valdir Espinosa colhe todas informações em busca por reforços (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
O Grêmio está no mercado em busca de reforços pontuais para a próxima temporada. E, para minimizar a chance de errar na tentativa de qualificar o elenco para 2017, analisa desde os números de possíveis contratações até o perfil de comportamento do atleta dentro dos jogos para completar as negociações.

A análise dos números é um dos trunfos do clube a partir do uso do software alemão SAP, incorporado ainda durante a temporada de 2015, e também um gosto pessoal do novo vice de futebol, Odorico Roman, economista. O outro ponto de análise passa a ser com o coordenador técnico Valdir Espinosa, o técnico Renato Portaluppi e demais integrantes da comissão técnica.

A rede de contatos no futebol também ajuda. A procura do Grêmio no mercado sul-americano é grande. A partir daí, Espinosa também busca informações com pessoas próximas para entender mais do alvo. Há, por exemplo, buscas por atletas no Equador, caso do atacante Emanuel Herrera, argentino de 29 anos que atualmente defende o Emelec.

– A partir da análise, vamos procurar quem conhece. Eu tenho amigos no Paraguai. Se o cara está no Uruguai, vai se buscar a informação, a personalidade, como é o cara em relação a reagir a jogo fácil, jogo difícil, comportamento, análise dos números. Para que tu diminuas a chance de erro – disse Espinosa ao GloboEsporte.com.

O primeiro reforço anunciado pelo Tricolor foi o volante Michel, que passou exatamente por esta minuciosa leitura antes de ser confirmado. Chamou a atenção durante a Série B, foi monitorado e houve uma conversa com o seu técnico no Atlético-GO, Marcelo Cabo.

O nome mais perto de se concretizar atualmente é do atacante Kayke, ex-Flamengo e que está no Yokohama Marinos, do Japão.

– A gente buscou informação. (Michel) Foi um destaque do Atlético-GO. É de bom passe, chegada à frente, comportamento que se buscou analisar, muito bom. Todas as informações que se tinha se buscou no treinador dele (Marcelo Cabo), pela amizade que tenho. Tudo isso fechou. Esse jogador tem o perfil – completou Espinosa.

O Grêmio fecha um cerco particular ao atacante em cinco nomes do mercado sul-americano, mas diz que não deve ter novidades até a virada do ano. Além disso, busca laterais para compor o grupo e um meio-campista. Luan é o mais assediado e pode deixar o clube, apesar do Tricolor rechaçar uma proposta milionária do mercado europeu há um mês.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024

4/5/2024