1Win

Grêmio se empolga com reforços em 2017 e promoverá joias ao grupo de Renato


Fonte: globoesporte.com

Grêmio se empolga com reforços em 2017 e promoverá joias ao grupo de Renato
Rodrigo Fatturi / Grêmio
Grêmio irá promover garotos de sua equipe sub-20 para 2017

O Grêmio dá vazão a um dos principais pilares da gestão de Romildo Bolzan e mantém a política de valorização das joias de suas categorias de base como ponto-chave para delinear seu elenco para a próxima temporada. Ao passo que ronda o mercado e lança uma série de tratativas em busca de um artilheiro matador para a disputa da Libertadores, o Tricolor trata de aproveitar a "safra 2017" com uma série de promoções de garotos para integrar o grupo de Renato Gaúcho

Tudo isso, claro, a passos cautelosos e bem estudados. A ideia inicial é integrar alguns dos jovens do elenco de transição aos trabalhos de pré-temporada com os atletas do time principal, até para introduzi-los à metodologia do comandante e para que possam auxiliar como "sparrings" nos treinamentos.

Entre os pupilos que irão se apresentar junto a Douglas, Pedro Geromel e companhia estão: o goleiro Dida, o volante Esperón os meias Lima, Jean Pyerre – lapidado como nova "joia" do clube – e o atacante Luan. Há ainda os casos do volante Machado e do lateral-esquerdo Lucas Lovat, um dos atletas que dota de maior prestígio junto ao mandatário, que já figura na lista de atletas do elenco profissional.

– Eles vão estar no plantel em 2017, ao menos no início do ano. Estarão conosco. É uma das melhores safras, muito boa para promoções, mas prefiro não adjetivar um ou outro garoto – afirma o presidente Romildo Bolzan ao GloboEsporte.com.

Entre os pupilos que passarão a integrar a equipe principal no início do ano, apenas Jean Pyerre não foi relacionado por Roger Machado ou Renato Gaúcho ao longo da temporada de 2016. Todos eles, porém, disputaram a Copa José Luiz Barreto, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para movimentar o segundo semestre dos times do interior gaúcho.

Até porque o clube implantou o chamado elenco de transição justamente para dar rodagem em competições e atribuir uma "casca" a seus pupilos ao chegar ao profissional, entre outras iniciativas. Recentemente, a joia Lincoln, pouco aproveitado no time principal, "desceu" à equipe sub-20 para disputar a Copa RS, em que o Grêmio acabou eliminado nas quartas de final, para encerrar o ano na ativa.

O mesmo processo se repete nas categorias inferiores. O Tricolor retirou a equipe sub-17 das competições regionais e promoveu uma série de amistosos contra clubes da América Latina. O mesmo grupo se prepara para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sob o comando do técnico Beto Almeida.


Volante Machado é um dos jogadores mais valorizados (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio)

A política de valorização da base foi implantada assim que a gestão de Romildo Bolzan assumiu o comando, em 2015. No mesmo ano, joias que já despontavam em 2014 se consolidaram como referências do time. Casos de Luan e Wallace, além de Pedro Rocha e Everton, que ganharam mais chances, com protagonismo, em 2016. No cálculo feito pelo coordenador executivo da base, Júnior Chávare, 70% do elenco campeão da Copa do Brasil tem sua origem dentro do próprio clube.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/5/2024



6/5/2024