Arrancadas e título respaldam reajuste em renovação de Renato com Grêmio
Histórico de vice-campeonato brasileiro e vagas na Libertadores somadas ao Penta da Copa do Brasil justificam valorização salarial em negociação com desfecho positivo
Renato celebra título da Copa do Brasil com o Grêmio
De forma amistosa, Grêmio e o empresário de Renato Gaúcho conversaram por quatro dias consecutivos para tentar encontrar a melhor forma de dar sequência ao trabalho que findou com os 15 anos de jejum de títulos do Tricolor a nível nacional. Na tarde de sábado, saiu o desfecho positivo, e o treinador segue na equipe por mais um ano. O principal entrave para o acerto era o reajuste salarial pedido pelo "resultado final" dos serviços prestados pelo ídolo ao clube nas três passagens sob o comando da equipe.
Além da parte final de 2016, que culminou no Penta da Copa do Brasil, Renato assumiu o vestiário tricolor entre 2010 e 2011 e no segundo semestre de 2013. Em ambos os períodos, ele reergueu o time no Brasileirão e levou-o a arrancadas até a parte de cima da tabela, com direito a vice-campeonato e vaga garantida na Libertadores do ano seguinte.
Em 2010, assumiu no lugar de Silas em agosto e catapultou o Tricolor ao quarto lugar final no Campeonato Brasileiro. Renato costuma dizer que, "se houvessem mais três ou quatro rodadas", traria o título nacional a Porto Alegre. Ainda beneficiou-se da derrota do Goiás para o Independiente na final da Sul-Americana, que abriu as portas para a Libertadores de 2011.
Na temporada seguinte, porém, perdeu o Gauchão para o Inter em pleno Olímpico e caiu nas oitavas de final da competição continental para o Universidad Católica, do Chile. Em um total de 65 jogos, construiu aproveitamento de 59%.
Portaluppi voltou ao Grêmio em junho de 2013 após Vanderlei Luxemburgo vacilar no Gauchão e na Libertadores. Em nova arrancada na tabela, entregou o cargo no fim do ano com o Tricolor vice-campeão brasileiro, semifinalista da Copa do Brasil e novamente com vaga na Libertadores. Os números apontam 54% de aproveitamento em 39 partidas.
Os gaúchos voltaram a recorrer a Renato neste ano após a saída de Roger Machado, em setembro. Sem chances de título no Brasileirão, ele devolveu a confiança ao grupo e apostou todas as fichas na Copa do Brasil. Deu certo. No dia 7 de dezembro, cumpriu a missão de recolocar o Grêmio no caminho das glórias com o pentacampeonato da competição, o que ampliou ainda mais sua idolatria diante do torcedor.
O histórico das três passagens à frente do Grêmio respalda a valorização salarial aceita pela cúpula neste fim de ano. Segundo o empresário Gerson Oldenburg e direção, a negociação amistosa levou em conta o reajuste devido ao treinador – não revelado – e a situação financeira do clube, que continua com a política de contenção de gastos.
– Nada mais do que normal quando termina uma temporada com título o treinador ter uma valorização. Tratamos do assunto de forma muito sadia e respeitosa, levando em conta também a realidade financeira do Grêmio. Querendo ou não, ele (Renato) tem o melhor resultado final, mas não era o melhor remunerado dos últimos anos – explica Oldenburg, o Gauchinho.
Renato fecha 2016 com 49% de aproveitamento em 19 partidas. Treinadores que estiveram em Porto Alegre no período entre as passagens do ídolo tricolor acumularam resultados "de campo" superiores a ele, como Vanderlei Luxemburgo e Felipão (veja na tabela abaixo). Estes, porém, receberam valores ainda maiores mensalmente e deixaram os títulos pelo caminho. No Brasileirão, nenhum igualou o vice-campeonato de 2013. Quem mais se aproximou foram Roger Machado, em 2015, e Luxemburgo, em 2012, com o terceiro lugar.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.