1Win

Grêmio redobra cuidado com joias e até Lincoln volta à base por bagagem

Enquanto elenco profissional entra em férias, competições de nível sub-20 vêm à tona e servem de avaliação para possível aproveitamento de jovens na próxima temporada


Fonte: Globo Esporte

Grêmio redobra cuidado com joias e até Lincoln volta à base por bagagem
Lincoln atuou em duas partidas do time sub-20 neste fim de ano (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio)
Mesmo com o impasse na renovação do técnico Renato Gaúcho e o planejamento para 2017 ainda suspenso, o Grêmio usa o período intertemporadas para avaliar o potencial dos jogadores das categorias de base que possam fazer parte do grupo profissional já no início do ano que vem. O cuidado em dar experiência de competição aos jovens fez até mesmo Lincoln "descer" para disputar a Copa RS Sub-20 logo após o título da Copa do Brasil e o fim do Brasileirão.

Na noite de quarta-feira, o Tricolor perdeu de virada para o São Paulo por 2 a 1 e caiu nas quartas de final da competição de juniores que é sediada em Porto Alegre e Região Metropolitana. A jovem promessa de 18 anos, que ainda não floresceu no profissional, começou como titular em uma função mais recuada, de segundo homem do meio-campo. O próprio Lincoln comentou que havia pedido para ser testado como volante.

Aliás, Lincoln e o volante Arthur, que faz parte do grupo de transição, já haviam sido escalados para atuar na Copa RS Sub-20 desde o início, no dia 4 de dezembro, por solicitação da comissão técnica principal. A tragédia com o voo da Chapecoense, porém, adiou o fim do Brasileirão e da Copa do Brasil. Assim, o meia conseguiu atuar apenas no segundo tempo da última partida da etapa classificatória – goleada por 7 a 0 sobre a Universidad de Chile – e depois na derrota para o São Paulo. Já Arthur foi liberado para realizar uma cirurgia de correção nasal.

Jean Pyerre, primeiro à esquerda, é considerado a nova joia gremista (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio)

Ainda há outros desta equipe que o Grêmio dá atenção especial para, quem sabe, ingressar definitivamente no elenco profissional: o goleiro Dida, o volante Machado, os meias Lima e Jean Pyerre – este citado como a nova "joia" – e o atacante Luan. Dentre eles, apenas Jean Pyerre não chegou a ser relacionado por Roger Machado ou Renato Gaúcho ao longo do Brasileirão e da Copa do Brasil. Todos, no entanto, já fazem parte do grupo de transição que disputou a Copa José Luiz Barreto, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para movimentar o segundo semestre dos times do interior gaúcho.

– Tínhamos o interesse de ver o comportamento de alguns jogadores a nível de competição. Hoje a gente percebe o resultado de sempre buscar com que cada categoria tenha pelo menos cinco jogadores com potencial para atingir o profissional. Pelo menos 70% do elenco da Copa do Brasil saiu da base – destaca o coordenador geral das categorias de base Júnior Chávare, que chegou a atuar interinamente durante o ano no cargo ainda vago de executivo.

Lima é um meia-atacante que pode fazer várias funções na frente (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio)

O trabalho integrado entre as categorias propicia ao Grêmio abrir seu leque de competições e colocar seus jovens para rodar. Enquanto o grupo sub-20 entrava em campo pela Copa RS sob o comando de Felipe Endres, outro elenco já se prepara para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, com o técnico Beto Almeida à frente. Na onda de "dar cancha" aos garotos, o Tricolor levará ao Sudeste do país jogadores na casa dos 17 e 18 anos. A competição permite atletas de até 20 anos.

– O Grêmio tem por natureza usar a Copa São Paulo para dar bagagem, mas, obviamente, sempre entramos para ganhar. A prioridade é formar atletas e alguns resultados já comprovam isso. Quanto melhor prepará-los, as vitórias vêm de maneira mais natural. Sessenta por cento deste elenco é preparado para jogar até três Copinhas – complementa Chávare.

Com a proximidade dos campeonatos estaduais, alguns jogadores do time de transição começam a ser emprestados no mesmo processo desenhado pelo clube. Os atacantes Paulinho e Marcos Paulo já foram cedidos ao Tubarão, de Santa Catarina, e o volante Araújo e o meia Leandro Canhoto disputarão o Gauchão por Ypiranga e São Paulo-RS, respectivamente. Existe ainda a possibilidade dos mais jovens que encerraram o ano entre os profissionais seguirem o mesmo caminho.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024




4/5/2024