Procissão, promessa e 40h de viagem: loucuras para ver o Grêmio na final
Torcedores tricolores criam as mais diferentes ações caso título da Copa do Brasil seja confirmado e encerre período de 15 anos do clube sem conquistas a nível nacional
Eleandro "Mazembe" Duarte promete ir ao Santuário de Caravaggio a pé (Foto: Beto Azambuja / GloboEsporte.com)
Para sair da fila dos 15 anos sem títulos nacionais, cada torcedor gremista faz a sua própria loucura, seja em forma de procissão, seja atravessar o mundo, seja inverter a lógica da promessa para uma corrente de solidariedade. A metade do caminho para soltar o grito de campeão foi cumprida com êxito na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 1 em pleno Mineirão. Se o título da Copa do Brasil for confirmado na Arena nesta quarta, cada sacrifício terá seus contornos épicos.
A começar pela caminhada promovida por Eleandro "Mazembe" Duarte. A alcunha usada em alusão à derrota do maior rival Inter para o time da República Democrática do Congo, no Mundial de 2010, entrega sua imaginação de lidar com "a motivação da torcida do Grêmio", como ele resume. Se a equipe de Renato Gaúcho triunfar, Eleandro promete ir a pé da Arena até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na serra gaúcha.
Cerca de 400 pessoas já se dispuseram a ir junto do gremista fanático na empreitada. São pouco mais de 100 quilômetros de asfalto. O organizador calcula que o percurso termine em cerca de 20 horas – com paradas, é claro. O périplo também deve angariar parcerias durante o trajeto, em cidades que ligam a capital à Serra.
– É a vontade de cada um fazer a sua parte. Chegou um ponto em que o torcedor quer participar mais efetivamente do clube. Claro que não vai resolver, mas é uma motivação a mais. À medida que a caminhada se tornar maior, a estrutura também aumenta. Mas já chamei a minha irmã, que é enfermeira. Não tenho preparo físico! Espero que a santa possa ajudar nisso também – brinca "Mazembe", que é devoto de Santo Antônio, mas escolheu Caravaggio devido à devoção de Luiz Felipe Scolari, multicampeão com o Grêmio na década de 90, pela santa.
Promessa para doar
Na contramão de uma promessa repleta de sacrifícios e proibições, um trio de amigos decidiu atrelar a solidariedade de fim de ano à esperança do penta da Copa do Brasil. Tudo porque, em conversas nas redes sociais, um torcedor garantiu que faria uma tatuagem e pintaria o cabelo de azul em caso de título. Então, o operador multifuncional Gabriel Leffa teve a ideia de tornar a realização pessoal em uma forma de ajudar o próximo.
– A minha ideia era doar uma cesta básica a uma instituição de caridade. Uma forma de o título não ficar só comigo, mas de atingir mais pessoas. Só que agora estamos muito surpresos. Tem gente de todo lugar querendo ajudar: Santa Maria, Bento Gonçalves, até Estados Unidos e Austrália – relata o torcedor.
O evento "Promessa do Bem - Rumo ao Penta" já conta com cerca de 4 mil pessoas confirmadas no intuito de fazer algum tipo de doação. Qualquer forma de ajuda é bem-vinda: alimento, roupas, doação de sangue, ração, fraldas geriátricas… O material deve ser recolhido em vários pontos de coleta no Estado, em data ainda indefinida.
– Pelas proporções que tomou o evento, a gente acredita que vai ter muito mais entidades a ser beneficiadas. A ideia é juntar o máximo de pessoas que queiram ajudar. Depois, faremos a prestação de contas – conta a especialista em marketing Fernanda Dutra de Almeida.
Mas a mobilização se espalhou, ou seja, cada tricolor realiza a doação da maneira que achar melhor – de postos de coleta até transferência bancária. Inclusive não há limite para instituições beneficiadas. Se a taça não vier, a "Promessa do Bem" se transforma em uma ação de Natal.
– É importante que a pessoa faça a sua doação, mesmo que não tenha uma instituição. Pode ser para uma família da cidade dela, pelo menos. Se não ganhar o título, beleza. Vamos fazer uma doação de Natal – explica a assistente de marketing Francielli Delfim.
Cruzando o mundo
Elton Benner, 25 anos, é um daqueles gremistas que pouco se recordam do tetra da Copa do Brasil, em 2001. Era apenas uma criança em sua primeira década de vida. Assim, o fanatismo pelo Tricolor e o desejo de estar presente em um grande título lhe obrigaram a cruzar o mundo.
Ele vive em Sydney, na Austrália, há três anos. Decidiu retornar por um breve período na tentativa de ver o Grêmio campeão. Precisou justificar uma "emergência familiar" nas tarefas de pedreiro e nos estudos para conseguir pegar o avião no último dia 22. Após 40 horas de viagem, com conexões na Tailândia, Emirados Árabes e São Paulo, desembarcou em Porto Alegre no momento que Pedro Rocha marcava o segundo gol da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no primeiro jogo da final.
Mas o otimismo atual precisou ser acalentado. Havia desconfiança no confronto contra o Cruzeiro, na semifinal. Depois da classificação garantida e uma conversa com o pai, Elton fez as malas. Chegou ao Rio Grande do Sul inclusive sem ingresso, mas garantiu presença na Arena praticamente na última hora.
– Meu pai me ligou com relação a uma história antiga. Em 2005, na Batalha dos Aflitos, no primeiro pênalti, ele me disse que não teria coração para assistir àquela partida e foi para o carro. De vez em quando, ouvia o rádio. Depois, voltou para a sala. Hoje ele me diz: "Ia acontecer uma coisa épica e não estaria ao lado do meu filho". Liguei para ele depois da classificação sobre o Cruzeiro: "Que seja para ficar cinco dias, mas que venha. Quero que tu estejas lá dentro (da Arena). Se perder, tudo bem. Mas, se ganhar, olha a história que vais contar para teus filhos" – conta o aventureiro Elton.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!