Vacinado, Grêmio evita clima de "já ganhou" na Copa do Brasil, e mantem cautela

Tricolor blinda vestiário diante da apreensão do elenco para jogo da volta com o Atlético-MG, na Arena, em que entra com vantagem após vitória no Mineirão


Fonte: globoesporte.com

Vacinado, Grêmio evita clima de já ganhou na Copa do Brasil, e mantem cautela
Jogadores agradecem apoio da torcida no Mineirão

O triunfo histórico do Grêmio por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no Mineirão, pelo jogo ida da final da Copa do Brasil, deixou um certo "cheirinho de penta" no ar. Um perfume que os gremistas insistem em não respirar ao menos até o duelo da volta, na próxima quarta-feira, na Arena. Mesmo que a vitória lhe garanta margem de perder por um gol de diferença e, ainda assim, erguer a taça, o Tricolor blinda seu elenco e se vacina contra uma eventual frustração em casa.

Numa mobilização total, em integração com todas as esferas – "do roupeiro ao presidente" –, o clube age para conter os ânimos após o triunfo e espantar qualquer sinal de euforia que paire sobre o elenco. Até porque há uma série de fatores que povoa de cautela o ambiente dos gremistas a uma semana da decisão.

– Não tem absolutamente nada ganho. Não tem essa história de já ganhou. O grupo está vacinado em relação a isso. A maturidade que se atingiu no nível de consciência é muito grande. Estamos muito seguros que não vai ser por influências externas que vamos perder. O Atlético pode fazer lá (na Arena). No vestiário, fechada a roda, é colocar as coisas numa situação de pé no chão. Estamos com vantagem e é a única coisa que obtivemos. Vantagem para jogar em Porto Alegre e nada mais – garante o presidente Romildo Bolzan.

QUALIDADE DO RIVAL
O primeiro ponto a nortear a cautela gremista acerca da final é a qualidade do Atlético-MG. Entre atletas, dirigentes e comissão técnica, reina a certeza de que a atuação no Mineirão foi quase impecável e passa longe de ser fruto do acaso, mas do trabalho diário. Ao mesmo tempo, há a convicção de que o rival, com atletas como Robinho, Cazares e Lucas Pratto, pode devolver o placar na Arena. Na quinta-feira, o técnico Marcelo Oliveira acabou demitido, e o gaúcho Diogo Giacomini deve ser o treinador na decisão.

– O Atlético tem uma grande equipe, com grandes jogadores que podem definir a partida. Todo o cuidado é pouco. Temos a vantagem? Sim. Mas vamos esquecer, porque tivemos a primeira batalha. Os outros 90 minutos vamos jogar diante da nossa torcida. O grupo está totalmente blindado. Do presidente ao roupeiro. Não vamos mudar em nada o que a gente vem fazendo. A partir de segunda-feira, todo mundo vai estar concentrado. Não tem o que mudar – garante o técnico Renato Gaúcho.


Lucas Pratto e Robinho despertam atenção dos gremistas para jogo da volta (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)

HISTÓRICO RECENTE
Os gremistas também trazem como exemplo o histórico recente na própria Copa do Brasil para se munir de todos os cuidados para o duelo da volta. Ainda nesta edição, a equipe largou com vantagem fora de casa contra o Atlético-PR, nas oitavas de final, e contra o Cruzeiro, na semifinal. Em ambas, passou trabalho ao decidir em casa.

Contra o Furacão, a vaga só veio nos pênaltis, após uma vitória no Paraná e uma derrota em casa, ambas por 1 a 0. Diante da Raposa, a equipe sofreu em alguns momentos da partida, mesmo com a vantagem do 2 a 0 construída no Mineirão. O duelo diante do maior rival do Atlético-MG, inclusive, serve como modelo de postura para a equipe na próxima quarta-feira.

– A gente sabe que a equipe do Atlético é brilhante, com grandes jogadores. Foram decididos apenas os primeiros 90 minutos. Agora, são mais 90 em Porto Alegre. Temos que ir com a mesma humildade que tivemos contra o Cruzeiro – pede o goleiro Marcelo Grohe.

– O Grêmio é forte e joga para fazer gols em qualquer lugar. A gente conseguiu essa vantagem, mas nada está definido. Tivemos essa vantagem contra o Crueiro e tomamos um sufoco na Arena – reitera Renato.

APREENSÃO COM JEJUM
Há ainda uma mobilização no vestiário para conter não apenas a euforia, mas a ansiedade que mina o ambiente, diante da possibilidade de encerrar o jejum de 15 anos sem títulos de expressão nacional. O técnico Renato Gaúcho irá preservar os titulares para a partida contra o Santa Cruz, no domingo, pelo Brasileirão. Enquanto o time reserva estiver enfrentando os pernambucanos no Arruda, o principal estará treinando em Porto Alegre no fim de semana. A conversa novamente será priorizada para tornar mais leve o clima entre os atletas.

– (A euforia) Não pode acontecer. Temos que manter os pés no chão, humildade. A gente fica ansioso para dar a alegria para o torcedor. E nós também desejamos isso. Um clube como o Grêmio não pode ficar tanto tempo sem títulos. Ficamos felizes pelo resultado e temos em mente que o título vai nos proporcionar muitas coisas boas. Para nós e para o torcedor, que espera por isso há tanto tempo. Que aguardem. Vamos dar o máximo para ser campeões. Entrar para a história em um clube como o Grêmio é o desejo de todo o jogador – garante Luan.


Torcida do Grêmio tenta conter euforia, assim como jogadores (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O elenco se reapresenta na manhã desta sexta-feira para trabalhos no CT Luiz Carvalho, quando inicia a preparação para a partida contra o Santa Cruz, no próximo domingo, no Arruda, pela 37ª rodada do Brasileirão, em que Renato mandará equipe reserva. O duelo de volta contra o Atlético-MG está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena. O Tricolor pode até perder por 1 a 0 que garante o penta da Copa do Brasil. Uma derrota por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis, já que não há saldo qualificado.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/5/2024




10/5/2024