Grêmio domina Atlético, e fica muito perto do titulo
Time de Renato Portaluppi mantém intensidade alta e aproveita desequilíbrio do rival na final da Copa do Brasil para sair em vantagem por 3 a 1 em pleno Mineirão
Quando não há um, mas diversos destaques – talvez todos juntos em um nível homogêneo –, o grande ponto positivo está no banco de reservas. É inegável, então, reconhecer Renato Portaluppi. Ídolo, o treinador mantém um padrão praticamente impregnado no Grêmio, transformando-o em uma equipe indissolúvel. São 11 jogadores correndo juntos. E como correm! O Tricolor é intenso. Intensidade transbordada na vitória por 3 a 1 na primeira partida da final da Copa do Brasil, na noite de quarta-feira, sobre o Atlético-MG, no Mineirão.
Ou há algo mais avassalador que um zagueiro se antecipar ao adversário dentro de sua área, aos 45 do segundo tempo, fazer a tabela e sair em uma corrida quase sem sentido, tresloucada como ponta-direito? Pedro Geromel protagonizou o lance com maestria e entregou o gol da justiça no placar a Everton. Mas esse é só um exemplo.
O senso coletivo norteou o time gremista em Belo Horizonte. Algo que está em falta pelas bandas do Atlético-MG. O time de Marcelo Oliveira parece muito compartimentado. Os quatro jogadores ofensivos – Cazares, Maicosuel, Robinho e Pratto – parecem não pertencer à mesma equipe que Leandro Donizete, Júnior Urso e os defensores. E isso gera um desequilíbrio. Enquanto isso, os gremistas encurtam os espaços e fazem o que mais gostam: trocar passes.
– É o ponto forte da nossa equipe. Conversamos isso há tempo. Jogar de forma coletiva, um correndo pelo outro sem a bola. E com a bola, aproximar. Não tem um jogador que se destaque. Enaltecemos o coletivo – explica o volante Ramiro.
– A gente tinha uma proposta treinada na semana e conseguimos pôr em prática. A ideia era jogar compactado, ficar perto e se defender bem. Procurar bastante o "um-dois", como foi no meu gol. Graças a Deus deu certo – disse o atacante Everton.
O desequilíbrio do Galo foi brilhantemente aproveitado pelo Grêmio. Renato se mostrou cirúrgico ao fazer os volantes dominarem o jogo. Especialmente Maicon, em noite deslumbrante. Esqueça o "Maestro Pifador" Douglas. O camisa 8 foi quem ditou o ritmo gremista. Deixou Pedro Rocha na cara do gol no primeiro, iniciou a jogada do segundo e ainda deixou o atacante frente a frente com Victor em outro lance – o zagueiro Gabriel precisou salvar em cima da linha após um leve toque por cobertura.
Enquanto o Galo cede espaços, o Grêmio é especialista em fazer justamente o contrário. Mesmo com um a menos, foram poucas as vezes em que os mineiros conseguiram uma finalização perigosa ao gol de Marcelo Grohe. A orientação foi expressa: jogar próximo e com auxílio mútuo.
– Quando a marcação começa forte na frente, facilita para a gente ali atrás. Nos momentos que não fizemos isso, não jogamos bem e fomos derrotados. Os jogadores da parte da frente sabem a importância de ajudar a gente. Fizeram isso bem feito – avaliou o capitão Maicon.
Desta forma, é possível entender por que não houve um grande destaque, apesar de Pedro Rocha, que balançou as redes duas vezes e viu sua atuação virar drama com a expulsão. Mas, via de regra, o time gaúcho dominou de uma forma na qual todos os atletas mantiveram um nível semelhante. Ninguém destoou na engrenagem. Aí, a peça fundamental é quem monta o motor.
Grêmio anulou Galo no Mineirão (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!