Ataque x defesa: final da Copa do Brasil opõe estilos de Galo e Grêmio
Atlético-MG tem mais de 100 gols marcados em 2016, enquanto time de Renato se caracteriza por defesa muito forte e vê média de gols sofridos cair pela metade
Geromel deu susto ao sentir pancada em treino, mas deve ir para o jogo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Nas muitas possibilidades que o futebol oferece, um time com a defesa do Grêmio e o ataque do Atlético-MG talvez se aproximasse da perfeição. Nunca se saberá, claro. Mas o que fica de tal devaneio é justamente a eleição dos pontos fortes de cada uma das equipes que começam a decidir a Copa do Brasil a partir das 21h45 de quarta-feira, no Mineirão.
Não se pode desprezar uma defesa liderada por Victor ou um ataque com Luan e Douglas como expoentes técnicos. Porém, o Galo, dono de uma linha de frente experiente e consagrada, põe sua efetividade à prova contra o Tricolor, marcado pelo jogo competitivo e com sistema defensivo mais sólido. Confira abaixo como as duas equipes se preparam para as decisões.
Mais de 100 gols e muitas opções
O ataque do Atlético-MG já passou dos 100 gols na temporada – 117, para ser mais preciso. É a equipe que mais foi às redes no Brasileirão – 60 vezes. O talento de Robinho e a eficácia letal de Lucas Pratto são os pontos fortes para a final.
Fred, artilheiro do Campeonato Brasileiro, já atuou pelo Fluminense na competição e não pode jogar. Luan, que foi o talismã atleticano na conquista da Copa do Brasil de 2014, está com um edema na panturrilha direita e foi vetado para o jogo de ida – o Maluquinho do Galo pode nem participar da decisão, na Arena.
Mas o leque de Marcelo Oliveira é robusto. Apesar dos dois desfalques, deve escalar Clayton, jogador que teria lugar em boa parte dos times brasileiros. Na ligação do meio com o ataque, o escolhido será Maicosuel. O experiente meia pode dar mais velocidade ofensiva, mas oferece menos técnica que Otero, machucado, e Cazares, pouco prestigiado no elenco e opção no banco de reservas.
Média de gols sofridos pela metade
Do outro lado, estarão alinhados jogadores que ouvem do treinador a ordem para brigar por qualquer centímetro de campo. O Grêmio tem como principal trunfo uma defesa sólida para a final da Copa do Brasil, principalmente após a chegada de Renato Portaluppi. Não levar gols no Mineirão pode ser decisivo para o título em Porto Alegre. Ironicamente, esta tem sido a melhor faceta do time do ex-atacante, apelidado de "homem-gol" pela torcida gremista.
Com o ídolo no comando, o Tricolor derrubou pela metade a média de gols sofridos. Com Roger no comando no Brasileirão, na Libertadores e na Copa do Brasil, sofreu 41 gols em 34 jogos – média de 1,20. Após sua saída, foi vazado nove vezes em 14 partidas – média de 0,64. Na Copa do Brasil, são três gols sofridos em cinco jogos. Com a mudança no posicionamento da marcação, Renato também corrigiu a bola aérea, maior chaga no ano.
O desafio para os próximos jogos é justamente manter o rendimento contra jogadores como Robinho, Lucas Pratto e companhia. Do outro lado, a preocupação é inversa: como fica a ajuda para Carlos César, Gabriel, Erazo, Fábio Santos e Victor? A resposta começa a ser desvendada a partir da noite desta quarta-feira. O jogo de volta ocorre no dia 30, na Arena.
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO - FINAL - COPA DO BRASIL
Local: Mineirão, em Belo Horizonte. Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília). Provável time do Atlético-MG: Victor, Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton, Robinho e Lucas Pratto. Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Pendurado: Kannemann (Grêmio). Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC). Transmissão: TV Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Paulo César Oliveira) SporTV e PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Roger Flores).
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!