Para muitos, para se jogar futebol em alto nível é necessário estar "à flor da idade". Mas o que mostra o Campeonato Brasileiro de 2016 é algo totalmente diferente. Afinal, o torneio é dos "trintões incansáveis".
Segundo números do Footstats, dos 11 jogadores que mais entraram em campo na atual edição do Nacional, cinco deles têm 30 anos ou mais de idade.
Isso quer dizer, portanto, que, se fizéssemos uma seleção dos mais assíduos do Brasileirão, quase metade dela seria composta pelos considerados mais velhos do certame.
Curiosamente, os únicos atletas a irem a campo em todas as 35 partidas disputadas até aqui e terem 100% de aproveitamento desde o início no campeonato são balzaquianos: Renato, 37 anos, do Santos, e Wilson, 32, do Coritiba.
O primeiro é o mais impressionante deles. Afinal, o camisa 8 e ídolo da torcida santista, apesar da idade avançada, segue demonstrando seu físico invejável.
Mais do que aguentar todos os 3.015 minutos disputados até agora, Renato, mesmo sendo um meio-campo de marcação, não foi suspenso de um jogo sequer - recebeu apenas dois cartões amarelos em todo o Brasileiro e não foi expulso nenhuma vez. Aliás, isso nunca ocorreu em toda sua carreira.
Os outros três "trintões" seguintes têm, cada um, 34 partidas disputadas: Vanderlei, 32, do Santos, Henrique, 30, do Fluminense, além de Cléber Santana, 35, da Chapecoense. Isto significa que estes perderam apenas uma partida até aqui no certame nacional, seja por lesão ou por suspensão.
Dos três citados, quem mais joga em questão de tempo de partida é o zagueiro tricolor: foram 3.060 minutos em campo, que, em média, mostra que Henrique, sempre que atuou, ficou em campo todos os 90 minutos.
Vale ressaltar, também, que dos seis jogadores que completam a lista, metade deles está perto de chegar aos 30 anos. São eles: Dênis (São Paulo, 29 anos e 34 jogos), Victor Ferraz (Santos, 28 anos e 34 partidas) e Ernando (Internacional, 28 anos e também 34 duelos).
"Trintões" também são goleadores
É isso mesmo. Os balzaquianos do Campeonato Brasileiro não se destacam só pelo vigor físico, pela disposição em campo e pela assiduidade. Muitos deles também mostram que são goleadores.
Dos dez maiores artilheiros da atual edição do Nacional, cinco já ultrapassaram a marca dos 30 anos: Diego Souza (31), Robinho (32), Fred (33), Bruno Rangel (34), além de Grafite (37).
Se decidirmos estender a lista para os 20 mais goleadores do campeonato, seriam mais cinco "trintões": Cícero (32), Kempes (31), Kieza (30), Kléber Gladiador (33) e Paolo Guerrero (32).
Veja na tabela abaixo a relação dos 11 jogadores que mais entraram em campo no Campeonato Brasileiro até a 35ª rodada:
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo