Renato tem o desafio de melhorar poder de ataque do Grêmio, após organizar defesa
Ao passo que média de gols sofridos cai no Grêmio do novo treinador, produção ofensiva ainda é baixa. Tricolor não marca há três jogos e busca aperfeiçoar mira
Renato tem desafio de atribuir equilíbrio ao Grêmio
Ao seu estilo, Renato Gaúcho atua junto ao elenco neste hiato de compromissos devido à pausa no Brasileirão para manter elevado o nível de concentração do Grêmio até a final da Copa do Brasil. Mas sua missão não se encerra por aí. Ao passo que depara com uma defesa bem mais segura e guarnecida, trabalha para aumentar o poder de ataque, que deixa, por vezes, a desejar.
As estatísticas chancelam tanto o momento positivo vivido por seu sistema defensivo e a ineficiência de seus atacantes. Sob a gestão de Renato, a média de gols sofridos do Tricolor diminuiu, assim como a média de gols anotados, numa comparação tanto com a passagem de Roger Machado quanto com o total da temporada
Com o ídolo no comando, o Grêmio sofreu sete gols nos 13 jogos até aqui, o que corresponde a uma média de 0,69 por partida. O número é bastante inferior ao apresentado no total de 66 jogos no ano, em que a equipe foi vazada 70 vezes (média de 1,06), e nos 52 compromissos com Roger Machado, quando foram tomados 62 tentos (média de 1,19). A evolução tem a ver com alguns ajustes feitos pelo comandante para solucionar as brechas deixadas pela defesa.
– Tudo são ajustes. Agora tem essa situação do Pedro (Rocha) voltar para ajudar o volante. Não só do meu lado, mas na direita também. O Renato pede muito nossa atenção para atacar já marcando. A gente está mais preparado quando sai para atacar. Estamos preparados para o contra-ataque adversário. Tem ajudado todo mundo – avalia o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira.
Por outro lado, a eficiência do ataque também foi podada com o comandante. São apenas nove gols anotados nas 13 partidas até aqui, para uma média de 0,69 por partida. Ao todo, o Tricolor balançou as redes 91 vezes na temporada (média de 1,37). Com Roger, a média é de 1,57 – ambas são mais do que o dobro apresentado por Renato.
A equipe não balança as redes há três partidas, jejum que também é o pior da era Roger Machado. Em setembro, o Grêmio perdeu por 4 a 0 para o Coritiba, empatou em 0 a 0 com o Palmeiras e foi derrotado pela Ponte Preta por 3 a 0, o que culminou com o pedido de demissão do antigo treinador. Em seguida, o Tricolor enfileirou mais dois duelos sem balançar as redes – um com o interino James Freitas e outro com Renato Gaúcho. Ou seja, a pior seca da temporada é de um total de cinco compromissos.
Não à toa, o comandante dá atenção especial ao ataque nos trabalhos durante a parada no Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, por exemplo, o treinador dividiu o elenco em duas equipes e orientou um treinamento de arrancadas e enfrentamento mano a mano, em campo reduzido. A ordem era sair em disparada até a bola, limpar o marcador e finalizar.
Em meio à pausa no Brasileirão para os jogos das Eliminatórias da Copa de 2018, o Grêmio retoma os treinamentos na manhã desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. O Tricolor só volta a campo no dia 17, às 21h, quando encara o São Paulo, no Morumbi, pela 35ª rodada do Nacional.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!