Junto aos auxiliares James Freitas (E) e Alexandre Mendes (D), Renato trabalha Grêmio para final com o Atlético-MG Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Segunda-feira, após a derrota para o Sport, Renato Portaluppi dividiu com os jornalistas um dilema que o consome desde que o Grêmio se classificou para a decisão da Copa do Brasil. É melhor preservar titulares para a final ou mantê-los em atividade e aprimorar o entrosamento? Qualquer das alternativas implica risco, segundo o técnico, que se diz pronto para um "bombardeio".
Se os titulares perderem para São Paulo e América-MG, serão acusados de estar com a cabeça na final. Se forem preservados, o time corre o risco de estar sem ritmo para a decisão.
— O que vocês fariam no meu lugar? Vou trabalhar a cabeça do meu grupo e decidir — avisou Renato aos jornalistas, sublinhando que é pago para tomar este tipo de decisão.
Ao mesmo tempo em que perdoou os jogadores pela derrota para o Sport, o técnico fez a seu grupo uma frase forte no vestiário:
— Aquela taça (Copa do Brasil) não vai se mexe e vir até a gente. Nós precisamos ir buscá-la.
Veja os cinco dilemas de Renato no Grêmio:
Poupar titulares
É possível que o mau resultado contra Sport venha a interferir no planejamento do Grêmio para os dois jogos antes do começo da decisão da Copa do Brasil. O time estacionou na oitava posição e os pontos perdidos precisarão, agora, ser recuperados contra São Paulo e América-MG, para que a equipe se mantenha em condições de brigar pelo G-6/G-7. Assim, cresce a chance de time titular no Morumbi, dia 17. Renato só tomará sua decisão depois de ouvir de preparadores físicos e fisiologistas o diagnóstico sobre os riscos de lesões.
Risco de lesões
Tudo que Renato não deseja é perder um titular por lesão para os jogos decisivos com o Atlético-MG. Por cautela, poupou Maicon, Ramiro e Luan contra o Sport. O capitão, aliás, teve várias lesões musculares neste ano. Com o desgaste acumulado desde janeiro, a carga de atividades físicas para o grupo nesta parada de 10 dias tende a ser mais branda, privilegiando o descanso - tanto que o grupo ganhará folga neste final de semana. Outro que requer cuidados especiais é o veterano Douglas, 34 anos, o jogador que mais atuou este ano do grupo.
— A pausa é boa para recuperar os jogadores que não estão muito bem fisicamente — observa o zagueiro Pedro Geromel.
Abrir mão do G-6?
No momento, Atlético-PR (51 pontos, 6º lugar), Corinthians (50 pontos, 7º lugar) e Fluminense (48 pontos, 9º lugar) são os concorrentes pelo G-6. Os próximos adversários do Atlético-PR são Fluminense (f), Sport (c), América-MG (f) e Flamengo (c). O Corinthians enfrenta Figueirense (f), Inter (c), Atlético-PR (c) e Cruzeiro (f). O Fluminense pega Atlético-PR (c), Ponte Preta (f), Figueirense (f) e Inter (c). O matemático Tristão Garcia avalia as chances de vaga na Libertadores ao Grêmio, considerando as competições que disputa.
— Hoje, o Grêmio tem 66% de chances de disputar a Libertadores no ano que vem. Seja como campeão da Copa do Brasil, pelo G-6 ou G-7 no Brasileirão — entende o matemático.
Manter a autoestima
Até o primeiro jogo da final com o Atlético-MG em Belo Horizonte, dia 23, o Grêmio enfrenta São Paulo e América-MG pelo Brasileirão. Vencer é importante para não deixar os adversários pelo G-6 dispararem. E também para que o grupo encare a decisão da Copa do Brasil com moral elevado. No Morumbi, dia 17, a tendência é de que Renato utilize força máxima, até para dar ritmo de jogo ao grupo após a parada do Brasileirão. Mas não contará com Kannemann, que levou o terceiro amarelo contra o Sport - pode utilizar Thyere ou Wallace Reis como substitutos. E não deve ter Edílson, suspenso pelo STJD - embora o jurídico tente efeito suspensivo. Na Arena, três dias antes da decisão com o Galo, a tendência é de time misto contra o lanterna América-MG.
Reservas inconfiáveis
A derrota para o Sport mostrou, outra vez, o grave problema de reposição de peças na equipe. Wallace Oliveira ficou bem abaixo de Edílson, que cumpre suspensão. O problema só não é maior porque a pena do lateral direito não vale para a Copa do Brasil. Negueba também mostrou ser um substituto inconfiável para Ramiro. Se cumpre bem a função tática, mostra problemas de acabamento das jogadas. Henrique Almeida, escolhido para o lugar de Luan, também produziu menos do que o esperado. Também sem poder contar com Bolaños, a serviço da seleção equatoriana, Renato só tem os garotos Guilherme e Batista como alternativas.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (1)
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.