Renato foi campeão em 2007, pelo Flu, um ano após levar o Vasco ao vice-campeonato Foto: Montagem sobre fotos / Photocâmera e Vipcomm, BD / Photocâmera e Vipcomm, BD
A classificação à final da Copa do Brasil marca o retorno do Grêmio pela oitava vez à decisão da competição. E também marca a quarta presença de Renato Portaluppi na disputa pelo título. O técnico tricolor tem um histórico positivo na hora de decidir o torneio: nas três finais anteriores – uma como jogador e duas como técnico –, Renato tem dois títulos conquistados.
1990 – Flamengo
Campeão como jogador
A primeira final de Renato foi logo na segunda edição da Copa do Brasil. Defendendo o Flamengo, o então camisa 7 levou o time carioca ao título em 1990. Capitão rubro-negro, em um elenco que tinha Júnior, Zinho, Djalminha, Gaúcho e Marcelinho Carioca – além de Ailton, autor do gol do título brasileiro do Grêmio em 1996 –, Renato anotou um gol na campanha, contra o Náutico, pela semifinal. Ele fez o segundo gol no empate em 2 a 2, no jogo de volta, após o Flamengo ter vencido a ida por 3 a 0. O ponteiro também levou um cartão vermelho, contra o Bahia, pelas quartas de final.
2006 – Vasco
Vice-campeão como técnico
A carreira de Renato como treinador começou a decolar a partir da sua campanha com o Vasco, em 2006, levando o clube à final da Copa do Brasil. Os cariocas passaram por Botafogo-PB, Iraty-PR, Criciúma, Volta Redonda e Fluminense antes de encarar o Flamengo, na final – em uma curiosa sequência contra três clubes do Rio. Na final, disputada em dois jogos no Maracanã, o Flamengo levou a melhor no clássico, vencendo as partidas por 2 a 0 e 1 a 0. O Vasco tinha como principais destaques o meia Morais e o atacante Edílson.
2007 – Fluminense
Campeão como técnico
Um ano depois do vice com o Vasco, Renato ajudou o Fluminense a conquistar seu primeiro título nacional desde o Brasileirão de 1984. O tricolor carioca passou por Adesg-AC, América-RN, Bahia, Atlético-PR e Brasiliense antes da final, contra o Figueirense. O primeiro jogo, no Maracanã, terminou empatado em 1 a 1, mas o Flu buscou o resultado em Florianópolis e foi campeão ao vencer a decisão por 1 a 0, com gol de Roger Machado. O elenco carioca já tinha a base do time que foi vice-campeão da Libertadores do ano seguinte, com destaque para Thiago Silva, Cícero, Thiago Neves e Carlos Alberto – o atacante Rafael Moura também fazia parte do grupo.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (2)
com faz
Faz tempo
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.