1Win

Muita concentração e conversa :Grêmio evita: "Já Ganhou"

Técnico atua para conter empolgação da torcida e impedir que jogadores considerem vaga na final da Copa do Brasil já garantida em duelo com o Cruzeiro, na quarta-feira


Fonte: globoesporte.com

Muita concentração e conversa :Grêmio evita: Já Ganhou
Lucas Uebel/Grêmio
Grupo está blindado, segundo Renato

São nove anos sem uma final de competição nacional ou internacional. Os 2 a 0 aplicados sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão, na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, deixaram gremistas em êxtase com a possibilidade de decidir o torneio. Mas uma figura trabalha para fazer o elenco esquecer a vantagem e entrar na Arena focado na classificação sem salto alto: o técnico Renato Portaluppi.

O ídolo gremista tem na gestão de grupo um dos seus trunfos. Uma série de pequenas intervenções do comandante mostram a preocupação com o clima de "oba-oba" que pode tomar conta dos jogadores pela vantagem da primeira partida.

A concentração foi antecipada para a noite de segunda-feira. Renato preparou uma série de conversas com os atletas e vai elencar exemplos de times que construíram placares favoráveis e acabaram eliminados em mata-matas.

– É a orientação geral do departamento de futebol. Conversamos sobre isso ainda em Florianópolis para procurar evitar qualquer tipo de entendimento que estaria já resolvida a classificação, encarando o jogo com a necessidade de obter resultado. E, na medida do possível, uma vitória, porque é um jogo em casa – comentou o vice de futebol Adalberto Preis ao GloboEsporte.com.

Além disso, o treinador lembrou que os próprios jogadores, ainda no vestiário do Mineirão, também falaram que a situação estava longe da definição. Abaixo, o GloboEsporte.com destaca os pontos que Renato trabalhará nesta terça e ao longo da quarta-feira com os jogadores:

EXEMPLOS
Renato lembrou a própria história e a do Grêmio para falar sobre placares elásticos que podem não acabar em nada. Em 1995, defendia o Fluminense na vitória por 4 a 1 sobre o Santos, na semifinal do Brasileirão, inclusive com gol do atual técnico gremista.

Mas, na partida de volta, o Peixe fez 5 a 2 nos cariocas e decidiu a competição com o Botafogo. O técnico também citou as quartas de final da Libertadores daquele ano, quando o Grêmio abriu 5 a 0 sobre o Palmeiras e só não caiu fora pelo gol marcado por Jardel em São Paulo, no 5 a 1.

– Já está na mente, não só na Copa do Brasil, até em Brasileiro, Libertadores... Você não pode achar que está ganho. Um exemplo que darei é em 95, ainda jogava no Fluminense. Na semi, ganhamos de 4 a 1 e todo mundo achava que estávamos na final. E perdemos por 5 a 2 e saímos. O Grêmio tem uma passagem com o Palmeiras. Meteu cinco aqui e todo mundo achava que estava na outra fase, depois tomou cinco. Até porque não temos quatro ou cinco gols de vantagem. São dois gols – lembrou o ídolo gremista.

CONCENTRAÇÃO ANTECIPADA

Renato Gaúcho e Valdir Espinosa acertaram detalhes em treino na segunda-feira (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

O elenco já está junto desde a noite de segunda-feira. A concentração foi antecipada para que o treinador possa conversar mais com o elenco. E também por um outro ponto considerado importante: diminuir o contato de pessoas de fora do vestiário com os atletas.

Tudo para evitar que chegue aos jogadores o pensamento do jogo já estar ganho, e a classificação confirmada antes de a bola rolar em Porto Alegre.

– Para tirar a concentração, e não vai acontecer, mas alguém do grupo achar que a classificação está garantida, as pessoas de fora colocarem que já está ganho. Por isso estamos indo para a concentração hoje (segunda). Menos contato lá com pessoas de fora, algumas horas antes do jogo, é melhor parar todos.

É o que vou colocar para eles, seria uma decepção grande, depois da partida lá (em Minas Gerais) contra o Cruzeiro, não conseguir a classificação – disse o treinador.

MUITA CONVERSA

Renato vai se reunir com elenco na concentração (Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio)

Tem sido recorrente. O técnico trabalha muito com o elenco na base da conversa. Foi assim nas primeiras partidas, quando mal tinha tempo de preparar o time no campo. Agora, o artifício serve para ampliar as ideias no grupo de atletas. Na noite de segunda, houve a primeira reunião no hotel. Após o treino desta terça, Renato fará o mesmo para vaciná-los contra o "salto alto" e o "oba-oba" do torcedor.

– O grupo está blindado, comissão blindada. Essa concentração que precisamos ter para não decepcionarmos o torcedor é total. Temos conversado, vamos conversar hoje (segunda), amanhã (terça), quarta. Estão conscientes. Este discurso todo que preparei, eles mesmos (jogadores) já discursaram no vestiário no Mineirão. Conversaram, falaram que nada estava ganho, que tinha muito pela frente – relatou.

CHANCE DE ENTRAR NA HISTÓRIA

Maicon pode entrar para a história do clube ao erguer troféu como capitão (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)

As conversas e reuniões com o elenco de jogadores têm um objetivo claro: não deixá-los esquecer que a partida com o Cruzeiro, na quarta-feira, é a chance de chegar a uma final e ter a carreira marcada na história, seja no clube ou pessoalmente.
– O trabalho que está sendo feito é de mentalização dos jogadores sobre a importância de se conquistar um título. Esta chance, se vier a acontecer, marca a carreira do atleta – destaca Preis.

APOIO DA TORCIDA

Grêmio deve ter casa cheia mais uma vez (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A Arena vai apresentar casa cheia para o time gremista mais uma vez. Isto também é utilizado para aumentar o clima de cautela. Renato citou que um descuido na maneira de enfrentar o jogo pode resultar em uma "decepção" na Arena. Todos os ingressos foram vendidos e restam apenas menos de mil lugares disponíveis nos camarotes, a R$ 250. A projeção é de mais de 50 mil nas arquibancadas do estádio.

– É importante o torcedor comparecer e lotar a Arena para apoiar o time desde o início, não chegar no oba-oba. O Grêmio não está classificado. É um jogo muito duro, vamos jogar com um grande adversário – reforçou Renato.

JOGO INTELIGENTE
Taticamente, o Grêmio pouco deve mudar. A escalação deve ser a mesma do primeiro jogo, no Mineirão. Maicon fez tratamento contra dores no tornozelo direito, treinou e foi confirmado pelo treinador. O restante dos jogadores também está à disposição. A tendência é pela manutenção de Pedro Rocha na frente, com uma função tática elogiada por Renato pelo lado esquerdo. A ideia não é esperar o adversário. Mas ressaltou a necessidade de jogar com "inteligência".

O Grêmio faz o último treino antes da decisão na tarde desta terça-feira. A partida contra o Cruzeiro, na Arena, está marcada para as 21h45 de quarta. Empate ou derrota por um gol de diferença classificam o Tricolor. Se os mineiros fizerem 2 a 0, a vaga será disputada nas penalidades máximas.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

6/5/2024































5/5/2024