Grêmio se espelha em fases anteriores da Copa do Brasil para obter vantagem
Tricolor tenta repetir vantagem tirada nos primeiros jogos diante de Atlético-PR e Palmeiras nesta quarta-feira, diante do Cruzeiro, para chegar vivo na partida na Arena
Renato mostra preferência por decidir vaga em casa (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
A partir das 21h45 desta quarta-feira, Grêmio e Cruzeiro começam a decidir quem será um dos finalistas da Copa do Brasil em um Mineirão lotado. A ordem dos mandos de campo sempre causa debate: é melhor decidir em casa ou fora? Para Renato Portaluppi, a preferência é diante da torcida. Mas o Tricolor tem o exemplo das fases anteriores para tentar a classificação à final: sair em vantagem no primeiro jogo.
Foi assim nas oitavas e nas quartas de final. Contra o Palmeiras, a vitória por 2 a 1 dentro da Arena gerou a possibilidade do Grêmio empatar na Arena Palmeiras e se classificar. Nas oitavas, da mesma maneira. O 1 a 0 em Curitiba deu a chance do Tricolor até perder em casa e seguir vivo. Passou nos pênaltis, após defesas do goleiro Marcelo Grohe. É necessário, porém, entrar em campo e lembrar que haverá mais 90 minutos para decidir a classificação.
– Nos jogos de mata-mata, seja Libertadores ou Copa do Brasil, gosto de fazer o segundo jogo em casa. Mas não quer dizer que vamos ter vantagem. Prefiro decidir em casa, sim, mas importante é a postura do meu time no primeiro jogo. Não adianta fazer a segunda partida em casa e jogo tomar quatro no primeiro. Tem que ser a mesma postura, atenção, disposição, taticamente tem que ser a mesma coisa. Quanto menos prejuízo a gente trouxer, melhor para todo mundo. Estamos atentos a isso – comentou o técnico Renato Portaluppi.
Uma das tarefas é sair do Mineirão com um gol marcado. Se não sofrer, melhor ainda. Mas o saldo qualificado será alvo de lembrança de Renato para os seus jogadores. Além das conversas no CT, o treinador gosta de reunir o elenco para passar orientações na concentração.
A partida desta quarta apresentará um Grêmio que disputou um Gre-Nal no último fim de semana com time completo, à exceção de Douglas, preservado. O próprio treinador admitiu uma desvantagem neste ponto, pois Mano Menezes poupou atletas contra o Vitória. No fim de semana, Renato volta a escalar time reserva contra o Figueirense. Os voos para Belo Horizonte e Florianópolis foram fretados pelo clube, para uma facilidade de logística.
– Tem que ser (malandro) até no jogo de férias, tem que ter malandragem no dia a dia, mais ainda nos jogos. Não é uma partida de 90 minutos, é de 180, dividida em duas partes. Os primeiros serão jogados amanhã (quarta). Sabemos da responsabilidade, o que significa não tomarmos gols e procurar fazer um gol fora de casa. Passei tudo isso para os meus jogadores, vamos conversar lá ao chegar – avaliou o treinador.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!