Amigos criam o Mazembe gaúcho e até colorados participam do time

Grupo de Ibirubá, interior do estado, sonha levar o time de futsal ao campo


Fonte: Globo Esporte

Jogadores e amigos seguram a bandeira do Esporte Clube Mazembe (Foto: Arquivo Pessoal)

Começou como uma brincadeira, uma “corneta” de gremistas. A ideia deu certo, ganhou tom de seriedade e até hoje colorados começaram a participar. Essa é a história do Esporte Clube Mazembe, equipe amadora de futsal da cidade de Ibirubá, município localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, com apenas 20 mil habitantes.

Como não poderia deixar de ser, a origem do clube começou como provocação pela derrota do Inter para o Mazembe, em dezembro de 2010, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Os primeiros passos da equipe de futsal foram em janeiro do ano seguinte, com direito a uniforme idêntico ao da agremiação da República Democrática do Congo.

- Começamos no fervor da corneta. Uma gurizada se juntou para fazer um campeonato municipal da cidade. Faltava um goleiro e ele disse que somente aceitaria jogar se fosse chamado de Kidiaba (goleiro da equipe do Congo). Ali surgiu o nome – conta o estudante gremista Vinicius Scapini, um dos fundadores da equipe.

Só que a brincadeira não engrenou logo de cara. O Mazembe gaúcho parou por um ano e voltou a se movimentar só em 2012, mas com a intenção de se tornar um clube organizado. Segundo Scapini, integrantes chegaram a cogitar alterar o nome da equipe para evitar antipatia de colorados, mas a “loucura” fora mantida.

- Voltamos a atuar na categoria adulta no ano passado. Surgiu então a ideia de mudar o nome no retorno, já que muitos não aceitavam. Mas então teve gente que defendeu manter a loucura até o final. Deu certo. Hoje, temos uma marca forte. Minha posição como gremista não é de corneta, mas tem gente que ainda coloca como flauta – explica Scapini.

Por indicação de Jorge Jesus, Benfica faz contato por Everton

[COMENTE] O Grêmio deve investir na contratação do lateral Diogo Barbosa?





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/8/2020



4/8/2020


Gre-Nal - 18:26 (0)

Agora é Gre-Nal