OFF - Maldição? Dos 18 clubes centenários do Brasil, apenas sete levantaram taça

Levantamento mostra que Vasco é o que mais comemorou quando completou 100 anos. A maioria se contentou com campeonatos estaduais


Fonte: SPORTV

Tabela centenários (Foto: Reprodução SporTV)

A história do futebol brasileiro prova que o ano do centenário de um clube nem sempre é marcado por conquistas. Considerando os dezoito clubes das Séries A e B do Brasileirão que já completaram cem anos de idade, apenas 7 levantaram alguma taça.

Ceará, Fluminense, Internacional, Náutico, Santos, Vitória e Vasco são os que conquistaram pelo menos o campeonato estadual. O Peixe foi além e levou a Recopa Sul-Americana, assim como o Leão baiano, que comemorou o título da Copa do Nordeste.

O Vasco pode ser considerado o maior campeão em comemorações centenárias. Dono de um time com jogadores como Juninho Pernambucano, Donizete, Luizão e Pedrinho, o Cruz-maltino levantou a Taça Libertadores da América, além do Carioca, ao completar 100 anos em 1998.

Aniversariantes deste ano, Palmeiras e Santa Cruz ainda podem mudar o quadro. O Verdão está mal na tabela do Campeonato Brasileiro, já que é o 16º, mas possui chances na Copa do Brasil, na qual enfrenta o Atlético-MG pelo jogo de ida das oitavas de final, nesta quarta-feira, no Pacaembu. O Santinha foi eliminado da Copa do Brasil e possui poucas chances e título na Série B do Brasileirão - é o 13º.

O jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, lembra que o péssimo ano do Flamengo ao comemorar seu centenário, em 1995, fez surgir a expressão "maldição do centenário". O Rubro-Negro armou seu time com um ataque formado por Sávio, Edmundo e Romário, mas fracassou. O título do Campeonato Carioca ficou nas mãos do Fluminense, enquanto, no Brasileiro, o time amargou a última colocação do seu grupo.

- Vasco e Vitória são os melhores. Com o Flamengo, começou a ser cunhada a expressão "maldição do centenário". Lembro que o Real Madrid, quando fez 100 anos, também teve problemas. Vamos ver quando tiver 200 anos.

Grêmio decide rescindir contrato de André e centroavante deixa o Tricolor; veja a nota

Obrigado, Everton! Rumo ao Benfica, deixe sua mensagem de boa sorte ao atacante que deixa o Tricolor Gaúcho





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

8/8/2020










7/8/2020