Quando o assunto é Gre-Nal, até mesmo a corneta obedece a uma certa ordem cronológica. E o que há de mais recente na rivalidade que completa neste domingo 411 jogos remete à goleada gremista por 5 a 0 na Arena, em agosto do ano passado, pelo primeiro turno do Brasileirão. Na volta, no Beira-Rio, o argentino D’Alessandro liderou a resposta colorada. Neste ano, a "valsa dos 15 anos" e o trator de Argel tomaram as redes sociais. E agora, qual será a próxima flauta?
Confira abaixo as últimas cornetas e polêmicas da rivalidade Gre-Nal:
Atacante Braian Rodríguez postou foto com jogadores de mão aberta após o 5 a 0 (Foto: Reprodução/Instagram)
No dia 9 de agosto de 2015, o Grêmio aplicou 5 a 0 no Inter em plena Arena. Uma goleada deste tamanho a favor do Tricolor não se repetia desde 1912. Nas redes sociais, a mão espalmada foi o principal motivo de brincadeira pela parte azul. Mas os torcedores também chamaram a equipe de "Chapecoense Azul", em alusão aos mesmos 5 a 0 dos catarinenses no Colorado em 2014.
"HISTÓRIA MAIS RICA"
D'Alessandro falou sobre 5 a 0 em Itu (Foto: Reprodução/SporTV)
A resposta colorada veio no dia 27 de agosto. Após a vitória sobre o Ituano que classificou o Inter às quartas de final da Copa do Brasil, o meia D’Alessandro foi questionado se preferia enfrentar o Grêmio na próxima fase da competição para tentar devolver a humilhação sofrida na Arena. O gringo respondeu:
– A história fala por si. A história desse lado é muito mais rica. Não tem que apagar nada.
5 A 0 NA MEMÓRIA Ex-vice de futebol do Grêmio Cesar Pacheco respondeu flauta de D'Ale (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Um dia depois da "letra" de D’Ale, o Grêmio venceu o Coritiba na Arena e também confirmou classificação na Copa do Brasil. Então, foi a vez do vice de futebol à época, Cesar Pacheco, dar o tom da corneta:
– A história mais recente é o 5 a 0, é o que está na memória, até de quem sofreu.
D’ALE E O CAIXÃO D'Alessandro ergueu caixão do Grêmio no meio da torcida colorada (Foto: Reprodução/RBS TV)
O Inter venceu o Grêmio por 1 a 0 no segundo turno do Brasileirão de 2015, no Beira-Rio. E novamente D'Alessandro tratou de alfinetar o maior rival. Após chorar com o triunfo, o gringo foi se lançou às arquibancadas para comemorar com os colorados. Ali, na mureta de proteção, ergueu um caixão azul preto e branco, cores do Grêmio, com "Série B" escrito nele, em alusão aos dois rebaixamentos do Tricolor.
A VALSA DE SASHA Eduardo Sasha dança a "valsa dos 15 anos" no Beira-Rio (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)
A rivalidade Gre-Nal transcende até mesmo os próprios duelos. No segundo jogo da final do Gauchão contra o Juventude, o atacante Eduardo Sasha abriu o placar e dançou uma valsa com a bandeirinha de escanteio. Em um primeiro momento, ele negou que seria uma provocação aos 15 anos sem títulos do Grêmio. No dia seguinte, porém, confirmou que a "valsa" se tratou de uma brincadeira com o rival.
“PEDIRAM PARA NÃO DEBOCHAR” Capitão Maicon usou entrevista coletiva para responder a Sasha (Foto: Eduardo Moura/Globoesporte.com)
A dança de Sasha respingou no vestiário gremista. No dia seguinte ao hexacampeonato gaúcho do Inter, o capitão Maicon demonstrou descontentamento com a atitude do adversário. Segundo ele, após o 5 a 0 na Arena, colorados teriam telefonado e pedido aos tricolores para não haver deboche pelo placar nas redes sociais.
ARGEL E O TRATOR Grêmio usou rede social para tocar flauta no Inter de Argel (Foto: Reprodução, Twitter Grêmio)
Na semana que antecedeu o primeiro Gre-Nal do Brasileirão deste ano, o assunto principal era áudio vazado no qual Argel, então técnico do Inter, dizia que seu time iria "passar o trator" no clássico do Beira-Rio. Em campo, o Grêmio venceu por 1 a 0. Nas redes sociais, o assunto viralizou. Em sua conta oficial no Twitter, o Tricolor postou a foto de um trator azul em uma fazenda com a legenda: "Encerrada a lida no campo".
EDÍLSON DEVOLVE Edílson ergueu bandeirinha de escanteio do Beira-Rio no Gre-Nal 410 (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)
A resposta à valsa de Eduardo Sasha partiu do lateral-direito Edílson. Na comemoração dos gremistas com os torcedores pela vitória em pleno Beira-Rio, o jogador ergueu a bandeirinha de escanteio e balançou-a no ar, assim como havia feito o rival na final do Gauchão.
– Futebol está meio chato, a gente não brinca mais. Agora eles têm que segurar a bronca do outro lado. Trator acabou pifando, fundiu o motor – disse Edílson.
GRÊMIO X INTER - 32ª RODADA - BRASILEIRO
Local: Arena, em Porto Alegre.
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília).
Escalação provável do Inter: Danilo Fernandes; William,Paulão, Ernando e Ceará; Anselmo, Rodrigo Dourado, Gustavo Ferrareis, Seijas e Eduardo Sasha (Valdívia); Vitinho
Escalação provável do Grêmio: Grohe; Edílson (Wallace Oliveira), Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Ramiro e Bolaños (Douglas), Pedro Rocha e Everton.
Pendurados do Inter: Paulão, Fernando Bob, Anselmo, Seijas, Aylon, Gustavo Ferrareis e Andrigo
Pendurados do Grêmio: Kannemann, Bolaños, Ramiro, Everton, Lincoln
Desfalques do Inter: Alex, Eduardo, Ariel, Fernando Bob e Nico López
Desfalques do Grêmio: Fred
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), Alessandro A Rocha de Matos (Fifa/BA) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
Transmissão: RBS TV e PFCI
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.