Renato Portaluppi deixa mistério no ar para Gre-Nal
(Foto: Lucas Uebell/Grêmio)
Qual será a escalação do Grêmio para o duelo de número 411 entre os rivais gaúchos? Este é um dilema na cabeça do técnico Renato Portaluppi, por conta da semifinal da Copa do Brasil, já na próxima quarta, contra o Cruzeiro. São três opções: time titular, totalmente reserva ou a mescla com alguns atletas preservados.
Resta saber qual será a decisão da comissão técnica, em conjunto com a diretoria. A discussão, provavelmente, perdurará até uma hora antes do clássico Gre-Nal no próximo domingo. Antes disso, o GloboEsporte.com mostra os cenários possíveis.
A intenção é conversar com diversas partes, como o próprio técnico gremista adiantou. Todos, inclusive os atletas, serão ouvidos. O mistério perdura sobre a decisão, claro. E a impressão de quem acompanha o clube é de quem tiver o mínimo dos problemas, não irá atuar. Ainda assim, o presidente Romildo Bolzan Júnior deu discurso de força máxima no sorteio, nesta quinta.
Por outro lado, o treinador tricolor se esquivou. Após conversa informal com a imprensa na zona mista da Arena, Renato foi perguntado se iria com força máxima no Gre-Nal. Enquanto se afastava, sorriu e devolveu: “oi?”, rindo e caminhando em direção ao vestiário. O treino de sábado deve ser com portões fechados, na casa gremista.
- Vamos ver o planejamento do pessoal, não sei como vai ser, mas vai ser difícil. Se fosse hoje eu jogava - sorriu Geromel, rapidamente, no desembarque gremista em Porto Alegre.
- Temos que estar focados, preparados. Todos fizemos uma grande partida (contra o Palmeiras), agora é focar no Gre-Nal e vamos ver como vai ser - completou o goleiro Leo.
FORÇA MÁXIMA Se escolha for de titulares, Grohe é a única dúvida para o clássico 411 (Foto: Eduardo Moura)
O primeiro cenário prevê titulares para o jogo de domingo, mesmo com a decisão de quarta. Como há o jogo com o Figueirense no fim de semana, é possível preservar os atletas antes do jogo de volta da semifinal. A única dúvida ficaria por conta de Marcelo Grohe, que se recupera de dores no pé esquerdo e fez um trabalho de transição com bola na tarde desta quinta-feira.
Outra mudança técnica que pode ocorrer é a entrada de Everton no setor ofensivo. Destaque nas últimas duas partidas, com reservas no empate com o Santos e titulares no 1 a 1 com o Palmeiras, ao anotar os gols gremistas, o jovem se credencia para começar o clássico na vaga de Pedro Rocha. A ver o que definirá Renato.
Cenário com força máxima (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Reservas Wallace Reis e Everton (D) podem aparecer em time suplente (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O segundo cenário é utilizar toda a equipe suplente. Talvez seja uma alternativa improvável, por conta do momento do Inter, podendo ainda ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, mas seria coerente, já que na rodada passada o time reserva foi escalado para o empate com o Santos. Neste time, também perduraria a dúvida entre Pedro Rocha e Everton. A escolha de Renato indicaria o titular para o jogo de quarta, contra o Cruzeiro.
Na ocasião, a escalação teve três volantes no meio-campo, em losango, um meia centralizado - Lincoln - e Bolaños e Everton como opções para o ataque. Fred, que iniciou aquela partida, não tem ainda condições de jogo e poderia ser substituído por Wallace Reis, fora da viagem para os últimos dois jogos ao sentir desconforto no treino da véspera.
Time reserva foi testado contra o Santos na Vila (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
MISTÃO Douglas, 34 anos, é ficha 1 para ser poupado, embora tenha jogado quase todas no ano (Foto: Marcos Ribolli)
A última opção é de um time misto, com alguns jogadores preservados. Nomes como Douglas, com 34 anos, Maicon, com uma recente lesão muscular, e Geromel, um dos pilares da defesa, preservados para a decisão na semifinal. O peso de alguns titulares para jogares que já atuaram em clássicos ou têm a confiança de Renato, como Rafael Thyere, zagueiro que está no clube desde sua segunda passagem pelo Grêmio.
Edílson, por exemplo, constantemente é preservado de treinamentos por dores no joelho direito quando em sequências muito fortes de jogos. Pode ser nome também a ser sacado.
Uma escalação nesta linha de raciocínio, sem alguns jogadores considerados importantes para o time para evitar desgaste tem Marcelo Grohe ou Leo; Wallace Oliveira, Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Ramiro, Bolaños e Pedro Rocha; Everton.
Cenário 3 coloca time misto, sem os desgastados (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Comentários
Comentários (1)
dao folga pro maicon.....ja tava cansado contra o palmeiras, nao marcou ninguen.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.