Renato Portaluppi deixa mistério no ar para Gre-Nal
(Foto: Lucas Uebell/Grêmio)
Qual será a escalação do Grêmio para o duelo de número 411 entre os rivais gaúchos? Este é um dilema na cabeça do técnico Renato Portaluppi, por conta da semifinal da Copa do Brasil, já na próxima quarta, contra o Cruzeiro. São três opções: time titular, totalmente reserva ou a mescla com alguns atletas preservados.
Resta saber qual será a decisão da comissão técnica, em conjunto com a diretoria. A discussão, provavelmente, perdurará até uma hora antes do clássico Gre-Nal no próximo domingo. Antes disso, o GloboEsporte.com mostra os cenários possíveis.
A intenção é conversar com diversas partes, como o próprio técnico gremista adiantou. Todos, inclusive os atletas, serão ouvidos. O mistério perdura sobre a decisão, claro. E a impressão de quem acompanha o clube é de quem tiver o mínimo dos problemas, não irá atuar. Ainda assim, o presidente Romildo Bolzan Júnior deu discurso de força máxima no sorteio, nesta quinta.
Por outro lado, o treinador tricolor se esquivou. Após conversa informal com a imprensa na zona mista da Arena, Renato foi perguntado se iria com força máxima no Gre-Nal. Enquanto se afastava, sorriu e devolveu: “oi?”, rindo e caminhando em direção ao vestiário. O treino de sábado deve ser com portões fechados, na casa gremista.
- Vamos ver o planejamento do pessoal, não sei como vai ser, mas vai ser difícil. Se fosse hoje eu jogava - sorriu Geromel, rapidamente, no desembarque gremista em Porto Alegre.
- Temos que estar focados, preparados. Todos fizemos uma grande partida (contra o Palmeiras), agora é focar no Gre-Nal e vamos ver como vai ser - completou o goleiro Leo.
FORÇA MÁXIMA Se escolha for de titulares, Grohe é a única dúvida para o clássico 411 (Foto: Eduardo Moura)
O primeiro cenário prevê titulares para o jogo de domingo, mesmo com a decisão de quarta. Como há o jogo com o Figueirense no fim de semana, é possível preservar os atletas antes do jogo de volta da semifinal. A única dúvida ficaria por conta de Marcelo Grohe, que se recupera de dores no pé esquerdo e fez um trabalho de transição com bola na tarde desta quinta-feira.
Outra mudança técnica que pode ocorrer é a entrada de Everton no setor ofensivo. Destaque nas últimas duas partidas, com reservas no empate com o Santos e titulares no 1 a 1 com o Palmeiras, ao anotar os gols gremistas, o jovem se credencia para começar o clássico na vaga de Pedro Rocha. A ver o que definirá Renato.
Cenário com força máxima (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Reservas Wallace Reis e Everton (D) podem aparecer em time suplente (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O segundo cenário é utilizar toda a equipe suplente. Talvez seja uma alternativa improvável, por conta do momento do Inter, podendo ainda ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, mas seria coerente, já que na rodada passada o time reserva foi escalado para o empate com o Santos. Neste time, também perduraria a dúvida entre Pedro Rocha e Everton. A escolha de Renato indicaria o titular para o jogo de quarta, contra o Cruzeiro.
Na ocasião, a escalação teve três volantes no meio-campo, em losango, um meia centralizado - Lincoln - e Bolaños e Everton como opções para o ataque. Fred, que iniciou aquela partida, não tem ainda condições de jogo e poderia ser substituído por Wallace Reis, fora da viagem para os últimos dois jogos ao sentir desconforto no treino da véspera.
Time reserva foi testado contra o Santos na Vila (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
MISTÃO Douglas, 34 anos, é ficha 1 para ser poupado, embora tenha jogado quase todas no ano (Foto: Marcos Ribolli)
A última opção é de um time misto, com alguns jogadores preservados. Nomes como Douglas, com 34 anos, Maicon, com uma recente lesão muscular, e Geromel, um dos pilares da defesa, preservados para a decisão na semifinal. O peso de alguns titulares para jogares que já atuaram em clássicos ou têm a confiança de Renato, como Rafael Thyere, zagueiro que está no clube desde sua segunda passagem pelo Grêmio.
Edílson, por exemplo, constantemente é preservado de treinamentos por dores no joelho direito quando em sequências muito fortes de jogos. Pode ser nome também a ser sacado.
Uma escalação nesta linha de raciocínio, sem alguns jogadores considerados importantes para o time para evitar desgaste tem Marcelo Grohe ou Leo; Wallace Oliveira, Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Ramiro, Bolaños e Pedro Rocha; Everton.
Cenário 3 coloca time misto, sem os desgastados (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Comentários
Comentários (1)
dao folga pro maicon.....ja tava cansado contra o palmeiras, nao marcou ninguen.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo