Mesmo com a classificação debaixo do braço, o Grêmio admitiu que o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, na noite desta quarta, não foi das melhores atuações.
Mas a vaga na semifinal veio, com um gol de Everton e após expulsão de Allione. E a possibilidade de um título está viva e palpável para os gremistas. O discurso no vestiário foi justamente esse: puxões de orelha e lições para o Gre-Nal de domingo e, especialmente, as semifinais contra o Cruzeiro, a partir da próxima semana.
A caminhada surge como próxima para um clube que busca uma conquista nacional desde 2001, em título justamente da Copa do Brasil. São três pontos basicamente tocados pelo técnico Renato Portaluppi e pelo presidente Romildo Bolzan Júnior: concentração na bola aérea defensiva, após vazar por dois jogos consecutivos, melhorar a qualidade de passe, não "brincar" e acertar os contra-ataques para matar os jogos.
Com superioridade numérica por parte do Grêmio, a equipe construiu algumas chances ao final da partida, mas o passe saiu errado e acabou nos pés adversário. O time de Cuca, aliás, esboçou uma pressão no final, com cruzamentos e abafa. A classificação poderia ter ido por água abaixo naquele momento, conforme leitura do próprio treinador tricolor.
- Um jogo desse tamanho, não pode dar mole, tem que ficar ligado. Não estiveram uma noite como em outros jogos, mas vale o resultado.
Lógico que não entrei nos detalhes ainda, só dei os parabéns, mas em Porto Alegre falarei e darei um puxão de orelha, não pode dar o mole que nós demos no segundo tempo, não pode dar essa chance. Não gosto disso, mesmo com um homem a mais, parecia que o jogo estava decidido. A bola pune, tivemos três chances e não matamos, colocamos tudo a perder, quando podíamos não sofrer tanto no final jogo - avaliou o treinador gremista.
- A gente sofreu ali atrás, tínhamos que matar o jogo. Pelo cansaço talvez, não estava oxigenando mais o cérebro e a gente acabou errando os passes. Mas temos que parabenizar a equipe pelo desempenho, não foi o jogo de hoje só, são 180 minutos e passamos. É o que importa - concordou Edílson.
Outro ponto o qual Renato promete ser pontual é na bola parada. Depois de valorizar o fato de não levar gols pelo alto, viu o time reserva vazar contra o Santos e os titulares sofrerem na Arena Palmeiras - além do gol de Thiago Martins, houve ainda bola na trave de Grassi no fundamento. Prometeu um olhar mais aguçado para o problema e cobrar os jogadores, por conta da marcação individual.
- Esse gol da visão de baixo fica difícil, no vídeo fica melhor. Vou puxar, sem dúvida. Quando falo que marco homem a homem, é para cobrar. Mas não quer dizer que somos imbatíveis, vamos tomar gols. O importante é que conseguimos os resultados. Vou ver quem fez o gol, que foi o zagueiro, e quem deveria estar na marcação. E aí é outro puxão. No momento que defino, é para cobrar. Tomamos o gol que não poderíamos, tomamos, mas felizmente buscamos o empate - comentou Renato.
A cúpula também viu pontos a ser corrigidos. O Tricolor se aproveitou da expulsão de Allione, embora tenha criado chances e feito Jailson trabalhar antes mesmo do cartão vermelho ao meia argentino. Quando ficou com um jogador a mais em campo, começou a dominar o rival. Conseguiu o gol com Everton e a partir daí viu mais espaços no gramado. Mas o primeiro tempo, especialmente, foi criticado.
- A sensação é que passamos de uma fase, estamos em uma semifinal e temos um jogo muito difícil nessa Sul-Minas que está acontecendo. Cumprimos o dever de passar, não está nada ganho. Tivemos dificuldades no passe, até para superar a marcação, nos enfrentamentos. Isso é possível corrigir para melhorar o desempenho do Grêmio quando joga em alto nível - comentou Romildo Bolzan.
O Grêmio retorna a Porto Alegre na tarde desta quinta. O próximo compromisso será no domingo, contra o rival Inter, na Arena. O técnico gremista não garantiu a escalação do time titular para o confronto, por conta do primeiro jogo da semifinal já ocorrer na próxima quarta, contra o Cruzeiro.
Renato promete puxão de orelha aos jogadores (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Comentários
Comentários (3)
Quem viu o jogo percebeu que o gramado do Palmeiras tava uma bosta. o jogo ficou feio pro Palmeiras também.
enprecionante a falta de força do Gremio
Tem qui por os titular. porque mesmo descansados do meio de semana ontem o time nos últimos minutos parecia que não tinha mais forças
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!