Renato participa do treino de finalizações do Grêmio (Foto: Rodrigo Rodrigues/Divulgação Grêmio)
Desde seu retorno ao Grêmio, em 21 de setembro, há um mês, Renato Portaluppi centralizou suas forças em um desafio no comando do time gaúcho: acertar as finalizações do setor ofensivo, que produz muito, mas também perde muitos gols. Desde então, o trabalho tem sido árduo no dia a dia de treinamentos. Mesmo assim, o ex-atacante disse que não ia mostrar o DVD com alguns de seus gols antigos para o grupo de jogadores: "Eles vão ficar loucos", brincou Renato.
Ora, se o técnico não quis, o GloboEsporte.com resolveu entrar na brincadeira. Inspirado no Tumblr “Ensina, Romário!”, que usa gols perdidos mundo afora para lembrar a qualidade do Baixinho dentro da área, listamos abaixo sete gols perdidos pelos atacantes do Grêmio já sob o comando do "homem-gol", com amostras do faro artilheiro do ídolo tricolor em lances semelhantes.
Um gol na partida desta quarta-feira contra o Palmeiras, aliás, pode ajudar o Tricolor a se classificar para a semifinal da Copa do Brasil e manter o sonho de conquistar um título em 2016 – na primeira partida, venceu o Verdão por 2 a 1, na Arena. O duelo ocorre a partir das 21h45, em São Paulo.
Everton recebe de um companheiro dentro da área, mas finaliza em cima do goleiro Fernando Miguel já no final da vitória sobre os baianos. Renato recebe dentro da área cara a cara com o goleiro, corta a marcação e toca para o gol vazio na vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Náutico, no Brasileirão de 1991.
Após jogada individual na linha de fundo, pelo lado direito, o centroavante desloca o goleiro com o corpo e bate para o gol vazio, quase sem ângulo, mas esbarra no zagueiro do rival. O atual comandante gremista tem diversos gols marcados em chutes de posição semelhante. O mais icônico no Mundial de 1983, sobre o Hamburgo.
O centroavante recebe bom passe de Walace pelo lado direito. Livre, sem marcação, bate em cima de Fernando Miguel – que inclusive ficou sentindo e precisou ser atendido. Na Supercopa da Libertadores, em 95, Renato recebe passe fora da área, avança na cara do goleiro do Atlético Nacional e faz o gol com tranquilidade.
Na partida do dia 1º de outubro, Luan teve talvez a única chance de gol do Grêmio no Mineirão. Recebeu dentro da área, pelo lado direito, e, na saída do goleiro Rafael, tentou aplicar uma "cavadinha" por cima, mas errou o alvo. Renato, com a camisa da seleção brasileira, deu toque semelhante e balançou as redes no 5 a 0 sobre o México, pela Copa da Amizade, em 1992.
Na primeira vitória de Renato em sua terceira passagem no clube, abundaram lances perdidos. Autor do gol do 1 a 0, Pedro Rocha recebeu lançamento longo de Ramiro, dominou dentro da área, girou, mas finalizou fraco, nas mãos do goleiro. O então atacante do Cruzeiro faz o mesmo movimento, mas toca para o gol. É verdade que conta com a colaboração do arqueiro rival do Corinthians, mas não deixa de ser um ensinamento!
Henrique Almeida tem uma longa lista de gols perdidos no Grêmio. Bancado por Renato nas primeiras partidas, ganhou confiança, mas não conseguiu balançar as redes. Contra a Chapecoense, recebeu pelo lado direito, ajeitou e soltou o pé. Danilo voou para espalmar, em lance de mérito do rival. Renato, após toque de calcanhar, cortou a marcação e fez o gol mesmo de pé esquerdo no empate em 1 a 1 do Botafogo com o Bragantino, pelo Brasileirão de 1992.
É verdade que a especialidade de Douglas não é a bola aérea. Mas o camisa 10 estava dentro da área, no segundo poste, para aparar cruzamento de Pedro Rocha e tentar surpreender o goleiro da Chape no contrapé. Renato, de cabeça, não desperdiçou na vitória por 8 a 0 do Cruzeiro sobre o Atlético Nacional, na Supercopa da Libertadores.
Com a vantagem na Copa do Brasil, Henrique é lançado por Maicon entre os zagueiros, fica cara a cara com Weverton, mas erra o toque de perna esquerda quase na marca do pênalti. O seu treinador não desperdiçou na goleada do Cruzeiro por 8 a 0 sobre os colombianos – jogo que Renato marcou cinco gols, por sinal – do Atlético Nacional, em 92.
Na partida das oitavas de final da Copa do Brasil, o atacante cobrou falta com maestria, mas não balançou as redes. Acertou a trave esquerda de Weverton. Renato, em cobrança frontal, acerta o ângulo na vitória por 2 a 1 do Botafogo sobre o Fluminense, no Brasileirão de 1992.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Comentários (1)
Vamos fichar o renato para atacante.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo