Trio do Grêmio esta recuperado e encara mesmo desafio com Bolaños

Recuperado de lesão, equatoriano foi relacionado pela primeira vez e pode estrear com o técnico neste domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro


Fonte: globoesporte.com

Trio do Grêmio esta recuperado  e encara mesmo desafio com Bolaños
Eduardo Moura / GloboEsporte.com
Renato encara desafio de reabilitar Bolaños como fez com outros jogadores

As capacidades técnicas e táticas de Renato até podem ser contestadas por quem observe o Grêmio jogar. Mas há uma virtude do técnico gremista que é inegável: sua capacidade de gestão de grupo.

Em sua terceira passagem pelo clube, o comandante já reabilitou nomes como Ramiro, Marcelo Oliveira e Pedro Rocha, antes contestados pela torcida. Terá pela frente nos próximos jogos outro desafio: fazer o equatoriano Miller Bolaños atingir o máximo de seu potencial.

O caso do equatoriano é um pouco diferente dos companheiros. O atacante passou por um período parado no início do ano, por conta da cirurgia na mandíbula fraturada no Gre-Nal, em março, e tem sofrido com lesões. Além disso, não esteve tão à vontade com seu posicionamento – sempre disse que preferia jogar como meia atrás de um atacante mais avançado.

Marcelo Oliveira, Ramiro e Pedro Rocha talvez não estivessem rendendo o que poderiam, de fato. Mas havia uma espécie de animosidade com os jogadores pré-estabelecida nas arquibancadas da Arena. Marcelo Oliveira, por exemplo, era vaiado mesmo que fizesse um bom jogo. Pedro Rocha ouvia apupos cada vez que errava um gol e o mesmo caminho se desenhava com Ramiro.

Atualmente, isso virou com Renato. O camisa 26 inclusive foi aplaudido na vitória sobre o Atlético-PR, na última quinta. Ramiro e Pedro Rocha, outros que eram cobrados pelos tricolores, também estão tendo bom rendimento. Ambos marcaram os gols da vitória sobre o Palmeiras pela Copa do Brasil, por exemplo. E o atacante é quem mais balançou as redes desde a chegada de Renato: três vezes. Tudo vem da ação do técnico com os jogadores no vestiário.

– Sabe qual o segredo? Tem que chamar o jogador de lado, dar moral, dar carinho, falar que eles jogam e dar confiança. Se o chefe der confiança, você vai render. Pedi para a torcida para aplaudi-los. E a torcida apoiou.

Tive 19, 20 anos dentro do campo. Sei como lidar com o jogador. Saímos do inferno praticamente para o céu. É morder e assoprar. Saber puxar a orelha quando precisa, e dar carinho quando precisa – explicou Renato após o jogo com o Atlético-PR.

Maior contratação gremista na temporada, Bolaños ainda não conseguiu se consolidar no setor ofensivo. Fica à disposição de Renato pela primeira vez neste domingo, para o duelo com o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro. Recuperado de dores no púbis, fez um trabalho coletivo na sexta. Observado pelo treinador, ocupou primeiro a faixa esquerda de campo. Depois, passou a jogar mais centralizado, como meia.

Fazer o equatoriano atingir o seu ápice será o próximo desafio de Renato em termos de gestão de grupo. Até o momento, fracassou na mesma tarefa com Henrique Almeida. Muito porque o centroavante não correspondeu em campo com gols. Mas, por outro lado, o ídolo conseguiu arrefecer a fúria dos gremistas após o jogador fazer um gesto obsceno para os torcedores. Há um pingo de vitória também neste caso.

– O Renato desde que ele chegou, ele só nos passou confiança. É uma palavra fundamental para ser dita, a confiança que nos passou. É um ídolo do clube, tem uma importância, tem uma história. Só passou que a gente entrasse em campo com a cabeça boa, que fizesse o que ele passasse. E que os demais deixassem para ele que ele sabe lidar. A maneira que ele nos preparou para os jogos foi muito importante. Só temos que retribuir ali dentro – aprovou Marcelo Oliveira.

O jogo deste domingo tem outra vez caráter decisivo por ser contra o Santos, duelo direto dentro do G-6 do Brasileiro – o Peixe é o quarto colocado, com 54 pontos, oito a mais que o Tricolor, em sétimo. Uma vitória fora de casa pode colocar os gaúchos na zona de classificação para a Libertadores. Depois, o Tricolor permanece em São Paulo, onde enfrentará o Palmeiras, no jogo de volta pelas quartas da Copa do Brasil – com vantagem de ter vencido em Porto Alegre por 2 a 1


De contestado, Ramiro fez até gol e virou titular com Renato (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

SANTOS X GRÊMIO - 31ª RODADA - BRASILEIRÃO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data e horário: domingo (16/10), às 19h30 (de Brasília).
Provável escalação do Grêmio: Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Desfalques: Marcelo Grohe, Wallace Reis, Negueba e Gabriel.
Pendurados: Bolaños, Ramiro e Everton.
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves, auxiliado por Oberto Santos da Silva e Tomaz Diniz de Araújo (trio de PB).


VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

12/5/2024




11/5/2024