Passado o final de semana de folga, o técnico Renato terá trabalho para remontar o Grêmio que encara o Atlético-PR, quinta-feira, em confronto direto por uma vaga no G-6 do Brasileirão. Ao todo, o treinador pode fazer até seis mudanças em relação ao time que iniciou contra o Vitória, em Salvador, na semana passada.
Se conta com os retornos de Luan, Maicon e Marcelo Oliveira, três titulares que reassumem suas vagas no time, Renato pode perder duas peças importantes da defesa: Edílson e Marcelo Grohe, que serão reavaliados.
O médico Paulo Rabaldo explica que o caso do lateral-direito, que levou uma pancada na panturrilha contra o Vitória, preocupa menos, mas inspira cuidados. No entanto, em relação ao goleiro, que sofre com uma fascite plantar no pé esquerdo, a possibilidade de desfalque no jogo de quinta-feira é maior.
— Ele ainda está sentindo muitas dores. Talvez seja necessário poupá-lo agora para não perdê-lo mais à frente — explica Rabaldo, em referência ao jogo decisivo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, em 19 de outubro.
As mudanças que Renato fará na equipe afetam todos os setores. Mas o mais impactado é o ataque. O treinador, que ainda não colheu frutos de sua aposta em Henrique Almeida, deve optar por Everton na função de centroavante. Na base do Fortaleza, onde foi revelado, o menino de 20 anos, que chegou ao Grêmio no início de 2013, já desempenhou este papel.
Treinado no sub-20 da equipe cearense por Jorge Veras, goleador gremista e carrasco do Inter nos Gre-Nais da década de 1980, Everton era mais utilizado pelo lado do campo. Mas também se saiu bem na função mais centralizada.
— O Everton se sentia melhor pelo lado, escalei ele no meio por necessidade. Como se movimenta muito, vem buscar a bola atrás e gira rápido, criava muitas dificuldades aos zagueiros. O Renato vai saber usá-lo da melhor forma, acho que não terá problemas para se readaptar — avalia Veras, responsável por indicar o atacante ao Grêmio.
Veja as seis possíveis mudanças de Renato no time do Grêmio:
Grohe x Grassi (dúvida)
A fascite plantar no pé esquerdo atormenta Marcelo Grohe desde o ano passado. Antes do jogo contra o Vitória, as dores voltaram. E se intensificaram, tanto que Bruno Grassi teve de substituí-lo no intervalo. Na segunda-feira, fez treino sem bola com o preparador Rogério Godoy. E pode ser poupado contra o Atlético-PR, já em preparação para a decisão contra o Palmeiras na Copa do Brasil.
Edílson x W. Oliveira (dúvida)
Outra dúvida para Renato está na lateral direita. Titular da posição, Edílson sofreu uma pancada na panturrilha contra o Vitória e será reavaliado pelos médicos nesta terça-feira. Embora tenha participado do treino ontem, deixou a atividade mais cedo. Caso não tenha condições, abrirá espaço para Wallace Oliveira, que foi utilizado pelo técnico contra o Cruzeiro e teve atuação discreta.
M. Oliveira x Iago (Oliveira volta)
Apesar da boa atuação contra o Vitória, o garoto Iago, 21 anos, deve voltar ao banco de reservas na quinta contra o Atlético-PR. Após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o titular Marcelo Oliveira, um dos líderes do grupo, reassume a posição. Mesmo com desempenho irregular ao longo desta temporada, o lateral-esquerdo segue prestigiado com o técnico Renato.
Maicon x Jailson (Maicon volta)
No meio-campo, Renato conta com o retorno do capitão Maicon. Recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, o volante assume a vaga que era do garoto Jailson, voltando a formar dupla com Walace no setor. A escolha do técnico reflete a manutenção de Ramiro, que tem desempenhado o antigo papel de Giuliano pela direita, compondo o trio de meias com Douglas e Luan.
Luan x Pedro Rocha (Luan volta)
O técnico Renato já anunciou que Luan jogará pelos lados do campo, e não na função de falso 9 que desempenhava com Roger Machado. Assim, Pedro Rocha, que vinha atuando pela esquerda da linha de meias, deve voltar ao banco. O titular, um dos mais valorizados do grupo, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Rio, é a esperança de gols da equipe para voltar ao G-6.
Everton x H. Almeida (dúvida)
Embora tenha escalado Henrique Almeida como centroavante nos últimos jogos, Renato deve optar por Everton na função para encarar o Atlético-PR. O garoto se diz preparado para o desafio.
— Eu estava acostumado a jogar nesta posição antes de chegar ao Grêmio. Para mim, não faz diferença — observa Everton, que estava acostumado a jogar pelos lados com Roger Machado.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (1)
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.