Dos nove jogos restantes no Brasileirão, Tricolor vai jogar cinco na Arena | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
A abertura de duas vagas via Brasileirão para a Libertadores de 2017 animou o Grêmio. Mas o Tricolor terá de melhorar bastante seu aproveitamento nas últimas nove rodadas para figurar pelo menos na sexta posição ao final do campeonato. Com 49% dos pontos conquistados até aqui, o time de Renato Portaluppi precisará, no mínimo, de 17 pontos até a 38ª rodada, o que daria 63% de aproveitamento.
A menor pontuação de um sexto colocado de 2010 para cá foi do Corinthians, em 2012, com 57 pontos. Em 2014, o Fluminense atingiu 61 pontos para chegar em sexto. Nas demais temporadas, Botafogo (2010), São Paulo (2011), Goiás (2013) e Sport (2015), todos terminaram com 59 pontos. Atualmente, o Grêmio tem 43 pontos, dois a menos que o Atlético-PR, adversário da próxima quinta-feira e que hoje estaria garantindo a última vaga no torneio sul-americano.
Com a nova fórmula de disputa da Libertadores anunciada pela Conmebol, as equipes que terminarem o Brasileirão entre o quarto e o sexto lugares, terão de disputar duas fases de mata-mata na chamada Pré-Libertadores antes de ingressar na fase de grupos. Ou seja, as vagas aumentaram, mas as dificuldades também serão maiores.
Um fato positivo para o Grêmio na reta final do Brasileirão é que o Tricolor fará cinco jogos em casa e quatro fora. Fazendo os 15 pontos na Arena, dificilmente ficará de fora do G6. A equipe enfrenta Atlético Paranaense, Inter, Sport, América-MG e Botafogo em seus domínios. E ainda sai para jogar contra Santos, Figueirense, São Paulo e Santa Cruz.
Nesta segunda-feira, o grupo se reapresenta após ganhar o final de semana de folga. Renato começará a projetar a equipe que encara o Atlético-PR na quinta. Marcelo Oliveira e Luan retornam após cumprir suspensão.
Bolaños deve ficar à disposição
A principal novidade do Grêmio para o duelo com o Atlético-PR, nesta quinta-feira, deve ser o retorno de Bolaños. Recuperando-se de uma cirurgia para a retirada de um pino do rosto, onde sofreu uma fratura em um Gre-Nal do Gauchão, o equatoriano pode aparecer no banco de reservas como opção para Renato Portaluppi.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Comentários (2)
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549
o Grêmio deve colocar mais noticias do Planejamento para 2017 e quem quer contratar
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.