1Win

Luan chega a decisão com 1 gol em 15 jogos e em "readaptação" com Renato

Atacante cumpre nova função com treinador e tem jejum de sete jogos pelo clube. Referência técnica, segue como artilheiro no ano com 11 gols e líder de assistências


Fonte: Globo esporte

Luan chega a decisão com 1 gol em 15 jogos e em readaptação com Renato
Luan não marca há sete jogos pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Até mesmo um dos principais jogadores do time - e do Brasil - pode sofrer com oscilações. Valorizado pelo ouro e cobiçado na Europa, o atacante Luan é, sem dúvidas, a referência técnica do Grêmio. Mas nas últimas partidas tem sido alvo de debate a partir de uma mudança de posicionamento carimbada pelo técnico Renato, de camisa 7 para camisa 7 – mesmo número de jogos sem marcar. Sempre decisivo, o jovem medalhista inédito com o Brasil tem um gol nos últimos 15 jogos pelo clube gaúcho e vive uma adaptação nas mãos do ídolo gremista.

Luan anotou o gol do empate com o Atlético-MG, no dia 28 de agosto. Desde então, são sete jogos sem balançar as redes. Antes daquele dia, pelo Grêmio, também acumulava sete partidas - neste período, marcou três vezes com a camisa da seleção brasileira, na Olimpíada, contra Honduras, Colômbia e Dinamarca.

No ano, Luan segue sendo o “rei dos números” do elenco, com 11 gols e 10 assistências. Também não deixa o posto de jogador mais valioso e referência técnica, ao lado de Douglas. Mas, antes de uma decisão contra o seu parceiro Gabriel Jesus, precisa retomar a boa forma para ajudar o Grêmio a ter uma vantagem contra o Palmeiras, nesta quarta, a partir das 21h45 na Copa do Brasil, seja com seus costumeiros gols ou assistências.

- Tenho conversado bastante com os atacantes. Peço pra eles é tranquilidade. Não adianta chutar por chutar. É se livrar da jogada. Às vezes é melhor ajeitar mais o corpo e a jogada para finalizar. O desespero dentro da área tem que ser dos defensores, não dos atacantes. Mas quem entra em campo são eles. Eles que tem que melhorar - comentou Renato após a vitória sobre a Chapecoense.

Desde a chegada de Renato, o camisa 7 foi escalado pelos lados do campo, com Henrique Almeida atuando centralizado, mais adiantado, e Douglas como meia. Embora, durante as partidas, o comandante tenha modificado o seu posicionamento com substituições. E a função de “falso nove” voltou à tona. Foi quando o Grêmio desperdiçou algumas chances na vitória sobre a Chapecoense, com chute de Luan e assistência para Guilherme finalizar dentro da área.

Renato tem por gosto o uso de um centroavante mais posicionado. Por isso, opta por Luan mais pelo lado. Ele quer ter alguém na referência para disputar com os zagueiros, centralizado, e a compleição física do camisa 7 não bate com esta característica.


- A ideia fixa não existe na cabeça do treinador. Depende do jogo, do que a gente precisa. Coloquei o Henrique porque acredito nele. Não posso perder ninguém até o final do ano. Todo mundo tem que se manter na luta e motivado. Depois coloquei o Luan por dentro, porque é decisivo e podia dar mais um pouco de força para construir uma jogada e fazer o gol. Mas vou pensar no time dentro do que a gente precisa - completou o técnico.

O novo posicionamento requer uma adaptação a Luan. O jovem vinha atuando com Roger mais constantemente como falso nove, embora o antigo treinador também o tenha escalado mais aberto pelos lados. É bom lembrar que Renato também já mudou a vida de um camisa 7: comandou Jonas em sua melhor fase da carreira no Tricolor, em 2010, antes da transferência para o Valencia, da Espanha.


Nesta terça, Renato encaminha a equipe que enfrenta o Palmeiras, em treino na Arena. Kannemann e Edílson voltam a ficar à disposição, depois de cumprir suspensão. Maicon, também fora na última partida, segue fora, com lesão muscular na coxa direita.




VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/5/2024

3/5/2024